Dúvida urgente no CD4053

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Dúvida urgente no CD4053

Mensagempor lpagano » 16 Abr 2008 21:59

Pessoal,

Preciso trocar o CD4053 urgente da minha placa EasyPIC5 que queimou. O CI instalado nela é o CD74HC4053 da Texas. Será que o CD4053 de outro fabricante (Fairchild por exemplo) dá certo para ser instalado no lugar?

A tensão de trabalho nele é de 5 volts.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor tcpipchip » 16 Abr 2008 22:41

Oi, HC sao bem mais rapidos...depende da frequencia que tem no barramento...
Talvez funcione...
tcpipchip
Dword

Mensagempor phophollety » 16 Abr 2008 23:32

Imagem

25nS, não vai ter problemas...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor lpagano » 17 Abr 2008 07:13

Pessoal,

Na verdade esse CI é para substituir o CD74HC4053 da minha placa EasyPIC5 que pipocou depois de um descuido meu. Esse CI está no circuito de comunicação USB. O CI principal desse circuito é o PICFlash que é protegido (e espero que também não esteja pifado).
O cristal dele é de 8MHz, portanto ciclo de máquina de 500ns, mas não sei se na comunicação com o CD4053 terá problemas pois nos datasheets do CD4053 e CD74HC4053 têm diferenças nos tempos de propagação.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor phophollety » 17 Abr 2008 11:14

Não vai ter problemas, mesmo com tempo de progação diferentes, são menores que o seu tempo de clock...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor lpagano » 17 Abr 2008 12:19

Valeu phopho,

Amanhã eu falo se funcionou só com a troca desse CI ou não.
lpagano
Byte

Mensagempor phophollety » 17 Abr 2008 13:24

não sei se é smd mas, se for dip, soquete-o... ;)
phophollety
Dword

Mensagempor lpagano » 18 Abr 2008 13:03

Ontem a noite eu comprei um novo CI (HCF4053). Fiz a substituição no EasyPIC5 e funcionou legal.

Tive um pouco de dificuldades em fazer tal substituição, pois fiquei com receio de danificar as trilhas finas da placa com o excesso de calor durante a soldagem, portanto coloquei o CI fixado (por cima, sem passar pelos furos da placa) em somente 4 terminais e o resto soldei fios do lado de baixo, levei-os até o lado de cima e soldei nos terminais do CI, ou seja, uma verdadeira "gambiarra segura", dado às dificuldades em se tirar o CI original, pois tinham algums componentes ao lado dele e bem perto, fora a iluminação ruim.

Mas valeram as dicas que contribuiram!!!
lpagano
Byte

Mensagempor phophollety » 18 Abr 2008 13:18

Bom, tudo leva a enteder que sim, funcionou, correto!?

Se você estiver com dificuldades em retirar o ci, corte os terminais do mesmo com um alicate e vá puxando depois, terminal-a-terminal com uma pinça e depois limpe o furo com estanho novo e sugador...

:wink: :wink: :wink:
phophollety
Dword

Mensagempor cmte » 18 Abr 2008 16:55

Desculpem-me o off-topic, mas eu estou interessado em adquirir uma placa dessas (easypic5). Você (lpagano) poderia escrever suas impressões sobre ela, quanto pagou, se comprou só a placa ou pediu alguns "extras" junto, como os LCDs, a membrana de touch-screen, etc? E principalmente, as informações que não encontrei por aí pesquisando: Você pagou quanto de frete, qual o tempo de envio e você foi taxado pela receita?

Obrigado de antemão!
cmte
Byte

Mensagempor lpagano » 18 Abr 2008 20:31

phopho,

Pela minha dificuldade em obter algumas ferramentas, tive que fazer isso mesmo. Ficou uma "aranha autêntica".

Quanto à pergunta do cmte, a minha placa eu comprei na http://www.circuit-ed.com, que é o distribuidor oficial da Mikroe nos EUA. Um amigo meu trouxe para mim e não pagou nada na receita do aeroporto pois tudo que ele trouxe deu menos que 500 dólares. A minha placa saiu por 170 dólares com a taxa de 8%.
Essa placa é a melhor que conheço, pois aceita praticamente todos os PICs de 8 bits com encapsulamento DIP. Grava via USB, tem saída serial, USB e PS2 para periféricos. Dá para inserir nela dois LCDs, um alfanumérico e outro gráfico. No meu caso eu não comprei o touch-screen.
Teve um pessoal do fórum que comprou via correios direto da Mikroe. Parece que pagaram 20 dólares pelo envio mas a receita não taxou pois os fiscais consideraram como material de pesquisa. Demorou um mês para chegar.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor cmte » 18 Abr 2008 20:40

lpagano,

Muito obrigado pelas informações!

Abs!
cmte
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos