Fórum sobre desenvolvimento de sistemas embarcados: Hardware e Software, Tecnologias: Eletrônica digital e analógica, Microcontroladoras, Microprocessadores, Sistemas *NIX (Linux, BSD), Software embarcado Baremetal. Sem fins lucrativos.
De ontem pra hoje, fiz uma placa base numa caixa, creio que da forma como fiz terei menos problemas de indultancia e/ou capacitancia parasitiva, já que esta tem 1 mil de fio para outro, enfim...
Quero alta velocidade nesse BUS, se conseguir 20MHz sem problemas maravilha.
Terminei a placa do 68K nesse FDS, pra voltar aos testes precisso de pelo menos um MCU pra emular flash, estou pensando em usar o GT60, mas terei problemas para converter os niveis. Graças a BDM o unico problema agora é hardware. Não tem mais o tira-pic-poem-pic que matava.
A placa que fiz no ultimo post esta errada, fiz outra recentemente e agora é certo que vou usar o GT60, recentemente consegui usar CPLDs, e isso me bagunçou um pouco, estava começando a fazer uma placa de video com logica discreta com o as possibilidades de um CPLD, ai já viu
Para o GT60 roda no sistema de 5V creio seja o suficiente colocar apenas um resistor na linha de dados, deixando a entrada queimaria,"tolerante" a 5V.
um amigo meu implementou essa mesma ideia do PIC como debugger de um processador maior, mas no caso dele para um Z80. deu um pouco de trabalho, mas o sistema parece que jah esta funcionando.
uma outra ideia que eu vi estes dias era para fazer SMP com o 6809 e Z80. um pouco esquisita a ideia, mas creio que seria perfeitamente possivel colocar dois 68000 operando em SMP hehehe vou ver se acho o site q mando p/ o forum.
O sistema no rack, como estou fazendo teste de controle de arbitragem do barramento e não estou com rotinas de operação com a memoria estou, via a gabiarra, colocando o 68K em loop aberto.
As duas placas de memoria, e placa do 68K
CPU de apoio, com GT60 com comunicação 232.
Não estou entendo muito bem a logica da maquina de estados do BR, BG e BGACK, a figura do manual do usuario é muito estranho, enfim, resolvendo essa parada tá na hora e fazer uns codigos
Ontem a noite, resolvi a parada da arbitragem do barramento, negocio é saber quando o 68K terminou seu ciclo no barramento para poder dar ACK ao BG, well, hora de centar o dedo, ao estilo nascimento
a abitragem tem dois modos de operacao: por 3 fios ou por 2 fios.
por 3 fios vc ativa BR dizendo que quer o barramento, o 68000 termina o ciclo corrente e ativa BG indicando que o barramento esta em tri-state e vc pode usar. entao vc ativa BGACK para reconhecer que esta usando o barramento e mantem ele ativo enquanto quiser q ele fique em tri-state. tao logo vc reconhece BGACK, vc pode soltar BR, pois quem vai manter o 68000 em tri-state vai ser o BGACK.
por 2 fios vc ativa BR dizendo que quer o barramento, o 68000 termina o ciclo corrente e ativa BG indicando que o barramento esta em tri-state. vc nao ativa BGACK, ao inves disso mantem BR ativo por tanto tempo qto for precisar do barramento em tri-state. qdo vc soltar BR, ele desativa BG e toma o barramento novamente p/ ele.
portanto, a logica pode ser bem simples: ativa BR, espera BG ser ativado e segura BR por tanto tempo quanto precisar. o 68000 vai segurar a ativacao de BG enquanto o ciclo corrente nao terminar, entao vc nao precisa monitorar AS, certo ? soh monitora BG mesmo...
Sabadão noite, rotinas para operação basica via terminal feitas e (HEHE) não funciona, quando mando o GT60 apagar todo a RAM e em seguida vou ler o conteudo esta me aparecendo qlqr coisa, estranho que indo passo-a-passo funciona certinho, logo se pensa que estou indo muito rapido nas operações de escrita/leitura, dai pequei e coloquei um delayzinho de 2 milisegundos e nada...
Será que estou forçando a amizade colocando apenas um resistor de 10K entre o GT60 (3V3) e o resto do sistema (5V)?
será que os problemas eram relacionados à terminaćão do barramento ? acho que se colocar uma placa numa ponta do bus e outra na outra resolve não é não ? hehehe
Do jeito que fiz até agora, apenas uma terminação ativa resolveria e não tenho espaço para coloca-la (fora o custo, gastar não chega a ser problema a final é hobby, mas...), então vou apelar para passiva...