Meio off...Se alguém puder ajudar...

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Meio off...Se alguém puder ajudar...

Mensagempor Boogiepop wa Warawanai » 17 Ago 2008 21:21

Well...Eu trabalho em uma empresa que fabrica transformadores e de vez enquanto(quase sempre) aparecem uns pipinos la dificeis de resolver. O último que apareceu foi um transformador la que tem os enrolamentos com condutores formados de muitos fios, presumo que seja para correntes altas.
O problema é que é praticamente impossível colocar estes enrolamentos com condutores grossos nos careteis apropriados para os equipamentos dos clientes.
O modo que este transformador é feito hoje é péssimo, qualquer leigo vê que aquele procedimento é equivocado, quando se presencia o que o operador da máquina que faz as bobinas tem que fazer para o transformador "sair" você fica chocado.
Eu sempre falo que este não é o modo correto de fazer algo afinal de contas de um lote de 100 matar umas 20 peças não é normal fora a fadiga causada no operador.
Pensei em algumas maneiras de solucionar o problema, o que me veio a mente foi diminuir o volume usando fios com vernis mais fino mas ninguém tem coragem de levar isso ao dono da empresa que é um dos projetistas, já que, isso iria alterar a indutância do condutor.
Eu pensei em um modo maluco de diminuir o volume do condutor, estava pensando em de algum modo deixar os fios em paralelos de forma uniforme. Para tal os fios devem ser tecidos como se formando uma malha, algo semelhante a uma cordoalha mas em maior dimensão, como uma tira de tecido mesmo...
Mas obviamente não tenho como fazer isso. :lol:
O que eu queria saber mesmo é se alguém por obséquio tem algum conhecimento sobre teares???...Empresas que prestam este serviço? De tecer fios?..Isso existe?
Sei que existe um curso de engenharia têxtil na fei. Alguém estuda lá ou tem conhecimento sobre o assunto?

Desculpe pela falta de objetividade. :)
Boogiepop wa Warawanai
Bit

Mensagempor MOR_AL » 17 Ago 2008 22:19

Olá Boogiepop wa Warawanai.
Pensei em algumas maneiras de solucionar o problema, o que me veio a mente foi diminuir o volume usando fios com vernis mais fino mas ninguém tem coragem de levar isso ao dono da empresa que é um dos projetistas, já que, isso iria alterar a indutância do condutor.

Bom. Em princípio a alteração na espessura do verniz não alteraria a indutância da bobina. Alteraria sim o isolamento entre as espiras. Neste caso deve-se observar a ddp entre algumas espiras, se não ficaria próxima à tensão de ruptura elétrica.
Eu pensei em um modo maluco de diminuir o volume do condutor, estava pensando em de algum modo deixar os fios em paralelos de forma uniforme. Para tal os fios devem ser tecidos como se formando uma malha, algo semelhante a uma cordoalha mas em maior dimensão, como uma tira de tecido mesmo

Existe a possibilidade de se enrolar diversos fios, ao mesmo tempo (mais finos que o equivalente original), para que a bobina fique com a corrente total distribuída igualmente entre eles. Isso facilita a montagem pois é mais fácil de dobrá-los que com um único fio mais grosso. O detalhe de se fazer a cordoalha é que a tendência é de aumentar o volume das bobinas, piorando a situação. Não acho que pensar em "teares" seja a solução.
Eu teria a coragem de falar com o chefe e dizer-lhe que o projeto do transformador não está considerando o pouco espaço disponível para tanto fio. Afinal o grande argumento a seu favor é o dinheiro que ele deixa de ganhar, aumentando o tempo de confecção do transformador, reduzindo o rendimento do operário, causado pelo estresse que esta montagem gera, e o cobre perdido nos transformadores (20%) que ficam com problemas.
Só tenha cuidado com o contra-argumento dele. "Se você acha que está ruim faça melhor então" :lol:
Torno a repetir que há um excelente livro que trata (também) do projeto de transformadores. "Transformer and Inductor Design Handbook" do Colonel Wm. T. McLyman
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 18 Ago 2008 08:33

não entendi muito direitim.
Varios enrolamentos com fios grossos /? dispois eles são ligados em paralelo?
O maior problema disso é.!!
Fio mais grosso para enrolamento com menor resistencia pois o trafo fica em lugar fechado, sendo assim o bixim esquenta pra purrete.
Algo interessante que eu ja vi.
Fita de cobre...
Tipo 1mm / 3,5mm. O pessoal passa um papel isolante e enrola os trafos com estas fitas de cobre com 85% de pureza. Além de ficar com um acabamento muito bom a área de enrolamento em profundidade fica bem menor.
Expeguimenta.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Ago 2008 09:21

Boogiepop wa Warawanai ( ou seja lá o que for ),

O fato de estar usando uma cordalha de vários fios finos por condutor, significa que o projetista quis eliminar o efeito Skin, que ocorre para altas frequencias de comutação.

Se voce utilizar verniz mais fino, pode compensar isso com a injeção a vácuo do verniz, mas obviamente isso deve ser levado ao projetista para ter a concordancia dele. O risco final deve ser dele, e não do montador.

Sobre alternativas, já vi enrolamento feito com fitas, mas nunca entrei em detalhes para avaliar a vantagem e desvantagem disso, mas voce pode pesquizar a respeito.

E finalmente, isso mostra que, ou núcleo está pequeno, ou há mais enrolamentos que o carretel pode suportar. Verifica com o projetista se há como otimizar.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Ago 2008 10:51

Não seria o caso de adaptar a máquina de enrolar para trabalhar com diversos carretéis de fios em vez de um unico carretel :?:
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor RobL » 19 Ago 2008 19:16

Fios Litz.
Já vem trançado e são usados para alta freqüência.
RobL
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos