Iae gente. Fiz mais umas coisas baseado nos exemplos do Fabim.
Como eu já tinha comentado, eu vou ter que acionar 10 reles e receber sinal de 8 sensores com o pic pra meu projeto de fim de ano. O problema é que os sensores são 24V.. e tenho dúvidas de como limitar essa tensão nas entradas do uC. Meu professor me deu uma mão e disse que é melhor eu usar divisores de tensão. A minha dúvida é na hora de dimensionar os resistores - ele até me mostrou as fórmulas mas eu teimo em não entender
Eu queria que vcs dessem uma bizoiada aqui nuns esqueminhas que eu esbocei no paint:
primeiro as entradas: (esse circuito eu já fiz pensando como ficará na PCB, mais embaixo tá ele redesenhado pra entender melhor)
Minha duvida alí é quanto ao valor dos resistores.. Eu sempre tive dúvidas na hora de deduzir as fórmulas queria que vcs me dessem uma mão com isso. Meu professor deduziu elas pra mim mas eu queria muito aprender isso de uma vez pra não deixar isso pra ultima hora...
Redesenhando o circuito dos divisores de tensão de cada entrada, ficaria assim:
com a lei de Ohm:
It=Vr2/r2 -> Vpic/R1=Vsinal/R2+R1
Pergunta 1:
eu aprendi resolver "chutando" uns valores para R1 e R2. Chutei 10k pros dois e o resultado é 3,6mA como sendo Itotal. Esse Itotal, vai para o PIC também? ou seja, se a limitação segundo o sheet do 877 pra cada pino é 50mA, eu teria ainda 46,4mA naquele pino? (se estiver errado o cálculo, por favor me corrijam)
agora as saídas:
Alí vcs podem ver como no anterior, um esquema de como ficarao os componentes na PCB depois de pronto (novamente, qualquer sugestão é bem-vinda

)
agora redesenhando os divisores de tensão:
aqui estou usando os valores dos resistores como especificado no link do meu post anterior que mostra um "padrão" de circuito driver para relés.
Pergunta 2:
Só pra garantir que vcs entenderam minha maior dúvida: Está certo o dimensionamento dos resistores nas entradas e saídas?
Pergunta 3:
A tensão que vir dos sensores (que é de 24V) deve chegar nas entradas do PIC como sendo 5V ??
Brigado pela atenção!