Como acessar LPT2 ( USB/paralelo ) ?

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Como acessar LPT2 ( USB/paralelo ) ?

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 09:35

Olá Pessoal,

Mais uma pergunta sobre a bendita paralela:

Tenho um cabo conversor USB/Paralelo da Novacomm. Quando eu plugo o cabo, no device manager aparece o novo dispositivo LPT2, realmente.

Mas nas propriedades da porta, não aparece a Aba "recursos", como mostrada abaixo :

[img=http://img125.imageshack.us/img125/2264/lptbz0.th.png]

O problema, é que tudo que é exemplo que vejo na Internet sobre como acessar a paralela, utiliza funçoes da seguinte natureza :

Código: Selecionar todos
#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <dos.h>
#define LPT1 0x378
int main(void)
{
    unsigned char Valor=128; //Em binário: 10000000
    while( Valor > 0 )
   {   
              outportb(LPT1, Valor); // Envia para a Porta LPT1
              printf("\nPressione uma tecla para ascender o próximo LED...");
              getch( );
              Valor = Valor >> 1; //A cada passagem, o bit 1 é movido para a direita
    }
}

Ou seja, tenho que ter o endereço da porta para acessá-la.

Enfim: Alguem sabe como acessar a paralela por meio desses conversores ?
Brigado.

AT+
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Como acessar LPT2 ( USB/paralelo ) ?

Mensagempor Jorge_Francisco » 07 Mar 2008 10:11

andre_teprom escreveu:Olá Pessoal,

Mais uma pergunta sobre a bendita paralela:

Tenho um cabo conversor USB/Paralelo da Novacomm. Quando eu plugo o cabo, no device manager aparece o novo dispositivo LPT2, realmente.

Mas nas propriedades da porta, não aparece a Aba "recursos", como mostrada abaixo :

[img=http://img125.imageshack.us/img125/2264/lptbz0.th.png]

O problema, é que tudo que é exemplo que vejo na Internet sobre como acessar a paralela, utiliza funçoes da seguinte natureza :

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <dos.h>
#define LPT1 0x378
int main(void)
{
    unsigned char Valor=128; //Em binário: 10000000
    while( Valor > 0 )
   {   
              outportb(LPT1, Valor); // Envia para a Porta LPT1
              printf("\nPressione uma tecla para ascender o próximo LED...");
              getch( );
              Valor = Valor >> 1; //A cada passagem, o bit 1 é movido para a direita
    }
}

Ou seja, tenho que ter o endereço da porta para acessá-la.

Enfim: Alguem sabe como acessar a paralela por meio desses conversores ?
Brigado.

AT+

Não sei sobre estes conversores, está usando Win NT(2000,XP)?Se for o caso terá que usar a inport.dll ou então desbloquear a porta com outro programa.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 07 Mar 2008 10:15

Outra coisa, se está criando LPT2, deve-se colocar LPT2 no código tb e não LPT1.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 11:15

Jorge,

Ok, eu só citei o trecho do programa como referencia, a porto é sim a LPT2 e o endereço deve realmente ser mudado no trecho que citei.

E sobre o Sistema operacional, é o XP. Eu uso o programa USERPORT para desbloquear a porta; mas não é esse o problema.

A questão é que as rotinas de acesso aos pinos da porta LPT1 - por exemplo - é feita da seguinte maneira :

#define LPT1 0x378
outportb(LPT1, Valor);
valor = inportb(LPT1);

PORÉM, quando eu abro a janela de propriedades da porta LPT2, NÃO aparece a palheta de "recursos" da LPT2, conforme mostrada aqui ( para a LPT1, nativa ).

Imagem

O seja, paar eu usar a função acima ( outportb, inportb ) eu deveria saber que endereço o driver USB associou á essa nova porta LPT2 ( posso usar o 0x278, mesmo sem aparecer na aba ? )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 07 Mar 2008 13:33

Entendi sua dúvida agora perfeitamente. Não uso mais UserPort, uso a dll, que eu me lembre quando executava o UserPort.exe aparecia as portas disponiveis e aí vc dava Start, não sei, não lembro se era assim.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 13:53

Jorge,

Agradeço muito a sua boa-vontade, mas acho que ainda não ´captou´ exatamente minha dúvida. ( realmente não sou a pessoa mais clara do mundo :- ). Claro que pode ser que voce não tenha a resposta, mas pelo menos eu queria que ficasse claro o problema.

Seguinte: Ao plugar o cabo USB/LPT no Laptop, aparece LPT2, junto ao LPT1 e COM1, nativos, ok.

Ao visualizar as propriedades dessa nova porta, aparece uma janela na qual nao aparece a aba recursos. E é justamente aí que reside o problema.

Para usar as rotinas outportb e inportb, eu preciso clocar como argumento o endereço base da porta.

Nas propriedades da LPT1 nativa, aparece essa aba, e posso ver claramente o valor 0x378 associado a ela.

Já a porta LPT2, não existe essa aba recursos na janela, e assim não posso saber qual endereço usar nas funcoes acima.

Por isso, eu gostaria de saber se existe alguma outra maneira de acessar essas portas emuladas, do tipo com função API do windows ( onde o argumento seria LPTx ) ou alguma DLL pra isso.

Obrigado pela atenção.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 07 Mar 2008 14:01

Mas eu entendi tudo, vc quer o endereço desta nova porta, correto? Mas como não existe a aba "recursos" não tem como ver, baixei o userport aqui e aparece as portas disponiveis como endereços, o que é exatamente o que quer, pode ser que este conversor se comporte de outra forma e não apareça nada, mas vale a pena tentar!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 14:19

Ahh...entendi. Desculpa.

Quer dizer que aqueles endereços que aparecem no USERPORT são os endereços das portas enxergadas pelo Kernel ?

Mas então porque o 0x378 ( LPT1 ) nao aparece lá ?

Aqui só vejo:
200-37F
3BC-3BF
3E8-3FF

Obrigado novamente.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 07 Mar 2008 14:47

Cara, uma vez me explicaram o seguinte (a notícia é triste, se prepare): estes conversores USB/paralela não são como os USB/serial: nestes, o driver faz de conta pro istema operacional que tem uma porta serial no sistema e ele captura tudo que vai prá IO, e joga prá USB, que converte prá serial. Nas paralelas, não se deram ao trabalho de fazer isso, e você não fica com uma paralela de verdade simulada no driver. Ela se comporta como uma impressora USB, o que é totalmente diferente. Assim, aplicações que usam a porta paralela que não sejam impressoras, não funcionam nestes conversores (como por exemplo, portas Jtag tipo Wiggler).
A solução mais adequada é usar uma placa Multi-IO no computador, eu coloquei uma no meu (um Dell que veio sem nenhuma porta bacana, como serial ou paralela, só USBs) e ela veio com uma paralela e duas seriais, todas portas de verdade.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 15:14

Xultz,

Olha, numa certa ocasião eu comprei um conversor de "paralela", que instalava um tal de dispositivo de impressora. Obviamente que eu fui na loja depois pedir o dinheiro de volta.

Mas dessa vez, estou me referindo á um outro conversor ( NAO SEI SE É DESSE QUE VOCE TÀ FALANDO ) que realmente cria uma LPT2 no computador. Veja o seguinte link :

http://www.novacomm.com.br/ProdutosDeta ... IDProduto={61AC0C4F-0D1C-4DD7-88C3-8351EE73C415}&expand=no&IDCat={3EFBC2B9-4447-4FDE-ADBC-C62B9D2E0E06}&IDSubCat={32CF1BB7-A103-4007-8EFB-11225EED2182}

Essa é a única marca que vi no mercado que faz isso.

Realmente só levei pra casa depois de testar na loja e ver aparecer uma LPT2, depois de conectar o cabo.

Seria desse cabo que voce se referiu ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 07 Mar 2008 15:29

Não, eu me referia a esses conversores sem-vergonha de USB para impressora paralela mesmo...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2008 15:54

Beleza....bom, se alguem tiver alguma dica de como utilizar, pelamordedeus fica a vontade, ok ?
andre_luis
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 07 Mar 2008 17:36

andre_teprom escreveu:Beleza....bom, se alguem tiver alguma dica de como utilizar, pelamordedeus fica a vontade, ok ?

Desculpe perguntar, mas precisa mesmo deste conversor?Qual a finalidade?
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 09 Mar 2008 10:14

Jorge_Francisco escreveu:
andre_teprom escreveu:Beleza....bom, se alguem tiver alguma dica de como utilizar, pelamordedeus fica a vontade, ok ?

Desculpe perguntar, mas precisa mesmo deste conversor?Qual a finalidade?

Tente baixar o NTPort, tem exemplos de acesso em várias linguagens e IDEs, compilei um exemplo que exibe as porta e seus endereços.

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor andre_luis » 10 Mar 2008 09:09

...precisa mesmo deste conversor?Qual a finalidade?

Sim....aparentemente, minha porta paralela do Laptop está com problema. Alguns programas funcionam nela, outros não. Ja tive um problema parecido ha muito tempo num desktop, e observamos que alguns pinos da porta estavam queimados. No caso atual, não tive tempo e nem saco para pesquizar o motivo. No caso, estou utilizando um gravador de PIC pela paralela ( que me indicaram em outro tópico ), que funciona em outro micro, mas não nesse.

+++
andre_luis
Dword

Próximo

Voltar para Visual C++/C/C++/C#