DICA: Alicate reformado dá um bom crimpador de terminais

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DICA: Alicate reformado dá um bom crimpador de terminais

Mensagempor Fandango » 11 Abr 2008 15:23

Olá gente,

Resolvi compartilhar esta experiência com vocês porque acredito que a maioria não tenha grana suficiente como para ficar comprando ferramentas de crimpagem de terminais, e o teste que fiz aqui em casa funciona belezura.

Eu tinha que crimpar uns 150 terminais, mas estava sem grana prá comprar a ferramenta, então improvisei.

É o seguinte, e creio que vale para a maioria dos terminais simples, desses que tem perfil em U. Particularmente fiz os ensaios com terminais minilatch, desses para barras de pinos simples, e com terminais do tipo Autosplice de 2,8 mm, desses para terminais "espadinha".

Bem, a reforma consiste em limar um alicate de bico de ambos os lados da seguinte forma:
- Com uma lima agulha de meia-cana, dessas que tem perfil parecendo a letra D, abrir um sulco leve em forma de "U" em uma das faces do alicate.
- Na outra face, e alinhado com o "U", abrir dois sulcos adjacentes de forma a obter algo como uma letra "m".
- O perfil deve ficar mais ou menos assim:
m
U
- Para crimpar, basta encaixar o terminal no interior do sulco em U e apertar o alicate. O resultado fica bem legal, algo como um formato de "OO".
- Evidentemente que um bom conselho é estanhar a junção depois da crimpagem, para evitar soltar ou ter dores de cabeça futuras por mau contato.

Uma coisa é certa, se for computar, são 10 pilas de um bom e velho Belzer reformado, contra 380 paus de uma ferramenta que vou usar uma ou duas vezes na vida. :wink:
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor phophollety » 11 Abr 2008 23:29

a dica é boa, poste fotos =D

comprei para crimpar conectores kk, paguei "8 reaus" e é de metal ainda.. só não é catracado, mas para terminaiszinho pequenos, nem precisa...

para match-n-lock, uso um catracado, de '40 reau' também dos muambeiros da santa...

mas fiz uma vez isso que vc disse, dá certinho certinho...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor xultz » 12 Abr 2008 14:21

Uma dica é comprar esse alicate aqui:
http://www.alliedelec.com/Search/Produc ... 807E3FE17F
Eu tenho um HT-1921 original Molex, e comprei essa da Waldom. è muito estranho, se você comparar um do lado do outro são perfeitamente iguais, mas o resultado não é, a crimpagem do Molex é muito melhor, principalmente para KK, Bergstick e Minifit. Mas o Waldom quebra um galhão, não é tão caro e é mais fácil que ficar limando... :)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para Mecanica e materiais