Embarcadero agora é Dona da CodeGear

Programação Delphi e Pascal

Moderadores: 51, guest2003

Voce acha que o Delphi esta com os dias Contados?

Esta enquete foi concluída em 19 Jun 2008 13:44

Sim
5
45%
Não
2
18%
Sei lá! Pra mim Delphi é bateria de carro!
4
36%

Total de votos : 11

Embarcadero agora é Dona da CodeGear

Mensagempor Wagner de Queiroz » 20 Mai 2008 13:44

Pessoal, O forum do Delphi e Pascal ta as moscas, deixa eu pegar uma vassoura aqui.

Entao:

A empresa Embarcadero adquiriu a CodeGear e agora vai assumir o Delphi, CBuilder, etc que eram da Borland. A divisão CodeGear deixou a borland e até 30 de Junho de 2008 (Um mes e alguns dias) o Delphi deixar-a de ser da Borland.

Embarcadero Technologies to Acquire CodeGear™ from Borland Software

The acquisition of CodeGear, Borland’s Developer Tools Division, will create the world’s largest, platform-independent software provider of database and application development tools.

The combined company will offer customers the ability to better integrate their database and application development processes, making it easier to design, develop, manage and optimize heterogeneous applications and their databases.

Pra quem ainda duvida:

http://www.codegear.com/br/about/news/embt

Bem. Na pior das hipoteses existe o Lazarus.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 21 Mai 2008 00:29

Olha só o que eu ouço da equipe de java sobre o delphi:

Era uma vez uma empresa chamada Borland, que tinha um produto bom denominado Delphi.

Veio uma tal de Microsoft e contratou todos os melhores desenvolvedores do Delphi que tinha na Borland. A Microsoft fez então um tal de Visual Studio com alguma coisa como DOT NET.

O Delphi foi colocado à venda. Ninguém apareceu pra comprar. Um grupo denominado Codegear assumiu o controle sobre a ferramenta, entretanto o pobre Delphi não era mais um concorrente para a Microsoft (na verdade nunca foi), que voltou seus esforços para combater um oponente de muito maior peso, chamado Sun Microsystems.

Nesta era da internet, sistemas legados, com integração difícil ou muito fechado (proprietários) estão fadados ao esquecimento. O Delphi tentou responder com o Kylix, que está descontinuado, e o Delphi acabou entrando no barco da Microsoft de vez ao abraçar o .NET.

Existiu um último suspiro que era algo como PHP for Delphi, mas sinceramente PHP é algo difícil de se utilizar em sistemas grandes, que precisam de escalabilidade e desenvolvimento em equipe.

Muitas empresas pequenas de software ainda usam o Delphi. A curva de aprendizado é menor, apesar de que até meu cachorro pode programar em CBuilder/delphi se for só pra arrastar componentes. Isso acaba formando uma comunidade grande, retardando o fim de vida do Delphi. Sinceramente espero que isso não aconteça, pq gosto do Turbo C++ Explorer.

Mesmo que o Delphi seja extinto, como o Wagner disse, tem o Lazarus, e uma infinidade de documenos sobre Delphi e CBuilder.

Já sobre pascal, eu não sou um fã dela, prefiro C com assembly pra programação em baixo nível e java pra alto nível.

Troquei o CBuilder pelo Eclipse simplesmente porque java é moderno e rico de recursos e conceitos. Já o C++ e o Pascal orientado a objetos, apesar de interessantes, hoje são iguais à arquitetura dos PCs antigos, cheio de adaptações resultando em verdadeiros frankensteins...

Não sei C# ainda, mas vi que possui algumas coisas em sintaxe mais avançada e elegante. Ainda não vi motivos sérios para substituir java por C#.

A atualização de tecnologia faz parte do cotidiano do profissional. Se não fizer, acaba igual a alguns que conheço (ainda programam em CLIPPER para MS-DOS... e acham o máximo).
chipselect
Word

Mensagempor Paulo » 21 Mai 2008 08:02

chipselect escreveu:Olha só o que eu ouço da equipe de java sobre o delphi:

Era uma vez uma empresa chamada Borland, que tinha um produto bom denominado Delphi.

Veio uma tal de Microsoft e contratou todos os melhores desenvolvedores do Delphi que tinha na Borland. A Microsoft fez então um tal de Visual Studio com alguma coisa como DOT NET.

O Delphi foi colocado à venda. Ninguém apareceu pra comprar. Um grupo denominado Codegear assumiu o controle sobre a ferramenta, entretanto o pobre Delphi não era mais um concorrente para a Microsoft (na verdade nunca foi), que voltou seus esforços para combater um oponente de muito maior peso, chamado Sun Microsystems.

Nesta era da internet, sistemas legados, com integração difícil ou muito fechado (proprietários) estão fadados ao esquecimento. O Delphi tentou responder com o Kylix, que está descontinuado, e o Delphi acabou entrando no barco da Microsoft de vez ao abraçar o .NET.

Existiu um último suspiro que era algo como PHP for Delphi, mas sinceramente PHP é algo difícil de se utilizar em sistemas grandes, que precisam de escalabilidade e desenvolvimento em equipe.

Muitas empresas pequenas de software ainda usam o Delphi. A curva de aprendizado é menor, apesar de que até meu cachorro pode programar em CBuilder/delphi se for só pra arrastar componentes. Isso acaba formando uma comunidade grande, retardando o fim de vida do Delphi. Sinceramente espero que isso não aconteça, pq gosto do Turbo C++ Explorer.

Mesmo que o Delphi seja extinto, como o Wagner disse, tem o Lazarus, e uma infinidade de documenos sobre Delphi e CBuilder.

Já sobre pascal, eu não sou um fã dela, prefiro C com assembly pra programação em baixo nível e java pra alto nível.

Troquei o CBuilder pelo Eclipse simplesmente porque java é moderno e rico de recursos e conceitos. Já o C++ e o Pascal orientado a objetos, apesar de interessantes, hoje são iguais à arquitetura dos PCs antigos, cheio de adaptações resultando em verdadeiros frankensteins...

Não sei C# ainda, mas vi que possui algumas coisas em sintaxe mais avançada e elegante. Ainda não vi motivos sérios para substituir java por C#.

A atualização de tecnologia faz parte do cotidiano do profissional. Se não fizer, acaba igual a alguns que conheço (ainda programam em CLIPPER para MS-DOS... e acham o máximo).

Concordo plenamente com o texto colocado acima, pois para mim, C e Assembly para baixo nível e Java para alto nível, acho que essas são as melhores opções que temos hoje (minha opinião).
Apesar de que gosto muito do C++ ANSI, ou seja, independente de fabricante, o C++ padrão é uma linguagem muito robusta e útil para diversas aplicações, mas Delphi nunca foi uma linguagem que me atraiu.

É isso....
Lembrando que essa é apenas minha opinião pessoal.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor fabim » 21 Mai 2008 08:16

bom,, gosto é gosto.
Quem teve oportunidade de ver o delphi 2008 sabe o que eu estou falando. Sinceramente não me enteresso por outra coisa que não seja delphi. Conheço 7 soft house. Todas de grande porte e todas 100% delphi.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 21 Mai 2008 08:31

Fabim, li por ai que vc é um doido varrido que usa mikroPascal, eu estou comecando a olhar pro mikroPascal embora eu ja tenha migrado para o Linux, (Embora a virtualizacao é uma ferramenta sinistra e funcional). Pelo jeito voce é doido pelo pascal nao é?

Voce ja conheceu o Lazarus? Quem sabe a gente nao possa trocar figurinhas.

ou estou errado ? Nao posso discordar ou concordar com o texto do nosso amigo chipselect. Eu penso no futuro fazer uma especie de mikroPascal para Linux ou quem sabe integrar o freepascal aos microcontroladores. De toda forma a minha ideia é totalmente doida varrida pq eu quero fazer uma IDE de mcu em linux para a linguagem Pascal para as familias mais comuns de microcontroladores como PIC, 8051, AVR, HC08, etc. Na verdade estou insistindo no erro pq eu ja tinha criado uma IDE para ASM de hc08 pelo Delphi e apesar de funcional pouca gente (Na verdade ninguem alem do meu cachorro) se interessou por ela.

Mas como sou brasileiro, pobre e burro, eu nao desisto nunca.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Voltar para Delphi e Pascal