Então, qual é a minha dúvida? A minha dúvida reside basicamente na falta de linearidade que estou observando neste tc. Por exemplo, caso eu ligue no tc uma carga cuja corrente seja de 9A, fazendo os cálculos, esta carga deveria provocar a seguinte queda de tensão no resistor de carga:
20 0,04
______ = ______
9 X
Portanto: X = (9*0,04)/20 = 0,018 * 500(Rc) = 9V
Ou seja, esta carga deveria provocar sobre Rc uma queda de tensão de 9V correspondendo diretamente à corrente real de 9A. Porém, ao montar o circuito e medir a tensão sobre Rc, me deparo com um valor inferior a 9V, com cerca de 8,3V que corresponderiam, neste caso, a uma corrente de 8,3A. No entanto, medindo a corrente desta carga com um alicate-amperímetro digital encontro o valor de 9A correto; fazendo outra medida com o amperímetro do meu multímetro digital também meço os 9A esperados!
[b]A minha pergunta é: por que estaria havendo este desvio na corrente medida com o tc?[/b]PS.: Para conseguir o valor de 500 ohms de Rc, liguei dois resistores de 1k ohms em paralelo e conferi a sua resistência equivalente que ficou em torno de 492 ohms. Para que não ficasse nada errado, ainda liguei um terceiro resistor de 7,5 ohms em série com o arranjo para chegar nos 500 ohms exatos! O erro da leitura não é por aí...