Linguagem para desenvoler aplicativos Linux / Windows

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor Jorge_Francisco » 20 Ago 2008 18:34

Sempre defendi o C e critiquei o Java, mas acho que foi um pouco radical, o Java tem sim a sua importancia, tem sim a sua perfomance e qualidade, acontece que nem sempre o programador assim o sabe fazer.

O BNDES por exemplo reestruturou todo o seu sistema com Java aqui no Rio, sem contar outras fundações de pesquisa que resolveram adotar a linguagem. Defendo o C por querer sempre muita velocidade do Hardware, mas se quisesse mais optaria pelo Assembler, troco a perfomance pela velocidade da programação.

Acho que tudo é uma questão de necessidade, mas existe sim uma linguagem que facilita o aprendizado de todas as outras, e na minha opnião é o C++.

Abraço.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Carlão » 21 Ago 2008 00:12

Pode parecer óbvio e já foi dito aqui antes, mas a melhor linguagem de programação é aquela que a gente domina. E, infelizmente, dominar uma nova linguagem que não se conhece, pode levar tempo, se for algo como C++ ou JAVA. São excelentes, mas se o cara aprendeu a programar em VB ou Delphi (no Windows), leva um certo tempo pra fazer coisas boas em C ou Java. E, no mundo comercial, as empresas nem sempre tem esse tempo pra esperar.

Pelo que tenho ouvido do mercado, o pessoal tá usando Java e .NET. Isso falando em desenvolvimento de sistemas, em empresas médias.
Carlão
Bit

Mensagempor chipselect » 21 Ago 2008 07:28

java emprega OO direto, e é algo que está se tornando rotina.

A diferença entre o paradigma OO e o "mundo real" é muito menor que a programação estruturada (C) e o "mundo real".

O Eclipse é considerado uma excelente ferramenta, e é de graça.

O protel é considerado muito bom, é pra windows...

O reaproveitamento de código (pregado em OO) é algo sólido, imprescindível hoje em dia, principalmente para grandes empresas (software houses). Sem isso, vc fica reinventando a roda e não sai do lugar.

Quem tem que fazer sistemas realmente grandes precisam do suporte que existe no java. Programar um "APLICATIVO servidor" para ter "escalabilidade" e segurança é mais fácil em C, C++ ou JAVA? No java vc pode usar JBOSS ou Glassfish(de graça) com as apis adequadas, daí vc tem todo gerenciamento de processos pronto.

Páginas web que usam CGI (com C/C++ ou outra linguagem nativa) já nem são usados mais, devido à complexidade de manter o sistema.

O SAP está mudando o ABAP para algo compativel com java, e é simplesmente o ERP mais avançado do mundo. E o ERP deles já empregam a tempos a arquitetura de web services.

O banco de dados ORACLE e o PostgreeSQL são banco de dados relacionais e também tem orientação a objetos. No Brasil ninguém usa direito os conceitos de OO nele, apenas uma coisa ou outra, mas tá lá.

Pra mim, quem acha que OO é modismo, tá por fora e na verdade é preguiça de aprender algo novo, só sabe programar ferramentas e códigos de sistema operacional. Eu posso estar errado, mas daí todos os meus professores estão, companhias como a IBM, SUN e muitas outras também estão... não é mesmo? Aliás, até os rumos da linguagem C (C++) estaria equivocado.

Óbvio que se a aplicação for para microcontroladores, orientação a objetos NÃO é recomendado.
chipselect
Word

Mensagempor Paulo » 21 Ago 2008 07:44

Concordo plenamente com o chipselect. Eu poderia dizer um monte de coisas aqui, mas acabaria citando os mesmo exemplos que ele.
As tecnologias evoluem, justamente para facilitar as coisas, para se ter algum benefício e a OO vem com esse propósito.
Acho que quem não concorda com isso é pq não domina o assunto e fica criticando sem possuir argumento consistentes.
Acredito que não devemos falar do que não sabemos.
A tendência é essa....(minha opinião).

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor joao » 21 Ago 2008 08:34

A discussão era para ver portabilidade entre linux e windows...
Calma lá!

Por enquanto, para quem quer se interessar sobre portabilidade completa, sendo que vc só precisa compilar no SO que vc está trabalhando e em C++ estes são os que eu sei que funcionam legal:
Wxwidgets(existe ferramentas GUI builder, como o C++builder, que é só arrastar e criar a sua tela, muito bom mesmo!!!)
GTK
Qt(se for comercial a parada, é pago)
Allegro

Já testei todos os 4 acima tanto no windows como no linux e se alguem precisar de ajuda, é só avisar.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor chipselect » 21 Ago 2008 09:49

bom, portabilidade é levado muito a sério em java, e isso ajuda muito.

Se for pra ficar restrito a Linux/Windows (32 bits), em plataformas x86, as soluções com c++ já citadas atendem muito bem.

Quanto mais mudar de plataforma e/ou versão de SO, as possibilidades de problemas de compatibilidades aumentam.

Tente ficar restrito também ao "padrão" POSIX. Sistemas operacionais como o MAC OS, Windows e naturalmente a maioria dos Unix comerciais tem a certificação POSIX. O Linux não tem mas é "compatível". Isso também ajudará na portabilidade.

Sugiro efetuar bastante testes no Vista, muita coisa mudou nele (agora trava mais).
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 21 Ago 2008 13:07

chipselect escreveu:java emprega OO direto, e é algo que está se tornando rotina.

sim, mas nao se deixe levar por isso. o mercado sempre nivela por baixo, veja o caso do windows no segmento de sistemas operacionais. eh obvio que uma grande massa de desenvolvedores totalmente leigos vao optar pela ferramenta mais simples e isso se traduz em java.

eu nao sou totalmente contra java, mas acho que java devia ser colocado em seu devido lugar: eh uma linguagem para iniciantes.

A diferença entre o paradigma OO e o "mundo real" é muito menor que a programação estruturada (C) e o "mundo real".

discordo, pq excepto pelos detalhes esteticos, conceitos de OO vc pode aplicar em qualquer linguagem. mas o que preocupa eh saber que se a maioria dos desenvolvedores opta por java pq nao tem capacidade ou vontade de aprender uma linguagem mais dificil, entao eles tambem nao vao ter capacidade ou vontade de aprender sobre a tecnologia e sistemas que irao trabalhar.

eh facil ilustrar isso: vc voaria em um aviao cujo sistema anti-colisao foi desenvolvido em java ? eu acho que se os caras nao tiveram interesse em aprender uma linguagem mais robusta, nao vao ter muito interesse em depurar o sistema ou sequer aprender muito sobre ele.

O Eclipse é considerado uma excelente ferramenta, e é de graça.

o eclipse eh grande, lento e facil de utilizar. acho que para os leigos que usam o visual c++ da microsoft eh realmente uma excelente opcao. eu francamente prefiro algo mais agil.

O protel é considerado muito bom, é pra windows...

o mentor eh considerado o melhor, eh pra unix.

O reaproveitamento de código (pregado em OO) é algo sólido, imprescindível hoje em dia, principalmente para grandes empresas (software houses). Sem isso, vc fica reinventando a roda e não sai do lugar.

imaginar que o reaproveitamento de codigo soh ocorre se vc utilizar OO eh no minimo falta de imaginacao.

Quem tem que fazer sistemas realmente grandes precisam do suporte que existe no java. Programar um "APLICATIVO servidor" para ter "escalabilidade" e segurança é mais fácil em C, C++ ou JAVA? No java vc pode usar JBOSS ou Glassfish(de graça) com as apis adequadas, daí vc tem todo gerenciamento de processos pronto.

eu nunca vi nada em java grande ou importante... bom, estamos falando de sistemas para aplicacoes criticas de mais de 1 milhao de linhas de codigo neh ? nunca vi, de fato estes dias calculei que 95% do codigo em um servidor tipico esta escrito em C e meros 5% em C++ (me assombrou descobrir que C++ esta avancando tanto).

Páginas web que usam CGI (com C/C++ ou outra linguagem nativa) já nem são usados mais, devido à complexidade de manter o sistema.

estranhamente o apache continua sendo escrito em C nao eh ?

O SAP está mudando o ABAP para algo compativel com java, e é simplesmente o ERP mais avançado do mundo. E o ERP deles já empregam a tempos a arquitetura de web services.

eles usam um web server escrito em java ?

O banco de dados ORACLE e o PostgreeSQL são banco de dados relacionais e também tem orientação a objetos. No Brasil ninguém usa direito os conceitos de OO nele, apenas uma coisa ou outra, mas tá lá.

demonstracao de que conceitos de OO podem ser empregados em qualquer lugar. jah vi por sinal um livro entitulado "assembler com OO".

Pra mim, quem acha que OO é modismo, tá por fora e na verdade é preguiça de aprender algo novo, só sabe programar ferramentas e códigos de sistema operacional. Eu posso estar errado, mas daí todos os meus professores estão, companhias como a IBM, SUN e muitas outras também estão... não é mesmo? Aliás, até os rumos da linguagem C (C++) estaria equivocado.

pois eh, no dia que a IBM e a SUN adotarem um sistema operacional em java a gente conversa. ateh lah vou continuar com minha preguica de aprender estas "novidades" ae.

Óbvio que se a aplicação for para microcontroladores, orientação a objetos NÃO é recomendado.

para vc nao dizer que sou chato e sempre discordo cegamente de tudo, eu concordo com vc (mas com restricoes).
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Ago 2008 13:14

concordo com vc!

as pessoas deviam testar as coisas antes de sairem falando bobagens, eu por exemplo costumo fazer benchmarks entre diferentes ferramentas para verificar se determinado problema nao pode ser melhor resolvido com outro conceito. normalmente a abordagem com OO se mostra uma abordagem bastante fraca nos testes.

ou seja, facam como eu: aprendam C e C++ e comecem a comparar, daih vcs vao ter bagagem para ter alguma opiniao sobre o assunto.

ok, estou encerrando minha participacao no topico antes que legioes de leigos terroristas pro-java comecem a explodir bombas na frente da minha casa :twisted:

Paulo escreveu:Concordo plenamente com o chipselect. Eu poderia dizer um monte de coisas aqui, mas acabaria citando os mesmo exemplos que ele.
As tecnologias evoluem, justamente para facilitar as coisas, para se ter algum benefício e a OO vem com esse propósito.
Acho que quem não concorda com isso é pq não domina o assunto e fica criticando sem possuir argumento consistentes.
Acredito que não devemos falar do que não sabemos.
A tendência é essa....(minha opinião).

Até +...
Paulo D.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 21 Ago 2008 14:15

eu nao sou totalmente contra java, mas acho que java devia ser colocado em seu devido lugar: eh uma linguagem para iniciantes.

Ah, se o Chun lê isso...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ivan » 21 Ago 2008 15:40

... eu nunca vi nada em java grande ou importante...

FYI, seguem 2(duas) aplicações de exemplo:

Será que a balança comercial brasileira é algo importante e/ou grande o suficiente? Será que é crítico para o país?
Os sites do Siscomex são todos escritos em Java!

LEIGOS???
2008 JavaOne Conference - Mapping Mars
http://java.sun.com/javaone/sf/2008/art ... ngmars.jsp

No fundo, esta discussão de qual linguagem é melhor não é nada produtiva. Já houveram outras discussões como esta aki no fórum e não levaram a nada.

De acôrdo com a música, cada um no seu quadrado.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 21 Ago 2008 17:09

BrOffice foi escrito em Java;
LimeWire foi escrito em Java;

Sem contar outros programas, isso porque já falei que TODOS os sistemas do BNDES agora são em Java.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Paulo » 21 Ago 2008 17:21

Acredito que o Marcelo está um pouco equivocado, dizendo que Java é uma linguagem para leigos, talvez se ele estudasse um pouco mais sobre o assunto teria uma opinião diferente.
Por exemplo, se ele estudasse a arquitetura J2EE para sistemas distribuídos, veria que as coisas não são assim tão simples e sem utilidade.
Iniciei desenvolvendo em Assembly e depois passei para C e sou fã dessa linguagem, na minha opinião é uma das melhores linguagens para se desenvolver se não a melhor. Depois desenvolvi muito tempo em C++. Hoje utilizo Java para desenvolver aplicativos desktop.
Acredito que todas essas linguagens são muito boas, cada uma com suas particularidades. Cada caso é uma caso e deve ser analisado qual a melhor linguagem para aquele determinado projeto, não deve ser dito que uma linguagem é ruim ou que não inutilidade ou que é para leigos, se fosse assim não haveria o porque dela existir e ser tão utilizada.
Minha opinião.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 21 Ago 2008 19:04

essa do siscomex foi uma piada neh ? :)

http://www.guj.com.br/posts/list/27933.java

nota que interessante, os caras tem problemas para rodar um simples emulador de terminal 3270 que foi feito em java! mas perae, eh soh um simples emulador de terminal ?! claro, as aplicacoes criticas rodam no mainframe, ninguem seria idiota a ponto de colocar algo critico rodando na maquina do cliente e ainda por cima rodando em java. se o putty, por exemplo, suportasse emulacao 3270 como suporta emulacao vt220 vc poderia usar ele.

sobre o JMARS nem vou comentar, a telinha do windows jah indica que eh soh um front-end para usuarios leigos. deve ter ateh versao para travar celular! pensando bem, talvez eles tenham usado java em espaconaves como a challenger, columbia, apollo 13, etc. vou pesquisar melhor sobre o assunto antes de emitir minhas opinioes erroneas da proxima vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Ago 2008 19:17

Jorge_Francisco escreveu:BrOffice foi escrito em Java;
LimeWire foi escrito em Java;

Sem contar outros programas, isso porque já falei que TODOS os sistemas do BNDES agora são em Java.

broffice ? lenda urbana:

Java is required for complete OpenOffice.org functionality. Java is mainly required for the HSQLDB database engine (used by our database product Base) and to make use of accessibility and assistive technologies. Furthermore some wizards rely on Java technology. If you do not require these features, then you do not need to have Java installed for running OpenOffice.org.

limewire nunca vi, mas a wikipedia diz q eh um software para pirataria feito em java, enfim, nao eh aplicacao seria.

como 2 dos 3 exemplos nao foram convincentes, nem vou pesquisar sobre o bndes, nao quero ter mais decepcoes com o pessoal do forum :/
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Ago 2008 19:21

eu lembro bem do J2EE, mas francamente nunca usei. lembro da dor de cabeca de fazer ele rodar no servidor que cedi para um amigo do dos 1.5GB de memoria que ele consumia quando estava em operacao. a aplicacao em si era bastante ridicula, provavelmente teria 45KB se fosse feita em C, mas estranhamente consumia 1.5GB.

mas tem seu sentido de existir e fazer sucesso: o cara desenvolve com meia duzia de linhas. me lembra arquivos de configuracao em xml, era tao facil o cara fazer um arquivo texto parametro = valor, mas ele vai lahe faz em xml. tem explicacao ? nao. mas os caras curtem, sei lah, devem ser malucos ou burros... afinal a inteligencia nao eh algo ao alcance de todos.

Paulo escreveu:Acredito que o Marcelo está um pouco equivocado, dizendo que Java é uma linguagem para leigos, talvez se ele estudasse um pouco mais sobre o assunto teria uma opinião diferente.
Por exemplo, se ele estudasse a arquitetura J2EE para sistemas distribuídos, veria que as coisas não são assim tão simples e sem utilidade.
Iniciei desenvolvendo em Assembly e depois passei para C e sou fã dessa linguagem, na minha opinião é uma das melhores linguagens para se desenvolver se não a melhor. Depois desenvolvi muito tempo em C++. Hoje utilizo Java para desenvolver aplicativos desktop.
Acredito que todas essas linguagens são muito boas, cada uma com suas particularidades. Cada caso é uma caso e deve ser analisado qual a melhor linguagem para aquele determinado projeto, não deve ser dito que uma linguagem é ruim ou que não inutilidade ou que é para leigos, se fosse assim não haveria o porque dela existir e ser tão utilizada.
Minha opinião.

Até +...
Paulo D.
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )