Ignorante no urtimo...

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Mensagempor msamsoniuk » 10 Set 2008 01:43

pois eh...eu nao usava muito! periodicamente eu oferecia um curso de DSPs em algumas faculdades por aqui, onde mostrava alguns filtrinhos basicos em linguagem C. fora isso eu nao mexia muito com DSPs, pq onde eu trabalho a maioria dos DSPs usa firmware comercial desenvolvido externamente. porem meu chefe acabou descobrindo que eu dava aula e acabei escalado para trabalhar no firmware de sinalizacao telefonica. o DSP anterior foi descontinuado pelo fabricante e o firmware comercial nao pode ser reutilizado, entao alguem tem q fazer um firmware para o novo DSP... acho que sobrou pra mim! :P
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 10 Set 2008 08:44

Os equipamentos nossos (balanças - importadas) utilizaram DSPs por algum tempo (TMS320), creio que alguém da Engenharia de lá achou que os DSPs seriam a ferramenta certa para melhorar a performance dos equipamentos.

Porem mais recentemente chegaram a conclusão de que não era necessário tudo isso, o consumo era alto e gerava muito calor, então desde o final do ano passado as placas estão vindo com o MSP430.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 10 Set 2008 13:02

E eu não inteduuuu porki as balanças são tão carassss
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor brasilma » 10 Set 2008 18:34

Cara, não sei o que vc sabe sobre o preço de balanças, mas a bem pouco tempo, uma Analítica importada custava mais de 10K.

Hoje é possivel comprar uma por uns 2800.

Porem não existe nenhum fabricante Nacional, vários já tentaram mas nunca conseguiram fazer nada que prestasse.

O problema é que quando se começa caminhar rumo aos limites da técnologia, a coisa pega.

Uma balança desse tipo trabalha internamente com 20 milhões de divisões, com uma excursão de sinal de +/- 2,5V isso representa 250nV.

Com isto todos os componentes da placa devem ser muito estáveis em temperatura - resistores, osciladores, capacitores com 1ppm de variação térmica - isto nem se encontra aqui no Brasil para comprar.

Já na parte mecânica, existem muitos segredos, detalhes que se eu contar tem gente que nem vai acreditar, são descobertas importantes que foram sendo verificadas a custa de muita pesquisa, e que não se encontra em nenhum livro.

Teóricamente é simples, mas tenta fazer.

Se conseguir fazer, tenta conseguir homologação, com imunidade irradiada de 10V/m, descargas eletrostáticas de 8000V, estabilidade térmica.
brasilma
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 10 Set 2008 19:15

Eu me referi, não a uma Balança Analítica, mas a comercial, com resolução de 5 gramas. Porque tão cara ?

Já sei que vão dizer que é porque é "tarada" e "rouba" no preço rsrsrsr
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 10 Set 2008 21:38, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor brasilma » 10 Set 2008 21:03

Essas eu já acho muito baratas eu não faria para vender pelo preço que praticam, esse mercado é muito prostituído.

Uma balança comercial homologada de balcão (essas que vcs vêem em padaria, açougue, supermercado) é vendida para revenda por 400 pila.
brasilma
Dword

Anterior

Voltar para AVR