Expansao de portas

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Expansao de portas

Mensagempor veioloko » 18 Jun 2008 12:33

Ola amigos

Preciso aumentar o numero de portas de um microcontrolador

por exemplo com 3 bits ter uma saida com 8 bits....

entraria entao serial e sairia paralelo...
no entanto esses 8 bits eu queria alterar por exemplo o bit 3 e o restante nao poderia ser alterado em momento algum.

daria pra fazer isso com o 4094?

obrigado
veioloko
Byte

Mensagempor guest2003 » 18 Jun 2008 12:43

Exatamente...

O 4094 é um candidato ! :)

Com os pinos de Data e Clock voce insere os dados serialmente, e com o pino de Strobe você coloca dos dados "pra fora"

Ele tem 2 conjuntos de 8 latches... por isso voce consegue escrever no primeiro conjunto se modificar o segundo... ai quando voce faz o Strobe os dados do primeiro conjunto de FF sao tranferidos para o segundo.

E com isso, voce pode alterar somente o Bit desejado. (Claro que sempre voce deve escrever os 8 bits, mesmo que va modificar somente 1, repetindo os outros 7)

Pode utilizar tambem o TPIC6B595... que basicamente faz a mesma coisa, porem as saidas já são de alta corrente.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor veioloko » 18 Jun 2008 13:16

Hum....matou a minha dúvida!...

Ja tinha utilizado um desses 4094 pra controlar display no modo 3 bits...mas muito tempo atras....

O meu "medo" era os 8 bits ficarem rodando, e acionando algum bit que não poderia mudar de estado.

Obrigadão!
veioloko
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 22 Jun 2008 21:35

Veio Loko

Se querers por carga assim meia boca os TPIC vao bem...
se queres com fonte de corrente constante usa chips tipo os A6276 ou os MacroBlock MBI5028 (que pode ate controlar a corrente) ... eu uso os 3 dependendo do bagulho....

E dependendo do caso ate um 74HC595 vai bem....em smd pequenino, nao tem corrente de saida alta mas faz o que voce quer facim facim....

Para fazer o processo inverso voce pode usar os 74HC165...que sao baum tb....eu uso para ler tecladinhos....funciona que eh uma beleza....

Os A6276 e os Macroblock sao importados.... Sao baratos coisa de 1,2 dolar la fora....mas tem de 16 canais....os TPIC já da pra arrumar aqui...
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 22 Jun 2008 21:38

Bom tem uma ressalva ae....
Durante o processo de latching voce pode ate ter um momento em que o bit possa sofrer alguma variaçãozinha ehehheehe mas nao chega a mudar de estado nao....
Tem que gente que usa esse bagulhos delisgano o /OE ai froide....nao precisa....

Se for para controlar display com os TPIC voce pode ate usar um PWM no /OE do bixo para controlar o brilho......ja fiz isso tb...e funciona....
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor veioloko » 23 Jun 2008 07:46

Opa!

Muitas dicas para o pessoal!

No meu caso vou utilizar para acionar alguns transistores mesmo, nada de muita corrente. O ruim é que tenho que me virar aqui com o que tenho, pois se eu for esperar as peças chegarem..muita burocracia aqui rs...Na outra empresa pedia e chegava no mesmo dia.
Então vou me virar com o 4094 mesmo que tem aqui aos montes, é pra uma jig de teste mesmo.

Obrigado!
veioloko
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos