rubenprom escreveu:Olá Pessoal
Pelo que entendi até agora, esse gravador serve para destravar os dispostivos AVRs. Achei muito bom, posto que usa a porta paralela. Mas pelo site original ->
http://elm-chan.org/works/avrx/report_e.html, eu vejo varios tipo de programadores, eu montei um que usa a porta serial, serviria tb para destravar o AVR?
Outra coisa, ja que tou ficando cada vez mais confusso, um JTAG serviria tb para destravar um AVR? Eu sei que o JTAG usa-se para aplicar funções em tempo real e com o AVRStudio
Att
Ruben
Vamos por partes, como dizia o Jack
Seguinte, o termo não é destravar e sim recuperar alguns fusiveis gravados de forma erronea.
Ex.: Desabilitou sem querer a porta SPI do AVR, dai com gravadores normais (na porta usb, serial ou paralela) vc. não consegue mais acesso interno ao chip.
Na verdade, qualquer gravador ISP que vc. montar, grava, desgrava, apaga, protege o AVR.
Porem, só somente em modo paralelo (não confundir com porta paralela), vc. consegue ter acesso ao chip, sem usar o SPI.
O que é o modo paralelo?
Vc. manda dados por uma porta, em 8 bits e comandos em outra porta.
A tensão de reset tb é elevada para 12 V.
Assim, vc. consegue recuperar os fuses do chip.
Esse gravador do Chan é exatamente isso.
Tambem chamado de gravador em alta tensão, já que o modo ISP é baixa tensão 5 V.
A interface stk500 e a Dragon (usb) tem os 2 modelos de gravação na mesma placa.