PLACA do LCF meter da revista EPE

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

PLACA do LCF meter da revista EPE

Mensagempor eletroinf » 21 Nov 2006 18:25

Pessoal, alguém montou este projeto, que saiu na revista EPE, fevereiro de 2004 ?
Bueno, montei o danado, funcionou legal. Pra quem não sabe do que estou falando, trata-se de um projeto publicado na revista EPE, um medidor de capacitância, indutância e frequência. Usa um PIC 16F628 e um display LCD de duas linhas x 16 caracteres cada.

Capacitance 1 pF to 6,500 mfd
Inductance 1 uH to 10 Henries
Frequency 0.05 Hz to 5 MHz

A entrada de frequência do projeto original é direto no PIC, então eu incluí um circuito adicional de alta impedância, com FET (BF245) na entrada. Tal circuito é deste projeto(que montei já faz tempo e é muito bom):
http://www.piclist.com/techref/piclist/ ... ircuit.htm

Pelos testes que fiz, o LCF funciona bem, ainda melhor considerando a razão custo/benfício.
Estou roteando a placa no Eagle e pretendo mandar confeccionar fora, em uma empresa especializada. Se algum colega se interessar, posso encomendar um número maior de placas. O custo de cada placa, somente a placa, é R$ 15,00 acrescido das despesas de frete. Quem se interessar, favor me manda um e-mail confirmando. Posso encomendar outros componentes não muito comuns que são usados no projeto, quem tiver interesse peça por e-mail.

e-mail: eletroinf@yahoo.com.br

Ricardo
eletroinf
Word

Mensagempor zielpunkt » 22 Nov 2006 10:05

E aeh, eletroinf!

Estou de olho nesse cara faz um tempo, mas não tive tempo de tocar a montagem. Me parece um ótimo LCR meter, até por comentários que andei colhendo por ai. Eu ia montar o circuito em placa padrão e só então mandar um layout novo, mas fiquei com receio porque me parece que o circuito tem alguns pontos críticos de oscilador e tal. Enfim, quando tiver a dita cuja da placa, posta ai que eu devo me interessar. Se o seu interesse é obter algum lucro vendendo a placa, fico por aqui. Se quiser reduzir o preço por unidade, fale comigo, que eu posso conseguir preços melhores, ok.

Em tempo: estive observando algumas recomendações importantes do projetista quanto aos cmos utilizados (fabricante, prefixos, desacoplamentos e tal). Se não verificou, dá uma olhada no arquivo "lcfchange.txt" que acompanha o código, que pode ser útil.

Abraço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor eletroinf » 22 Nov 2006 18:01

Certo zielpunkt,
A idéia é dividir os custos da confecção da placa.
Montei uma versão pra testes, realmente tem alguns problemas com o CI 4011. Testei com um "marca-diabo", não funciona bem, principalmente o oscilador do medidor de capacitor. Daí encomendei um 4011 Philips, da Farnell, beleza, funcionou. Outro ponto são os resistores de 1%, se não forem com essa precisão não mede exato, dá um errinho.
O circuito que eu coloquei na entrada de frequência é deste frequencímetro:

http://www.piclist.com/techref/piclist/ ... ircuit.htm

Na minha placa de testes, não coloquei o 74HC132. Aí deu problema, pq a entrada do timer 1 do pic, apesar de ser smith trigger, tem uma histerese grande, eu não havia me ligado nisso, então ficou com pouca sensibilidade. Agora estou terminando de rotear a placa com o HC132 e tudo + para medir frequência. A propósito, tenho esse frequencimetro do link aí, faz um bom tempo e é muito bom.
Assim que o Diego tirar as fotos da placa de teste eu posto ela aqui.
Agora a parte do frequencímetro, segundo o autor, lê até uns 5MHz. Olhei o programa, tem base de tempo de 1 segundo e 24 bits de leitura, teoricamente vai a uns 16,alguma coisa MHz. Mas acho que dá pra modificar também pra ir até o limite de frequência que a entrada do timer suporta (usar o prescaler do timer 1 e depois tratar isso).
Bom, por enquanto é isso.
eletroinf
Word

Mensagempor zielpunkt » 22 Nov 2006 19:06

Então, eletroinf,

Se interessar eu posso cotar as placas por aqui, porque trabalho com um pessoal que além de fornecedor é amigo da gente e vez ou outra quebra uns galhos pra pequenos lotes. Esse frequencimentro eu não conhecia. Inclusive comecei a rir sozinho quando comparei a simplicidade dele com uns circuitos do tempo do guaraná-com-rolha que eu tenho numas revistas do meu museu :lol: . Muito legal, mesmo e apesar de ter um de bancada bastante razoável, vou montar esse cara pra brincar um pouco com ele e aprender.

Na verdade, nem observei atentamente o código do LCR meter pra poder opinar quanto à mudanças de range nele, mas acho que deve ser possível implementar, sim. Bom, a gente fica aguardando por novidades do teu projeto, até porque esse medidor vai ser muito bem vindo na minha bancada, ok.

Abraço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Re: PLACA do LCF meter da revista EPE

Mensagempor J.lius » 23 Nov 2006 08:26

eletroinf vc tem fotos do seu equipamento montado?

Se tiver pos ai para a gente ver como ficou
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas