Marcelo Samsuniuk,
Tô vendo que tu é um conhecedor de 68K.
Sempre quiz ter um Amiga, tive contato com um a 15 anos atraz, quando eu mexia com edição de video, onde tinha um cartão genlook, pra fazer animações de video.
Já usei por muito tempo o 6502, z80, 8085, etc....Agora quero aprender mais sobre este 68k.
Acho que montarei uma placa com o banco de ram e eprom e uma placa com a cpu mc68030 com a fpu, ligadas por flat-cable de 60 vias. Mas deste modo acho que não posso usar com muita velocidade, a menos que o flat-cable seja curto.
De inicio usarei memoria configurada para 16bits, depois penso em fazer um banco de 32, para aproveitar toda a velocidade.
TB no momento usarei somente o modo antigo assincrono. Mas se usar modo sincrono, nao posso ligar perifericos mc68xx, mas como ficaria? Existem perifericos compativeis para 32bits?
Como vc explicou, a cpu é bem versatil, vc pode usar no caso o mc68030 e usá-lo de modo rebaixado como o 68000 ou utilizá-lo com toda sua potencia.
Vou ter que desenhar o 68030 no kicad e o soquete pga, pra depois fazer algo.
Estava lendo a datasheet do 68030 é tem varios pinos novos, para trabalhar com barramento de dados variavel, controle de cache, modo sincrono, etc..
Tb pra ajudar, acabei de baixar os manuais de serviço do Amiga 500 e 600 que trabalham com o 68000, mas vou ver se encontro o do Amiga 1200 ou superior pra ter uma ideia melhor de como funciona.
Para placa de video estava pensando em usar o mc6847 mesmo gerando CGA, ou usar uma placa de video que vi no site
WWW.MYCPU.EU
Neste site tem um projeto de cpu, placa io, placa de video vga, tudo com componentes discretos. Nao sei se vc ja conhece este site.
Minha proxima tarefa ...desenhar o 68030 no kicad!