Discadora DTMF

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Mensagempor fabim » 21 Out 2008 13:21

com o enlace fechado, a resistência deve ser menor ou igual a 400 Ω, medida na condição de
corrente de enlace de 20 mA e na máxima corrente de enlace possível. Este item não é aplicável ao
terminal que tenha a função exclusiva de identificar o acesso chamador;

II – na faixa de freqüência de 300 Hz a 3400 Hz, o módulo da impedância deve ser maior ou igual a
10 kΩ, medido com tensão de 0,388 Vef (-6 dBm em 600 Ω).

De onde tirou estas expecificações ?!

rs

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor barboza » 21 Out 2008 13:31

fabim escreveu:
De onde tirou estas expecificações ?!

rs

Fabim

ANATEL
RESOLUÇÃO No 473, DE 27 DE JULHO DE 2007
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor fabim » 21 Out 2008 13:34

manda o link pra eu me atualizar para os novos enlaces..
Dei um break, na atualização..

Tenho as especificações francesas, de 98,99,2002.

Da anatel num tenho ainda.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor barboza » 21 Out 2008 13:35

fabim escreveu:manda o link pra eu me atualizar para os novos enlaces..
Dei um break, na atualização..

Tenho as especificações francesas, de 98,99,2002.

Da anatel num tenho ainda.

Não tenho o link, mas procure no site da Anatel...
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor Fandango » 21 Out 2008 14:12

Creio que compreendi as questões referentes à impedância. Aliás foi bem legal o Barboza ter colocado as demais informações quanto às tensões correntes envolvidas de acordo com a norma (aliás qual é o número dessa norma?).

Contudo, e por favor me desculpem, continuo com dúvidas quanto ao estágio de interface desse HT9200A com a linha telefônica. :oops:

No circuito que sugeri por último (aliás errei feio na configuração do operacional - perdão, era só um rascunho), o Fabim sugeriu arrancar fora o varistor e ao invés de usar um operacional, simplesmente ligar a saída DTMF do HT9200A à base do BC337 através de uma associação série de um resistor de 5K com um capacitor de 100nF. Acho que é isso que ele quis dizer (me corrija se não for isso Fabim). Por exemplo:

Imagem

Mas aí não entendi como ficaria o controle de sinal que o Sérgio tinha falado. Se refere a um controle de ganho para o transistor? :?

E quanto ao trafinho? O que me dizem desses valores que medi? :?: Qual recomendariam? Aliás vou desmontar um telefone NKS que tenho aqui prá ver que trafinho usa (já já lhes conto).
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor Sergio38br » 21 Out 2008 15:10

vc quer que teu Bc337 funcione em classe C..... hehehehe

Imagem

de uma olhada, fiz apenas a parte do operacional e do transformador...

ps.. desculpem pela foto grande naum sei salvar em tamanho menor....

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Fandango » 21 Out 2008 15:45

Ah! Agora entendi ao que se referia, Sérgio.

Então o lance é mesmo usar um operacional como buffer, só que ao invés de ajustar o ganho a idéia é ajustar o nível da entrada usando como referência uma tensão contínua (no caso de 2,5V), e não simplesmente acoplar o sinal a um transistor. Saquei :wink: . Com um ganho fixo de 5x a 6x consigo então a amplitude necessária para mandar o sinal via trafo. Acho que compreendo. :D

O resistor de 1K2 em paraleo com o primário, qual é a função dele? É algum tipo de diferenciador ou é só para consumir as correntes do indutor mesmo (ou nada disso)?

Ah! Aquele trafinho do telefone NKS que falei agora há pouco, não tinha nada a ver. Era da saída de áudio do alto-falante ( :lol: ). Hehehehe. Mô bola fora!

Outra coisa... acredita que seja conveniente colocar um grampeador (diodinhos) no ponto indicado pelo pino 1 do trafinho que desenhou? É que fico imaginando o que aconteceria se na hora em que eu pegar a linha entrar alguma coisa indesejável, um glitch sei lá, só por precaução talvés?

E aproveitando... que especificações de transformadorzinho recomenda, isto é, posso usar algum 1:1 com resistência de bobina entre 20R e 50R?
Fandango
Byte

Mensagempor Fandango » 23 Out 2008 14:40

:!: A título de informação, comprei alguns componentes que me faltavam e vou montar um protótipo. Como não sei ao certo qual transformadorzinho usar, inicialmente vou montar com aquele 1:1 mesmo (R=22,9 Ohms) e ver o que acontece.
Conforme for o andamento, vou postando aqui as coisas para que alguém possa aproveitar, até porque acredito que "o conhecimento é como o dinheiro, só tem valor quando se gasta" (mô chamada aí, oh!... fui profundo, hein? :lol: ).
Fandango
Byte

Mensagempor marram28 » 23 Out 2008 20:17

O esquema do casador de impedâncias que o Sérgio fez ficou show de bola!
Fiz uma vez um projeto parecido, só que utilizando um chip modem FSK que retirava o sinal modulado da linha telefônica, quer dizer, o circuito ao invés de ser um transmissor, como o Fandango quer, era um receptor e o que observei com relação ao trafo foi o seguinte.
Sempre quando eu conectava apenas um terminal do trafo na linha telefônica, antes de estabelecer o link de dados, o modem FSK informava através de um pino a presença de portadora. De alguma forma o tom de discagem era recebido e interpretado pelo modem, mesmo estando o trafo com apenas um terminal conectado. Isso não acontecia quando eu conectava os dois terminais.
Em suma:
Não seria interessante no esquema acima utilizar um relé com dois contatos NA para conexão dos terminais do trafo à linha, mesmo sendo essa aplicação diferente (TX e não RX) da que eu tinha feito?
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Fandango » 24 Out 2008 07:51

Valeu a dica Marcio! Embora eu tenha acabado de montar o prototipozinho (com um relezinho simples), vou considerar o relato da sua experiência e considerar um relé duplo caso o protótipo apresente problemas semelhantes. Contudo, no meu caso, imagino que não deva ter maiores consequências porque só existe a discadora. Mas foi bem legal da sua parte postar aqui a sua vivência. :D

Ah! aproveitando... montei o protótipo com o trafinho Midicom (105R:120R), ao invés daquele SpecLin 1:1 de ~23R, com o lado dos 120R na linha telefônica. É que observando os posts dos colegas entendi que devo tomar cuidado com a impedância da linha, e como os 120R do trafinho vão se somar aos do resistor (aliás eu não tinha de 390R :oops: e botei um de 330R), vou ter algo em torno dos 450R :wink: . Qualquer coisa depois corrijo.
Vou cuidar um pouco do software e depois farei uns testes e conto os resultados para vocês.
Fandango
Byte

Mensagempor marram28 » 24 Out 2008 10:14

Fandango escreveu:Valeu a dica Marcio! Embora eu tenha acabado de montar o prototipozinho (com um relezinho simples), vou considerar o relato da sua experiência e considerar um relé duplo caso o protótipo apresente problemas semelhantes. Contudo, no meu caso, imagino que não deva ter maiores consequências porque só existe a discadora. Mas foi bem legal da sua parte postar aqui a sua vivência. :D

Ah! aproveitando... montei o protótipo com o trafinho Midicom (105R:120R), ao invés daquele SpecLin 1:1 de ~23R, com o lado dos 120R na linha telefônica. É que observando os posts dos colegas entendi que devo tomar cuidado com a impedância da linha, e como os 120R do trafinho vão se somar aos do resistor (aliás eu não tinha de 390R :oops: e botei um de 330R), vou ter algo em torno dos 450R :wink: . Qualquer coisa depois corrijo.
Vou cuidar um pouco do software e depois farei uns testes e conto os resultados para vocês.

Fandango.
Uma coisa que me esqueci de comentar:
O trafo que estou utilizando (não sei qual é a marca) possui um enrolamento de 49R e o outro de 62R. Coloquei o enrolamento de 49R diretamente na linha telefônica sem nenhum resistor em série, enquanto que o enrolamento de 62R foi direto para o modem FSK. O circuito funcionou normalmente com o modem demodulando os sinais. Invertendo a posição dos enrolamentos no circuito também funcionou sem problemas. O circuito transmitia os tons de áudio FSK por um telefone celular Nokia 1600 e esses eram recebidos por uma linha telefônica fixa.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Fandango » 24 Out 2008 12:27

Obrigado pelas informações Márcio.
Tenho comigo 3 trafinhos que tirei de modems velhos, e todos têm resistências diferentes ( :? hehehe).
Por incrível que pareça, nenhum deles é como o seu :shock: . Arredondando:
A) 23R:23R
B) 48R:117R
C) 105R:120R
Inicialmente montei com o "C" para deixar a resistência total próxima a 470R, como tinha sugerido nosso amigo Fabim.
Posso depois testar com o "A" e com o "B". Com um deles tem que dar certo. Veja o raciocínio:
"Se for A, se for B ou se for C, deve funcionar. Só não pode se for D" :oops: . Como D eu não tenho... hehehe (péssima essa, mas como é sexta-feira, dá um desconto, vai!)
Valeu colega! :wink:
Fandango
Byte

Mensagempor Fandango » 28 Out 2008 16:33

:D Olá gente, implementei um software de teste e coloquei o protótipo para funcionar. O que fiz foi coisa simples, tipo: Se aperto uma tecla, o controladorzinho dispara o seguinte processo:

- Fecha o relé para pegar a linha (off hook teórico - hehehe)
- Aguarda 2 segundos
- Manda o HT9200A discar o número do meu celular
- Aguarda 15 segundos para um suposto atendimento (15 segundos seria o equivalente a 3 toques, eu acho)
- Manda o HT9200A discar 16 vezes os números 2 e 7 alternadamente (só para sinalizar um tipo de "bee,boo,bee,boo,...").

Durante o desenvolvimento do software, e para ter algum feedback, conectei uma cápsula de fone na saída do trafo (no lugar da linha). Com isso dava para ouvir a discagem e os sinais gerados. :wink:

Assim que terminei o software de teste, pluguei a linha de telefone no protótipo (aqui em casa tenho NET, pelo que a linha vem de um modem Motorola) e meu celular não tocou coisa nenhuma :oops: . Xiiiii, não desesperei não, desliguei e liguei novamente o conector da linha e aí sim discou direitinho. Acho que as impedâncias não devem estar bem casadas, pelo que ainda a coisa tá meia-boca :? .

De todas maneiras, vou trocar o trafinho por um outro que um colega me arrumou, cujas resistências são 44R:46R, que está mais próximo daquele que o Márcio comentou (além do que é menorzinho). Assim que testar coloco aqui os resultados.
Fandango
Byte

Mensagempor Fandango » 30 Out 2008 11:24

Olá gente,

Finalmente funcionou direitinho. Tive que fazer alguns ajustes seguindo as dicas dos colegas (muito obrigado a todos), e o esquema completo ficou assim:
Imagem
O que me chamou a atenção foi que para conseguir discar sem que falhasse nenhuma vez, tive que colocar um resistor de 220R para baixar a tensão da linha para algo perto de 3,4V.
Reparem que também troquei o relezinho por um duplo. É que testei a dica do nosso colega Márcio para ver se resolvia o problema de ora pegar ora não a linha, mas parece que a questão toda estava relacionada à impedância da linha.
Bem, não testei em linhas de outras operadoras, mas posso garantir que nas linhas da NET funciona direitinho (testei direto e não falhou nenhuma vez). Aqui em casa a linha da NET vem do modem Motorola com tensão de 49,5V. Quando a discadora pega a linha, a tensão cai para 3,4V.
O curioso é que quando tiro o monofone do gancho, do telefone que está ligado a essa linha (um KEO Grafite certificado pela Anatel), a tensão cai para 7,3V. Quando ajustei a impedância da discadora para que a tensão ficasse com esse nível, a bichinha falhava. Dava para ouvir o tom de linha ao fundo (bem atenuado) como se a central não tivesse reconhecido o "off-hook". Com o resistorzinho de 220R, e consequente aumento da queda de tensão, isso não ocorre. Alguém saberia me explicar?
Fandango
Byte

Mensagempor Sergio38br » 30 Out 2008 13:04

Boa tarde, não sei se a este nivel de tensão a central telefonica possa entender um curto e desconectar a linha.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Telecomunicações