Mensagem em LED usando 1 so coluna

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor phophollety » 01 Jul 2007 02:22

geraldomelo escreveu:Então pessoal , mas eu acho que oque o Icaro51 quer dizer , é que a barra de leds não se movimenta , mas sim a nossa cabeça ou olho ...

tbm não tenho idéia de que possa ser .. também queria montar um brinquedinho desses

abraços

Geraldo

Tava pensando...

Imagem

Fiz uma média e se você girar o seu braço em torno do seu próprio eixo dá em torno de 80rev/min ou 1,33333 rev/s ou 1,333 Hz o que dá 750ms....

Mas pegando 90º que é o que o carinha mecheu com o brinquedo (ou até menos) dá algo em torno de 187ms

Imagem

Considerando que todos o caractéres (baseando na tabela de dados de do HD44780 que usa matriz de 5*7) tem 5 linhas, uma linha para cada linha, digamos assim.. e mais um de cada espaço...

Mas por segurança eu dobraria tudo pelo menos...

Entao fica (5 * 5 + 4 * 1) * 2 = 58 linhas...

se tem 187ms e 58 eventos, cada enveto durará 3.22ms. eu tentaria essa taxa..não sei se a minha teoria procede.. mas é algo a se tentar....
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor icaro51 » 02 Jul 2007 06:21

Pessoal tive problemas com a net por isso fiquei um tempo fora do ar.
Vamos la, so para esclarecer alguns pontos. A barra nao se meche ela fica parada ao primeiro olhar parace uma coluna de leds mas quando voce se vira para olhar outra coisa aparece uma msg.
Dei uma avancada nos testes e o melhor resultado que encontrei foi por volta de .75ms, outra coisa que eu mudei foi dar um intervalo maior entre repeticao, estou usando 2ms e aumentei o tempo entre letras para 1,5ms.
O problema agora e que eu consigo ver algumas letras mas nao a palavra inteira.
O programa esta implementado com comunicacao serial entrao eu posso alterar os valores do delay via PC, achei melhor que um botao pq eu posso pelar varios valores e mudar varios parametros.
Se eu avancar mais posto resultados.
icaro51
Byte

Mensagempor geraldomelo » 13 Ago 2007 18:30

E ai Icaro , como está o projeto ?

abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor LUCK » 14 Ago 2007 00:33

Esse projeto do display com uma barra de led movida pela mão utiliza acelerômetro pra retroalimentar o sistema. Dessa forma ele sabe a velocidade da barra e calcula o tempo do acendimento dos leds em tempo real... Tem projeto desses na net.

O do propeller clock é diferente... nele o sistema é retroalimentado a cada revolução pelo simples corte de um feixe de luz (LED e Fototransistor)
LUCK
Byte

Mensagempor geraldomelo » 03 Dez 2007 04:05

E ai Icaro51 ... não deu mais noticias sobre o projeto ??? qq aconteceu ?? deu certo ? Estava querendo montar um desse também ... dá um alô aqui ... vamos tentar botar isso pra funcionar .. será que não tem mais que uma barra de leds lado a lado não ?? pelo menos duas ou três ... vc que viu o negócio funcionando , deu pra reparar se é uma barrinha só ??

abs

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor sopa » 21 Mai 2008 09:10

Ontem eu terminei de montar a minha versão do propeller clock.
o fonte foi escrito em C mesmo (assembler é osso.. rsrsrsrs)
Ele ainda está alojado numa centrífuga (não achei nada melhor para faze-lo rodar.. rsrsrsrsrsrrrs)

tá aí o vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=Z0s-6wRSM7I
Abraços
sopa
Bit

propeller clock

Mensagempor asmoreti » 10 Set 2008 12:29

boa tarde,
teria como contatar você sobre este projeto?
pois minhas tentativas de montagen não tiveram sucesso

obrigado
asmoreti

Mensagempor geraldomelo » 11 Set 2008 04:30

E ai Icaro51 ??? Sumiu .... este post eh antigo , mas aproveitando que ressurgiu , cadê vc ?? e o seu projeto da barra de leds (fixa) .. vc disse que ia postar os resultados ??? vc conseguiu alguma coisa ?? ou ficou como esta mesmo .... até hj tenho interesse em montar uma tbm (fixa) ..

