Sensor nivel de agua maquina lavar roupa

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor Nightcrawler » 22 Nov 2006 21:35

Bottino, o motor do tanquinho, é tranquilo de fazer o acionamento, mas tava falando de um modo geral.
Então, o acionamento pode/deve ser feito por triacs.
E a mudança de velocidade, como é feita???
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor R.B.Sanchez » 22 Nov 2006 22:40

Boa noite.
Para inverter o sentido de rotação do motor tanto faz trabalhar com tiristores como contatoras, a vantagem das contatoras é visível no ambiente comercial ou industrial, porém você deve tomar cuidado quanto as picos de energia que este motor irá gerar ao circuito e a rede elétrica.
No caso da redução, em algumas máquinas, geralmente as menores e modernas, encontra-se sistemas eletrônicos, porém na maioria ainda é utilizado o sistema mecânico (polias, correias, redutores...).
Para o tanquinho, é mais viável adaptá-lo para um controle eletrônico de velocidade, mesmo porque ao se controlar o processo de lavagem, o batimento, a pré-centrifugação e a centrifução dependem de velocidades diferentes.

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2006 10:59

Sobre o motor da lavadora, entre os enrolamentos ( direita/esquerda ), há um capacitor, se nao me engano, de polipropileno; nao sei qual a funcao dele, mas deve ser para a partida.

Sobre a roupa 'embrulhar', as pás pelo menos da máquina Brastemp, tem um formato em parafuso, que faz o fluxo da água sempre subir. É semelhante à uma hélice. Outro detalhe, é que tem um sistema mecanico de travamento que impede que essas pás girem no sentido inverso, assegurando o sentido do fluxo da agua pra cima, como dito acima.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 23 Nov 2006 11:53

Exatamente André, motores monofásicos precisam de uma bobina auxiliar de partida.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2006 15:21

é isso mesmo, é um circuito LC....

Bom, vou dar uma colher de chá procês : Vou postar aqui o esquema eletrico da maquina que usei para fazer a placa da Brastemp.

http://www.teprom.eng.br/arquivos/TiraMancha.pdf

+++
Editado pela última vez por andre_luis em 24 Nov 2006 09:53, em um total de 3 vezes.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 23 Nov 2006 16:12

Melhor aumentar o tamanho da colher, acho que não está cabendo, rs, rs
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2006 16:29

Se alguem quizer se oferecer para disponibilizar, envio por E-mail....acho que meu domínio está com problema....

---

CORRIGIDO...Os Spans haviam estourado o limite de capacidade de armazenamento do meu website...
andre_luis
Dword

Mensagempor BOTTINO » 23 Nov 2006 17:09

Nightcrawler escreveu:Bottino, o motor do tanquinho, é tranquilo de fazer o acionamento, mas tava falando de um modo geral.
Então, o acionamento pode/deve ser feito por triacs.
E a mudança de velocidade, como é feita???

Mudança de velocidade ? as máquinas que conheço o motor só tem uma velocidade. Para mudar a velocidade pode ser com inversão de frequência... mais isso é outro papo...
não precisa variar a velocidade senão o circuito vai ficar complexo...
As máquinas de lavar usam um capacitor de 45uF/ 250Vac para as máquinas de 127v ....esse capacitor fica em paralelo com os fios que seriam acionados para o motor rodar no sentido horário e anti-horário. tem uma bobina também que fica em série com o capacitor essa bobina é feita com o próprio fio do chicote, é fio mesmo enrolado só não sei quantos Henrys. Agora a função desses caras eu não sei ...motores não é minha praia...
BOTTINO
Nibble

Mensagempor BOTTINO » 23 Nov 2006 17:20

Desculpe, bobina não, o certo é indutor em paralelo com o capacitor.
BOTTINO
Nibble

Mensagempor BOTTINO » 23 Nov 2006 17:23

Caramba...!!! o indutor é em série com o capacitor...mais uma vez desculpe...!
BOTTINO
Nibble

Mensagempor R.B.Sanchez » 23 Nov 2006 23:32

Boa noite.
Uma função para este capacitor acoplado em paralelo ao motor é a de definir um sentido de rotação, de modo que sem este, ao acionar o motr seu sentido de rotação pode se tornar impreciso (horário ou anti horário, dependendo para qual este tender a romper a inércia inicial, ou seja, este capacitor fixa o sentido de rotação imposto pela maneira como estarão ligados os enrolamentos (bobinas).

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor andre_luis » 24 Nov 2006 09:37

BOTTINO escreveu:Mudança de velocidade ? as máquinas que conheço o motor só tem uma velocidade.

Na verdade, a Brastemp realiza uma jogada com os Triac's durante a operacao de lavagem de roupa 'delicada', que nao se trata exatamente de um controle linear, mas acionamentos sucessivos de curta duracao, de modo que o resultado final passa a ser um batimento da roupa menos violento.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 24 Nov 2006 12:44

andre_teprom, fazendo isso, vc recorta a onda deixando e tensão RMS "menor", é isso?
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor andre_luis » 24 Nov 2006 13:51

Olha, Existem 2 tipos de movimentos p/ roupas delicadas : Pulsado e normal. O normal trata-se do funcionamento igual a roupa normal, porém com uma duracao um pouco menor do que para as roupas normais.

Já o pulsado é como se essa rotacao fosse picotada em vários pulsos menores.

No meu caso pessoalmente, nao controlei a fase de conducao do triac, mas apenas o tempo que o opto-acoplador o acionava. Nao sei se isso é o mais indicado para acionamento de motor, mas foi o que fiz, e a placa nao reclamou.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 24 Nov 2006 15:27

andre_teprom escreveu:No meu caso pessoalmente, nao controlei a fase de conducao do triac, mas apenas o tempo que o opto-acoplador o acionava. Nao sei se isso é o mais indicado para acionamento de motor, mas foi o que fiz, e a placa nao reclamou.

Isso fez com q o motor girasse mais lento, certo? E não teve problema de perda de torque ou aqueçimento do mesmo?
Diego
Nightcrawler
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos