Moderadores: 51, guest2003, Renie
MOR_AL escreveu:Olá EDSONCAN. Tudo bem?
Indutores para filtros são mais problemáticos que para fonte chaveada. É necessária precisão no valor do indutor e baixa capacitância associada (devido aos enrolamentos). Muitos filtros tem que operar em frequências mais altas que as encontradas em fontes chaveadas. Em fontes chaveadas a precisão do indutor pode ser 10 vezes inferior que vai funcionar.
Fabin.
Os outros núcleos eram do mesmo material que o do toróide? Outro detalhe. Se você juntar duas metades de um núcleo e, devido à qualidade geométrica do mesmo, ficar um gap de 25um (1/40 mm), a curva B x H dele muda bastante. Eu tenho alguns núcleos EE, nacionais, que juntando os dois fica um gap maior que os 25um.
Com relação à carga não há problema. Para testar um núcleo, faço sempre com 2 enrolamentos iguais. No primário, durante a condução do mosfet, aplico a tensão da fonte e controlo a corrente com o valor do período de condução (Ton). Deixo um período, sem aplicar novo Ton, bem superior (Toff). Ao término do Ton, as tensões no trafo se invertem e o secundário conduz (também durante um período Ton, só que localizado dentro de Toff) , através de um diodo, para a fonte.
Deixo a taxa de repetição deste ciclo entre 100c/s e cerca de 1kc/s para que o mosfet não esquente.
Com este procedimento calculo o valor do indutor por meio da equação
L = (Vcc - Vds(on)) * Ton / Ipk
Vcc - Tensão de alimentação
Vds(on) - Tensão de condução do mosfet.
Ton - período de condução do mosfet.
Ipk - Valor máximo da corrente que tem o formato se uma rampa.
Esta equação é válida para correntes com o formato de rampa (linear). Quando a forma da rampa começar a subir rápido, esta é a corrente que corresponde ao início da saturação do trafo.
Note que com o aumento do gap esta transição vai ficando mais suave (e a inclinação da corrente vai ficando maior), pois a maior parte da energia começa a ficar no ar, no entorno do gap. Isso corresponde a um comportamento de quase inexistência do núcleo de ferrite e a curva B x H passa a ter uma inclinação idêntica a inexistência do núcleo.
Com isso eu posso simular o comportamento do núcleo com a corrente que será exigida pelo primário da fonte flyback.
Outro detalhe é que, para cada valor de gap, inclusive com os núcleos bem juntos, eu tenho o valor de AL (AL = L / Np^2).
Foi com uma experiência destas é que eu verifiquei que o AL fornecido pelo fabricante era bem maior que o medido por mim. Provavelmente devido a falta de paralelismo entre as faces do núcleo que deveriam se encontrar juntas.
Para concluir, estou montando este circuito que possui um astável feito com o ci555. Como sempre na sua saída o Ton é superior ao Toff, coloquei um transistor para inverter a onda e baixar mais a impedância que aciona o mosfet.
[]s
MOR_AL
fabim escreveu:...
Morris.
Lembra dessa discução ?
Cara, você tem algo acerca de calcular qual a area do nucleo em função de CM³, ou pelo fator do mesmo ?
To fazendo um programa no delphi pra resolver estes paradigmas, e preciso não apenas basear a potencia, mais ter valores a serem cruzados.
Abraços
MOR_AL escreveu:fabim escreveu:...
Morris.
Lembra dessa discução ?
Cara, você tem algo acerca de calcular qual a area do nucleo em função de CM³, ou pelo fator do mesmo ?
To fazendo um programa no delphi pra resolver estes paradigmas, e preciso não apenas basear a potencia, mais ter valores a serem cruzados.
Abraços
Fabim!
Dessa vez você cavou fundo ein?!
Desenterrou um tópico de 3 anos...
O que eu tenho é um livro que contém essas relações todas.
Para apenas dados geométricos, você tem que identificar o núcleo, se EE, EI, C, etc, e colocar a fórmula da relação entre área e volume.
O livro é o "Transformer and Inductor Design Handbook" do "Colonel Wm. T. McLyman".
Já tem até uma versão mais recente que inclui mais detalhes de fontes chaveadas.
Bons programas.
MOR_AL
andre_teprom escreveu:Em todas as fontes que tive de fazer até hoje foi um parto acertar o transformador.
Tinha de recorrer á uma verdadeira colcha de retalhos de livros direfentes, cada um com uma abordagem e enfoque diferente.
Tenho essa página salva nos meus favoritos, mas desde então nunca mais precisei trabalhar com isso.![]()
http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/smps_e.html
+++
MOR_AL escreveu:Ele fornece alguns valores interessantes para o indutor/trafo.
O problema é que não fornece o material, o tamanho do núcleo e o gap...
Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante