LM2576 aguenta os 3A alegados?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor Jorge_Francisco » 02 Ago 2008 14:13

CCandido escreveu:vou usar LM2575 para 3.3 / 5v,
mande noticias do Indutor, me intereça tambem.
meu caso 1A, e quentar curtos, testei = ok
em curto ele diminue a frequencia, e não ferve....otimo

Tb quero o indutor, até achei um esquema usando o LM2576 numa placa da USP que temos lá na empresa, mas eles usavam um toroide e não sei onde foi fabricado.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 05 Ago 2008 15:53

Chegaram os LM2576, testei com um indutor de 330uH e ficou bom, mas acho que um indutor com nucleo ou toroide pode ter um desempenho melhor, foi só para testar mesmo. Depois de resolver onde comprar eu irei partir pro meu projeto com os XBee,ehhehe.

Então pessoal, onde posso comprar estes toroides?? São poucas peças, no máximo 20 unidades.

Abraço
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor CCandido » 05 Ago 2008 19:18

cotei: 101uH
tamanho: 17x6mm
valor 2.44r$ disse que la na frente vai baixar para 0.80
axei caro e grande.....
CCandido
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 05 Ago 2008 21:23

CCandido escreveu:cotei: 101uH
tamanho: 17x6mm
valor 2.44r$ disse que la na frente vai baixar para 0.80
axei caro e grande.....

Cotou onde?hehehe
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor CCandido » 05 Ago 2008 22:27

cotei aqui http://www.magmattec.com.br/eng/
o cara disse que eles vao comprar uma maquina de enrolar mais moderna, e ai vai ficar mais barato(3meses....)
como nao vou usar tantos...até da pra encarar
CCandido
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Ago 2008 00:28

Olá pessoal!

O valor do indutor é apenas uma das informações necessárias para que ele funcione na fonte. Outras especificações seriam:
a) Potência (ou energia que ele deve armazenar em cada ciclo).
b) Tensão máxima sobre ele.
c) Densidade do campo magnético para a corrente de pico.
d) Frequência de operação.
e) Densidade de corrente nos fios do enrolamento
f) Elevação esperada para a temperatura no indutor.
g) Perdas ferro (núcleo).
h) Perdas enrolamento.

1 - Para determinar o tamanho do núcleo deve-se partir do produto Área da janela * Área do núcleo. Este produto é função dos itens (a, c, e)

2 - O material que o núcleo deve ter depende dos itens (c, d, f, g)

3 - O diâmetro do enrolamento é função dos itens (a, d, e, f,h)

4 - O número de fios a serem utilizados (a medida que a frequência aumenta, os eletrons se afastam do centro do condutor e tendem a perforrer a sua periferia) é função dos itens (a, d, e, f, h)

Alguns dos itens informados estão diretamente relacionados com a especificação (itens numéricos), outros estão indiretamente relacionados.

Como pode-se notar, para uma especificação do indutor (ou transformador) em fontes chaveadas é necessário que se informe:
a) O número de espiras do enrolamento.
b) O número do fio.
c) O número de fios.
d) O núcleo do ferrite (material, tipo (toróide, EE, EI, C etc), tamanho).
e) Distribuição do(s) enrolamento(s) no núcleo.
f) Com exceção do núcleo toroidal, deve-se especificar o tamanho do gap no percurso magnético. O gap tem um papel importante da confecção de indutores. Ele além de "esticar" o eixo H da curva BxH, minimizando o efeito da saturação do núcleo, também impede que ao se retirar a corrente, o núcleo mantenha uma densidade de campo magnético residual (Br). Este último efeito é muito encontrado em núcleos de ferrite, pois possuem a curva BxH quase retangular.

Como pode ser observado, especificar apenas o valor do indutor pode ser um convite ao fracasso da empreitada.
Outro detalhe é que tentem ler e entender as formas de onda das tensões e correntes do circuito e a finalidade de cada bloco no manual do CI.

Uma excelente bibliografia para o cálculo completo do indutor ou transformador em fontes chaveadas é o livro "Transformer and Inductor Design Handbook" do autor "Colonel Wm. T. McLyman" editado por "Marcel Dekker, Inc"

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Ago 2008 23:13

Olá pessoal.

Estive dando uma rápida olhada no manual e em um application note.
Eles mostram o layout, para um funcionamento melhor.
Sugerem o tipo de capacitores usados.
Mostram, por meio de gráficos, como chegar ao indutor necessário. Indicam ainda o código do indutor em função do fabricante. Só não sei se vale a pena importar.
O fabricante nacional do ferrite que eu conheço é a Thornton. Eles têm diversos ferrites, mas acho que possui uma perda muito grande na frequência deste chip (52kc/s). O material é o IP6 e está com a especificação da perda em 20Kc/s, bem abaixo dos 52kc/s do CI.
O outro material é o TH - 40. Esse nem consta o valor da perda.
Seria interessante se houvesse um chip com uma frequência mais baixa (20kc/s) para ser usado com os ferrites nacionais.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Renie » 07 Ago 2008 02:55

Olá pessoALL,
MOR_AL escreveu:Olá pessoal.
O fabricante nacional do ferrite que eu conheço é a Thornton. Eles têm diversos ferrites, mas acho que possui uma perda muito grande na frequência deste chip (52kc/s). O material é o IP6 e está com a especificação da perda em 20Kc/s, bem abaixo dos 52kc/s do CI.
O outro material é o TH - 40. Esse nem consta o valor da perda.
Seria interessante se houvesse um chip com uma frequência mais baixa (20kc/s) para ser usado com os ferrites nacionais.
MOR_AL

Desculpe MOR_AL, mas acho que seria mais produtivo os fabricantes
nacionais se adapatarem aos padrões internacionais!

PS: e produzirem aqui o produto final!!!
exportar o "bom" e comprar 6x mais caro, só no BR mesmo!!!

PS2: ops, e na África também!

Ps3: e ainda falam mal do comunismo na China!

Ps4: só para corrigir, África tb em maiúsculas! (eu tinha escrito em minúsculas)
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor MOR_AL » 07 Ago 2008 16:47

Olá Renie. Tudo bem?
Desculpe MOR_AL, mas acho que seria mais produtivo os fabricantes
nacionais se adapatarem aos padrões internacionais!

Não há que pedir desculpa nenhuma pelo aparte. Também possuo o mesmo desejo.

PS: e produzirem aqui o produto final!!!
exportar o "bom" e comprar 6x mais caro, só no BR mesmo!!!

É você tem razão. Mas infelizmente não se atualizam. Do único que eu conheço (Thornton), obtive um catálogo que contém a data de 25-10-83.
Desde cerca de 1978, quando fiz minha primeira fonte flyback, já conhecia estes ferrites. De lá para cá quase nada mudou. Por outro lado, apesar de não ter havido mudança, não quero criticar este fabricante, pois acredito que não deve ter sido fácil para ele se manter durante todos estes anos.
É o tal ditado "Ruim com; pior sem!"
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 07 Ago 2008 18:51

Acabei colocando um toroide(indutor toroidal) mesmo, arranquei da placa da USP que falei, nela tinha o LM2576 também. Além do toroide coloquei capacitor de 1000uF na entrada e saída, e capacitor de 100nF na entrada e na saída, além disso usei o diodo 1N5822 que consta no datasheet, mas mesmo assim em pleno uso e com corrente de 200mA tem um picos(espúrios) na saída com frequencia de 52Khz, com certeza do chaveamento, não sei mais como filtrar, ou como melhorar. Ainda não mandei fazer a placa com plano de terra, estou usando aquelas plaquinhas perfuradas.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor CCandido » 07 Ago 2008 22:35

sei não em eu axo que vou desistir, este Indutor é um abacaxi.....
vou botar um QT1 pra controlar um TIP41 e boa
CCandido
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Ago 2008 14:01

Bom.
Fiz um circuitinho que dá para verificar como o indutor (em um indutor ou em um transformador) está se comportando.
Como este é um outro assunto, dentro deste, vou criar um novo tópico na seção "Circuitos Diversos".
Tenho que verificar minha documentação, pois foi feito há muito tempo. Assim que eu editá-la, posto lá.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor CCandido » 09 Ago 2008 09:49

discupa se eu dizer besteira....
veja, se por exemplo colocarmos um BC337 em paralelo
C=vin,E=vout,B=vout,
ele ajudaria a tampar os Buracos da frequencia......Certo ?
se sim, poderia diminuir o Indutor.....Certo ?
CCandido
Byte

Mensagempor Viktor » 09 Ago 2008 11:38

Jorge_Francisco escreveu:Acabei colocando um toroide(indutor toroidal) mesmo, arranquei da placa da USP que falei, nela tinha o LM2576 também. Além do toroide coloquei capacitor de 1000uF na entrada e saída, e capacitor de 100nF na entrada e na saída, além disso usei o diodo 1N5822 que consta no datasheet, mas mesmo assim em pleno uso e com corrente de 200mA tem um picos(espúrios) na saída com frequencia de 52Khz, com certeza do chaveamento, não sei mais como filtrar, ou como melhorar. Ainda não mandei fazer a placa com plano de terra, estou usando aquelas plaquinhas perfuradas.

Experimenta colocar 3x330u. É melhor do que 1x1000u
Viktor
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 09 Ago 2008 11:56

Viktor escreveu:
Jorge_Francisco escreveu:Acabei colocando um toroide(indutor toroidal) mesmo, arranquei da placa da USP que falei, nela tinha o LM2576 também. Além do toroide coloquei capacitor de 1000uF na entrada e saída, e capacitor de 100nF na entrada e na saída, além disso usei o diodo 1N5822 que consta no datasheet, mas mesmo assim em pleno uso e com corrente de 200mA tem um picos(espúrios) na saída com frequencia de 52Khz, com certeza do chaveamento, não sei mais como filtrar, ou como melhorar. Ainda não mandei fazer a placa com plano de terra, estou usando aquelas plaquinhas perfuradas.

Experimenta colocar 3x330u. É melhor do que 1x1000u

Rapaz, eu desconfiei disso, porque coloquei 2 de 470uF e lembrava do sinal ter ficado melhor, então quando remontei a placa aproveitei pra colocar 1000uF. Hoje não poderei testar, mas segunda eu testo e coloco o resultado aqui.

Abraço
Jorge_Francisco
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos