MSP430 + Hard Disk

Software e Hardware para uC Texas

Moderadores: andre_luis, 51

MSP430 + Hard Disk

Mensagempor henriquethiesen » 14 Out 2006 18:15

Olá amigos, inaugurando post no Texas

Seguinte: Estou montando um MP3 Player, usando o MSP430F149 com o decoder VS1001k. Quero usar um HD pra armazenar as músicas, e aí tem o problema do mundo de 3,3V do microcontrolador com os 5V do HD. Estive olhando o padrão ATA-3 (http://www.t13.org/project/d2008r7b-ATA-3.pdf) e encontrei os dados:

ViH Voltage input high Min 2.0 V D.C.
ViL Voltage input low Max 0.8 V D.C.

Se bem entendi, significa que com no mínimo 2V reconhece com nível alto e com no máximo de 0,8V nivel baixo. Será que é isso mesmo? Alguém já fez essa interface do MSP430 com HD?

Eu estava desenhando uma placa pra fazer uns testes e estava afim de colocar um 74HCT245 no bus de dados, agora se essa informação do padrão ATA confere iria facilitar meu trabalho.

Todos projetos que eu vi usam microcontroladores de 5V, mas eu gosto do MSP e tenho alguns aqui em casa e queria tirar a umidade deles, hehe.

Até mais
Henrique Thiesen
henriquethiesen
Nibble
 
Mensagens: 50
Registrado em: 12 Out 2006 14:10

Mensagempor Nightcrawler » 14 Out 2006 20:00

Henrique, pareçe que os I/Os da interface do HD são compativeis com 3.3V, mas os I/Os do MSP não são tolerantes as 5V. Uma maneira simples de deixar compativel é vc colocar um resistor de 4K7 em cada pino de interface entre o HD e o MSP.
Eu fiz isso para interfacear o MSP com display's lcd.
Diego
Avatar do usuário
Nightcrawler
Byte
 
Mensagens: 450
Registrado em: 11 Out 2006 14:20
Localização: Santa Maria - RS

Mensagempor msamsoniuk » 15 Out 2006 01:34

na duvida, eu indicaria para vc dar uma olhada no 74LCX16245, eh uma versao 16 bits do 74245, opera com 3.3V e tolera 5V. assim vc nao precisa se preocupar tanto com o tipo de unidade ATA que vai utilizar no seu projeto.
Avatar do usuário
msamsoniuk
Dword
 
Mensagens: 2935
Registrado em: 13 Out 2006 18:04

Mensagempor KrafT » 15 Out 2006 10:52

É sempre bom ligar qualquer mídia/placa removível através de um buffer ou alguma proteção eficiente.

Eu que trabalho com sistemas modulares, sei o que os usuários conseguem fazer com um simples conector, hehe...

Trocar um 245 é mais simples e barato do que trocar um MCU...
Avatar do usuário
KrafT
Dword
 
Mensagens: 2228
Registrado em: 11 Out 2006 14:15
Localização: Blumenau -SC

Mensagempor henriquethiesen » 15 Out 2006 16:57

É Nightcrawler, seria a mesma idéia de como estamos acostumados a fazer a interface com os LCD, os resistor estão lá, e pra desencargo de conciência vou deixar lugar pro 245, assim se não funcionar sem o buffer eu ainda tenho como testar.
Marcelo, sua sugestão é boa pra quando eu fazer a placa final poupar espaço caso precise dos buffer.
Kraft, o projeto é pra mim mesmo, eu penso em colocar o HD fixo e fazer uma interface USB com um daqueles FTDI pra carregar os dados.

Quando eu montar a interface posto aqui os resultados, apesar que não sei pra quando vai ser porque daqui em diante tenho muitas provas na faculdade.

Valeu, até mais
Henrique Thiesen
henriquethiesen
Nibble
 
Mensagens: 50
Registrado em: 12 Out 2006 14:10


Voltar para Texas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

x