atmega & termopar

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

atmega & termopar

Mensagempor ze » 18 Set 2008 17:25

olá. gostaria da sua opnião relação a um projeto (idéia) com o atmega16l8 pra ler sinal de termopar tipo j. vi no seu datasheet que tem um estágio de ganho interno de 200x. Veja a minha divagação (viagem): Caso eu aplique o sinal (~50uV/ºC) do termopar neste pino e o de junta fria devidamente convertido pra 50uV/ºC em outro pino tenho a chance de sucesso? ao final deste estágio terei(ia) ~10mV/ºC na entrada do ad ja com a compensacao. Voce pode rabiscar mentalmente isto? Isto faz algum sentido técnico? Com este artifício é teoricamnte possível dispensar os ampops externos? Com analógicos o bixo pega pro meu lado.
Na verdade já temos produtos com pic18f (U$5,38) mas quando vi este atmega (U$2,59) quase tive um orgasmo técnico e financeiro! Muito + memória & recursos do que o pic!
Se puxar o saco ajudar, agradeço aos profissionais/professores/estudantes/curiosos que dedicam parte importante de seu precioso insights/tempo/conhecimento/chutes a fim de fazer deste, um micromundo melhor pra se trabalhar.
abs
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 18 Set 2008 18:11

Se é prá parpitar, vamos lá.

NUNCA utilisei um AD com um sinal de entrada tão pequeno, isto é similar a tentar ler o sinal de uma célula de carga direto.

Vai ter de usar uma referência externa (para o AD) de 10mV.

Creio eu que o sistema não vai ficar muito estável.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 18 Set 2008 22:30

É difícil, nunca ouví ou lí algo para esta aplicação, por que:

Esses estágios com ganho são exatamente para expandir a faixa dinâmica do ADC, a fim de não necessitar uma tensão de referência muito baixa, podendo-se usar um sinal bem pequeno na entrada. Mas esta técnica supõe que esses sinais pequenos são locais ou já tratados. Aí está o problema, para o termopar.

Dependendo da faixa de temperatura a medir é possível. Uma variação de 100*C lhe dará em torno de 1V, ou seja, 50uV x 100 x 200. Por este lado, tudo bem.

Pelo fato do termopar ter baixa impedância, ajuda muito, pois este estágio não é um amplificador de instrumentação, com as características deste na entrada (rejeição em modo comum e difencial alta).

Possivelmente, funcione satisfatoriamente, com um comprimento bem pequeno do termopar(ruído), o que o tornará pouco útil. Certamente funcionaria bem com o termpora aplicado nas leads do chip, ou seja, com 20mm no máximo e com plano de terra!!!

O offset tem solução por software.

Se a idéia for para uma aplicação sem exatidão em ambiente propício dá para tentar.
RobL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 19 Set 2008 07:06

A relação sinal/ruido da entrada do AD diretamente iria ficar comprometida.
Voce tem que pensar que o ruido tem uma componente constante e outra que varia em função de n coisas.
Se a constante for maior que a precisão do seu sistema então é ela que limita a precisão.
Edosn
EDSONCAN
Word

Mensagempor ze » 19 Set 2008 07:40

agradeço aos nobres colegas por vossa opinião profissional e intelectual e também às eventuais futuras opiniões por antecipação
tenham uma ótima 6ª
ze
Dword

Voltar para AVR