dá um hello ai , cd vc ????

abs

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 11 Set 2008 08:23

LUCK escreveu:O do propeller clock é diferente... nele o sistema é retroalimentado a cada revolução pelo simples corte de um feixe de luz (LED e Fototransistor)

O sistema é sincronizado pelo foto acoplador.

Mas, o da barra creio eu que precisa é LED com bastante intensidade e pulso bem rápido, igual a um micro flash , a retina é que irá reter cada posição.
Se assim for LED Branco tem bastante brilho.
vlw?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Re: propeller clock

Mensagempor sopa » 11 Set 2008 09:26

asmoreti escreveu:boa tarde,
teria como contatar você sobre este projeto?
pois minhas tentativas de montagen não tiveram sucesso

obrigado

se vc estiver se referindo a mim, pode me mandar email em gabriel.s.gomes (arroba) gmail ponto com

Abraços
sopa
Bit

Mensagempor fabio_pic » 11 Set 2008 09:49

Icaro51,

Já visitei alguns sites referentes ao assunto e achei as idéias bastante interessantes. Quando puder farei um reloginho giratório desses pra mim.
Tenho um pouco de experiência na área de "imagens por segundo" e acho que pode estar faltando sincronismo na movimentação. Colocar um sensor informando quando o movimento começou seria bastante interessante. Com isso você não teria problemas como ler a frase da "trás pra frente", por exemplo, entendeu?
Quanto ao sensor não sei qual seria melhor. Aí a gelara do ASM51 vai ajudar com certeza.
O guest2003 sugeriu 25FPS. Este valor é um bom começo para a experiência. Pode-se usar também 30FPS ou até 60FPS sem problemas. Neste caso, 1FPS pode ser entendido como 1 passada da barra de leds da esquerda pra direita.

Abraços,
Fábio.
fabio_pic
Nibble

Mensagempor EvandrPic » 29 Ago 2012 23:26

Bem bolado... mais prático de fazer que o Propeller clock...
Digital POV Clock on Hard Drive Platter
http://www.youtube.com/watch?v=kPdYpST_yoE
EvandrPic
Dword

Mensagempor brasilma » 30 Ago 2012 10:22

Eu tenho um ventiladorzinho com esse sistema, comprei por uns 10 pila com o nome "manda mensagem", é esse ai: http://mais.uol.com.br/view/7xs1lwylj7m ... A6?types=A

Para carros tem alguns que exibem até filmes como este: http://www.youtube.com/watch?v=fwO55XSSUFA
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor EvandrPic » 30 Ago 2012 10:54

Brasilma, conheço o Propeller Clock há uns 12 anos mas, como eu disse, a vantagem deste que indiquei é que os LEDs ficam parados, tornando mais fácil a montagem... Além disso, os números (caracteres) ficam na forma como foram "impressos" no disco.

Estes que você colocou seguem o mesmo princípio do Propeller clock que, salvo engano, foi idealizado por Bob Blick. Pelo menos a maioria das páginas na net se referem a ele como o pioneiro.

http://bobblick.com/techref/projects/pr ... clock.html

brasilma escreveu:Eu tenho um ventiladorzinho com esse sistema, comprei por uns 10 pila com o nome "manda mensagem", é esse ai: http://mais.uol.com.br/view/7xs1lwylj7m ... A6?types=A

Para carros tem alguns que exibem até filmes como este: http://www.youtube.com/watch?v=fwO55XSSUFA
EvandrPic
Dword

Mensagempor barboza » 30 Ago 2012 23:12

Já vi um relógio e identificador de chamadas (bina) com este conceito e é realmente bem bacana!!!!

Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

AnteriorPróximo

Voltar para PIC