Jorge_Francisco escreveu:...Não uso mais paralela, prefiro serial e agora USB...
Olá Jorge,
Bom, cada caso é um caso. Em se tratando de compatibilidade com gravadores já adquiridos ( download cable IV da XILINX, por exemplo ), a jente fica sem opção, e acabamos tendo que dar um jeito para conseguir uma porta compatível com o gravador que a jente tem.
Eu também gostaria de dar a minha opinião. Eu pessoalmente gosto muito da paralela por alguns motivos :
- Facil de debugar ( é só medir o pino ´problemático´ )
- Fácil de interfacear ( um conversor de nível, ou opto é suficiente )
- Fácil de programar ( basta setar ou ressetar o pino )
Obviamente não possui uma quantidade respeitável de pinos de entrada, mas uma lógica-zinha externa pode contornar isso; E sem a necessidade de um microcontrolador remoto !!!
É bem verdade que a serial possui o recurso de controle de bit de paridade, que adiciona um grau de segurança a mais, mas ainda assim voce precisaria desenvolver um hardware para receber e tratar esses dados.
Por isso, faço questão de não sepultar a paralela e nem os gravadores já adquiridos para ela.
+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."