controle de temperatura com histerese

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

controle de temperatura com histerese

Mensagempor tecman » 03 Abr 2008 09:47

ola tenho um tipo de cera que tenho sempre que manter em 51 graus alguem tem circuito de termostado que não tenha um lonog tempo para ligar e manatenha sempre uma temperatura constante !!
tecman
Byte

Re: controle de temperatura com histerese

Mensagempor andre_luis » 03 Abr 2008 10:15

Tecman,

A DALLAS possui chips que permitem voce programar a faixa de histerese.

A respeito do tempo, um aspecto importante que voce deve considerar no seu projeto é a quantidade de calor injetado contra o tempo de aquecimento do sensor, e consequentemente sua resposta. Ou seja, o próprio sensor demanda um tempo para aquecer, e por isso voce deve ter cautela na quantidade de calor injetado.

Uma solução comum para isso, é ter 2 ramos de resistencias; o 1o para carga rápida, e o segundo para manutenção do calor.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

temperatura

Mensagempor tecman » 03 Abr 2008 13:43

estou pensanod me algo simples ja vi algo que usava dois operacionais mas perdi o esquema !!

tecman
tecman
Byte

Mensagempor fabim » 03 Abr 2008 13:46

1 LM358
1 Flip Flop J/K ou SR
1 LM35
2 potenciometros

Mais alguns componentes

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 04 Abr 2008 08:12

Olá tecman.

Há cem anos atrás fiz este circuito para controle da temperatura de uma estufa entre a temperatura ambiente e cerca de 100 graus. Funcionou durante anos até que me desfiz da estufa.
Só para treinar, posteriormente simulei no software Simetrix. Tive que colocar componentes de sua biblioteca.

Em razão disso e de outros fatores, você deve:

1 - Alterar o tiristor X3 para o seu consumo de corrente.
2 - O circuito só funciona em meia onda. Temperatura inferior ao desejado implica em tiristor conduzindo. Temperatura superior ao desejado implica em tiristor cortado.
3 - Talvez tenha que ajustar o valor de R4 para que o potenciômetro fique com o cursor mais ou menos no centro.
4 - C1 pode ser reduzido. O meu funcionou com 100uF/25V
5 - O diodo D3 é o sensor de temperatura. Pode ser qualquer um para pequenos sinais.
6 - R7 é o resistor de aquecimento. Você pode colocar um valor que se adapte melhor para o seu caso. Não se esqueça que só conduz em um semiciclo.
7 - D4 pode ser 1N4007.
8 - Como a cêra é um mau condutor térmico, você deve se preocupar com o posicionamento do sensor (diodo) e a fonte de calor em seu recipiente que conterá a cêra. Você pode ter inércia térmica. A temperatura na região próxima ao resistor de aquecimento pode estar bem superior à temperatura próxima do sensor. Você poderá fazer um paralelo de vários resistores de aquecimento e distribuí-los no ambiente (cadinho, panela, etc) que contém a cêra.

Imagem

Espero que lhe seja útil.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Obrigado a todos !!

Mensagempor tecman » 04 Abr 2008 13:47

ola MOR_AL boa ideia este seu circuito ele e direto alimentado pela rede ?? e posso usar um triac tipo bt151 ai e fabim faz um descritivo para mim entender sua ideia ??
tecman
Byte

help

Mensagempor tecman » 05 Abr 2008 10:43

help !!! MOR_AL e fabim
tecman
Byte

Mensagempor MOR_AL » 05 Abr 2008 11:51

Olá Tecman.
Respondendo às suas perguntas:

1 - Ele é diretamente alimentado pela rede de 127Vca. NÃO HÁ ISOLAMENTO GALVÂNICO. Procure colocar o neutro na referência do circuito.

2 - Não conheço este triac que você colocou. Mas se quizer usar um triac, este terá que ser do tipo 4 QUADRANTES. Ele permite acionar os semiciclos negativos com um sinal positivo. Seu triac deverá ter os niveis de corrente de acionamento semelhantes aos do tiristor.

A explicação do funcionamento é a seguinte:

1 - Fonte de alimentação para o operacional. D4, R1, C1 e o zener D1.
2 - Dois divisores resistivos. Um para variar entre alguns milivolts (R3, VR1 e R4) e o outro, com um diodo e resistor (D3 e R6). A variação da tensão do diodo com a temperatura é cerca de -2mV/grau célcius.
3 - R2 e R5 servem para manter as tensões do potenciômetro e da junção D3 com R6 próximo ao meio da tensão de alimentação (se não me engano em 2,5Vcc)

4 - O 741 trabalha como um comparador. Quando a temperatura aumenta, a tenbsão em D3 diminui e a tensão na entrada negativa aumenta, fazendo com que a saída do 741 vá para o nível baixo, desligando o tiristor e retirando a corrente no resistor de aquecimento R7.
Se a temperatura baixar, a tensão na entrada negativa baixa e a saída do 741 sobe, acionando o tiristor e a resistência de aquecimento
5 - Quando a tensão na saída do 741 baixa, ela ainda fica em cerca de 2V. Se não houvesse o zener D2 o tiristor seria erradamente acionado. O zener dá uma queda nesta tensão para que isso não ocorra.
6 - O resistor R8 serve para limitar a corrente de gate do tiristor. Talvez este resistor não seja necessário, mas o custo adicional é quase nulo e a certeza de que não ocorrerá este problema compensa.
7 - O resistor R9 apresenta uma carga para polarizar o zener D2, mesmo que o tiristor seja retirado.

É isso aí! Boa sorte.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos