Linguagem para desenvoler aplicativos Linux / Windows

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor msamsoniuk » 04 Set 2008 00:35

ivan escreveu:Para o q vc considera uma "linguagem de segunda mão" ela está em:

- Um dos maiores faturamentos do mundo: balança comercial brasileira com Siscomex exportação.

- Uma das maiores distribuições de software do planeta. IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física - versão Java, o IRPF(Java e não Java) tem +- 9 milhões de downloads/ano. Depois eu obtenho a quantidade da versão Java.

hahaha se vc estiver citando "maior faturamento do mundo" no aspecto de cobranca ilegal e abusiva de impostos, sim, eh pura verdade! eh pena java colabolar com esse regime de servidao imposto aos brasileiros!

sem falar que tudo que eh feito pelo governo eh feio, lento e de mau gosto... p*ta que p*riu, pelo imenso preco que nos custa em impostos, os caras podiam fazer algo bonito e bem feito alguma vez na vida! :)

- E a NASA a usa em um dos seus projetos com maiores repercussões científicas.
"... the most amazing network "video game" in history."

(campo em que o C era absoluto até pouco tempo, exploração espacial.)

C nunca foi forte em websites, acho que a java esta no caminho certo. felizmente eles mantem tudo em C nos rovers, landers e orbiters. as listas de tasks onboard no computador dos rovers spirit e opportunity nao mentem: nao existe JVM rodando em nenhum deles! :)

Por isso eu usei o termo "guardei pro final" pq o meu intento, desde o início, foi de apenas o abrir o leque de opçõe$, etc, etc, etc... mostrando as várias plataformas em q se pode usar o Java.
Ah! O link com a entrevista do James Gosling eu já conhecia a muito tempo...

pois eh, eu ateh tentei usar java por causa dessa questao de portabilidade, mas as pessoas do forum acabaram me desencorajando, falaram que nao iria funcionar ou que iria ter que fazer 1000 versoes diferentes... ainda nao entendo bem como eh essa tal "portabilidade" hehehe

Desculpe as brincadeiras.

desculpo nada! vou cultivar odios pelo resto da vida! =D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 04 Set 2008 01:48

Java é portável... um software para celulares escrito em java (cldc 1.0 e midp 1.0) roda em qualquer celular que suporte java, desde que obedeça as restrições de plataforma, basta gerar os arquivos para os padrões do j2me (tela colorida ou cinza, tipo de teclado de celular ou qwert) sem nenhuma alteração no código fonte. Este mesmo software roda em qualquer simulador que emule a plataforma citada ou dispositivo que seja compatível com j2me (cldc).

Java (em toda sua ideologia) pra microcontrolador não dá, não foi feito pra isso. Impossível rodar bytecode java (plataforma j2me) em um PIC16F84, só compilando pra código nativo e rezar pra memória do pic ser suficiente, mas daí não seria mais java.

O problema do java é acessar dispositivos legados, como a RS232... coisa que já sumiu nos computadores novos, só existe via gambiarra de adaptador usb/serial. No caso da RS232, o código java em si ainda é portável, só muda o que tem que ir junto, as bibliotecas e arquivos adicionais do framework RxTx por exemplo, que são dependentes da plataforma, tudo isso desde que observadas as boas práticas de programação (o cara que deixa "COM1" ou "/dev/ttys0" no código fonte é uma anta, tem rotinas para pegar essa lista de portas em runtime). Isso no J2SE, porque no J2ME, coisas como a RS232 é um abacaxi sem tamanho, já que não há uma padronização entre fabricantes e muitos frameworks do java não estão disponíveis nestes ambientes.

Eu não entendi o porque de 1000 versões do software (é em j2me?)... se for na j2se, seria uma versão para cada plataforma, onde as mudanças são apenas no "instalador", que carregaria as bibliotecas de código nativo e alguma configuração ou pacote específico da plataforma, isso considerando que esteja sendo utilizado algum framework com arquivos específicos para cada plataforma.

Citar que o java é inviável por ser lento e/ou comer memória demais é coerente, mas portabilidade não tem pra ele não. Uma coisa que é comum eu fazer, é trocar alguns arquivos .class em um servidor, algumas vezes com o aplicativo rodando... sem me preocupar se eu progamei no linux e o servidor é windows, ou vice-versa, só tem que ser coerente com a versão do java.
chipselect
Word

Mensagempor ivan » 05 Set 2008 18:52

A portabilidade é a nivel de bytecode. A aplicação escrita pelo desenvolvedor, excetuando a GUI, de um modo geral, pode ser integralmente aproveitada em outro ambiente(midleware), seja ele qual for.

Quanto as 1000 versões, no caso de desenvolvimento desktop, acrescentando ao q chipselect escreveu, no seu instalador deve ir junto o JRE - Java Run-time Enviroment específico para a plataforma para a qual a sua aplicação se destina. Quando o Windows começou tb era algo aproximado, pois distribuia-se várias Dlls para as diferentes versões de ruindows.
No desenvolvimento web manda-se somente a aplicação para ser atualizada no servidor e este a atualiza sem nem mesmo a necessidade de parar a aplicação ou servidor em si.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor jeanfernandes » 06 Mar 2010 21:54

Alguem aqui usa o QTCreator ?

Manda uma MP pra mim...valews...
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Anterior

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )