motor trifasico, pwm

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

motor trifasico, pwm

Mensagempor fabim » 09 Abr 2008 16:45

pessoal.

Siguintu,

Tem uma técnica de dominio do pwm no tempo, auterando ciclo ativo para gerar uma senoide quase perfeita..

Obsevando um circuito eu fiquei curioso.

Retificador monofásico, para gerar trifasico para motor!!

Como não tive acesso ao fonte do uC...

o cara em uma ponte de 3 half, simplesmente gera ondas de 8mS com 120° de atraso entre as mesmas..

Ou ele faz a tecnica que mencionei à cima..?
Tipow.. 3 pwm modulados simultaneamente..

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor HC908 » 09 Abr 2008 17:19

ja fiz projeto teste tipo e funcionou 100%. O grande problema éa interferencia gerada pelo motor. + isso é besteira
HC908
Byte

Mensagempor fabim » 09 Abr 2008 17:30

e? e? e?..

Ta fez o projeto!! mass?

De qual das duas formas ?

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor HC908 » 09 Abr 2008 23:20

amigo eu fiz uma ponte 3 half. Criei no programa as constante da senoide, e depois atualizava o duty cyle do pwm conforme o resuldado das constante . atualizava o duty cycle dos 03 PWM com defasagem de 120
HC908
Byte

Mensagempor phophollety » 09 Abr 2008 23:53

Existe um AN da uChip que explica em detalhes funcionamento e implementação de um inversor trifásico vetorial em um pic18f, de uma olhada
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor albertorcneto » 10 Abr 2008 13:07

Muito bom o material da uChip mesmo

Aproveitando a pergunta do Fabim, vou fazer outra.

Uso um motor como motor e gerador, medindo a corrente atraves de TC. Como sei que a corrente AC ta sendo produzida ou consumida?
albertorcneto
Byte

Mensagempor fabim » 10 Abr 2008 13:09

cruz credo.. cada uma que aparece.. achei que a minha era cabiluda..hauhauhauahuahu
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 10 Abr 2008 13:20

albertorcneto escreveu:Muito bom o material da uChip mesmo

Aproveitando a pergunta do Fabim, vou fazer outra.

Uso um motor como motor e gerador, medindo a corrente atraves de TC. Como sei que a corrente AC ta sendo produzida ou consumida?

heh, convenhamos, literatura da uChip é boa demais
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Abr 2008 18:15

Olá Fabim. Tudo bem?

Certa vez, mais ou menos em 1990, precisava de três senóides defasadas em 120 graus. Seria para alimentar um motor trifásico. Só cheguei até a parte de sinal para a entrada no estágio de potência.
Até onde me lembro, fiz o seguinte:

A) Parte de Programação. (Acho que a linguagem, na ocasião, era Fortran)

1 - Dividi a senóide em N períodos múltiplos de 3.
2 - Em cada início de período, e até o início do período seguinte, fiz passar uma onda triangular equilátera (tempo de subida = tempo de descida = 1/2N). A onda triangular possuia uma amplitude de 1,05 da tensão de pico a pico da onda senoidal normalizada (Vpk = 1volt).
3 - No cruzamento das duas ondas (senóide e triangular), coloquei uma transição. Se a senóide passava a ser maior que a triangular, a transição era negativa, caso contrário, a transição era positiva.
Esta onda quadrada possuia tanto período total como o período Ton variáveis. NÃO ERA UM PWM. Este artifício permite reduzir a distorção harmônica da senóide ainda mais, para o mesmo número de períodos N. A onda quadrada era periódica para cada ciclo ou semiciclo, dependendo da sincronia escolhida. Se o zero volt da senóide coincidia com o zero volt da triangular, ou se coincidia com o pico da triangular, e se N era par ou impar.
4 - Eu e um colega de trabalho pescamos, de um artigo, uma forma de calcular a série de Fourier desta onda quadrada resultante.
5 - Calculamos a distorção harmônica para cada valor de N, dentro de um intervalo, o qual não me lembro mais. A idéia era saber qual o valor de N que gerava a menor distorção harmônica. Obviamente que se N tender para infinito a distorção tende para zero. O valor ótimo de N era o que dava para fazer com os componentes disponíveis. Taxa de comutação dos transistores de potência, frequência de operação dos ferrites, etc.

B) Parte do circuito (Hardware)

1 - De posse do valor de N mais apropriado, fiz, via hardware, um oscilador triangular e as três senóides defasadas. As senóides eram sincronizadas com o oscilador triangular. As senóides partiram de outras três ondas triangulares, transformadas em senóides via diodos com polarizações discriminadas com o nível de tensão. Depois de calibrado, dava uma distorção menor que 1%.
2 - Passei cada senóide e a onda triangular por um comparador. Obtendo os três grupos de ondas moduladas.

Isso é o que eu me lembro. O importante é saber qual distorção seu projeto deve aceitar, para determinar qual se deve esperar.

Hoje em dia acredito que a geração dos períodos possa ser feita por um microcontrolador, bastando que se conheça os instantes de comutação.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 10 Abr 2008 19:35

aiai.. não sei todo mundo..
Mais tem horas que engenheiros me dão dor de cabeça..rsrs

Cara eu até entendi a sua colocação!?!?!?!?!?!?

MASSSS.

No meu caso é o siguintio..

Estava pensando assim..
Tem uns PIC12F de 8 pinos com pwm e que roda até 10 merdahertz.rs

Imagina o seguinte., 3 pic´s desse com uma tabela pra gerar uma imitação de senoide por pwm, cada um em um half bridge.
Um pic cabeção com o calculo de defasagem dos 0°,180°,360°.
Os 12F629 ficariam dormindo, a partir do momento que o cabeção acordalos eles ja caem diretamente na tabela pwm e ficam em ciclo infinito até que o cabeção os coloque para nanar!!

Obs: iniciam em 0 tentem a 100% e volta a 0 em 8mS..= senoide.

Será que da samba ? Aí doeu de novo.rs

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 10 Abr 2008 19:53

Vai ter que ficar sincronizando todo mundo, acho que não é negócio..

mais negócio usar pic18f ou 33f logo, menos sofrimento, funciona e tem suporte...
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 10 Abr 2008 20:11

é fofu,,,, li os an´s ... entendi bulhufas de pitibiriba..

Cara se tivesse explicação dos homenzinhos, ou desenhos..rsrs seria bem mais facil..
UShirt fala fala fala fala e só fala..

Se não for nós nos fu#@#%¨ sem chance. Se puder me dar uma força te agradeço ou qualquer amigo que saiba como a roda roda. :)

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 10 Abr 2008 20:17

Se eu puder te ajudaer em alguma coisa, sinta-se à vontade para me adicionar no msn ou mandar e-mails..

renanvalente@gmail.com

abraços
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Abr 2008 19:28

Olá Fabim.

Eu entendi o que você quer. O que eu quero te dizer é que eu acho que pode ser feito como você está contando. Acho apenas que há duas dificuldades aí, após determiar o período T do PWM.

1 - Identificar os períodos Ton para gerar uma senóide. Você pode até resolver graficamente isso.
Pegue uma calculadora ching ling e um papél quadriculado e desenhe uma senóide ocupando 36 quadrinhos por ciclo. Sobre ela desenhe um trem de rampas iguais. Você terá os pontos de interceção do seu PWM. Escalando convenientemente, você chega aos instantes de comutação do PWM. Veja o arquivo.

http://rapidshare.com/files/106754114/PWM.jpg.html

2 - Gerar estes períodos.

Se você não for controlar o valor eficaz da tensão, aí a dificuldade fica menor. Os 3 PICs ficariam dedicados apenas à geração dos períodos. Um deles poderia ser o Mestre, informando também o sincronismo de fase 120 para o segundo PIC e 240 para o terceiro PIC, como o Phophollety disse.

Abraços

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos