Dúvida: Sensor HALL para medir corrente!

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Dúvida: Sensor HALL para medir corrente!

Mensagempor Budweiser » 04 Abr 2008 23:59

Olá pessoal!
Estou com um problema para medir corrente AC com um sensor HALL.
O que acontece é que este sensor lé corretamente o valor da corrente, mas gera uma senoíde horrível... Sem condições de envia-la a um uC...
Detalhe: A carga do circuito é somente capacitiva.
Quando uso uma carga resistiva, ele funciona perfeitamente...
Mas, o projeto é para uma carga capacitiva...

Abraços a todos!
Budweiser
Nibble

Mensagempor brasilma » 05 Abr 2008 07:23

A carga capacitiva é constante, se sim não dá para acrescentar um indutorzinho para compensar?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 05 Abr 2008 10:25

Não faço idéia de como está aplicado o seu sensor:
Se seu sensor estiver no meio de "ferro ou ferrite" pode estar saturando o núcleo. Se for este o caso, deverá aumentar a área do núcleo.
RobL
Dword

Mensagempor Carlão » 05 Abr 2008 21:56

Essa distorção na forma de onda deve ser resultado da carga capacitiva. A forma de onda da corrente não será senoidal mesmo, pois a carga capacitiva pode estar consumindo picos de corrente. Daí a deformação da senóide "de corrente". Assim, o sensor hall pode estar medindo corretamente, e a forma de onda é distorcida mesmo. Bom, acho que é isso. Não estou aí pra ver in loco a coisa toda.
Mas, você pode fazer um teste: coloca um resistor de valor bem baixo, em série com a carga capacitiva. Então, verifica com o osciloscópio a forma de onda sobre esse resistor. Compara com a onda na saída do sensor hall.

Uma sugestão interessante:
Se for até 100 kHz, para medir AC, melhor usar um sensor tipo transformador de corrente. É muito mais barato que um sensor hall (cerca de 90% mais barato, conforme o modelo). Sensor hall só vale a pena para medir CC, ou quando a corrente AC tem uma componente CC muito grande.
Carlão
Bit

.

Mensagempor Budweiser » 06 Abr 2008 04:39

A minha primeira opção foi justamente um transformador de corrente, mas não deu certo...
Mas, talvez com um indutor em serie... quem sabe...
Aliás... Só consegui fazer o sensor funcionar fazendo um circuito com um Amplificador Operacional... Só que daí a coisa toda começou a ficar grande demais, só para ler corrente AC...
O sensor esta em série, na saída de um trafo onde em seguida são ligados capacitores como carga... Não há nenhum outro componente no circuito...
Budweiser
Nibble

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos