Robl, pelo que sei um termopar tem duas junções, uma na fonte de calor que voce quer medir e a outra no circuito de medição.
A junção que voce quer medir, que é chamada de junta quente, pode ser simplesmente enrolada.
Se voce pegar um termopar, por exemplo Cromel-Alumel(tipo K) e enrolar a ponta bastante...pronto, já terá a juncão quente.
O fabricante solda para que não venha a aparecer mau contato com o tempo.
Já trabalhei bastante com termopar e ainda trabalho. Em alguns casos, quando tenho pressa, eu apenas enrolo os dois metais e pronto.
Já trabalhei com termopar de expessura muito pequena, que vinha numa bobina. Uma bobina de um material e outra bobina de outro. tem termopar muito grosso, que é difícil até de se enrolar...e aí tem que soldar mesmo.
Sei onde vende termopar no Rio de Janeiro, e de vários tipos. E vende a metro.
Na rua de eletronica aqui no Rio, república do líbano, vende os termopares tipo K que são utilizados nos multitestes tipo MINIPA. Custa algo como R$15,00 o metro. Deve vender nas maiores cidades do Brasil.
Uso muito esses termopares no meu multiteste e quando quebra a solda, da junta quente, eu simplismente enrolo e fica bom de novo.
Quanto a soldar, é como soldar um fio qualquer, que não seja cobre, é claro.
Exemplo: Existe uma garrafinha de gás que se usa para trabalho com refrigeração cuja chama atinge mais de 1.000 graus. Com essa garrafinha e com seu bico consegue-se aquecer a ponta dos termopares até ficar rubro e aí e só derreter solda neles, solda tipo Fulscope ou solda prata.