Discadora DTMF

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Mensagempor Fandango » 30 Out 2008 15:11

Pois é Sérgio, o curioso é que se ajusto para 7,3V (que ainda é baixo) de maneira a ficar igual ao aparelho de telefone, a discadora não consegue pegar a linha :shock: . Isso me deixa cabrero :x .
Não sei como é que a NET interpreta os sinais. Como o telefone vem pelo mesmo cabo da TV, é o modem quem fornece o padrão teórico de uma linha convencional. Não sei se é o modem que faz o reconhecimento, mas imagino que seja, e como não tenho nenhuma especificação, fica aí a dúvida. :?
Imagino que numa linha de telefone comum esse resistor de 220R tenha que ser removido e o de 270R tenha que ser substituído por um de 390R, de maneira que a queda fique dentro dos 12V~18V, concorda?
Vou tentar fazer testes numa linha convencional para ver os resultados.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor pbernardi » 30 Out 2008 15:29

Olha, on hook e off hook não são detectados por nível de tensão, mas por níveis de corrente. Sugiro medir a corrente que passa na linha.

Há normas na Anatel para isso - só não lembro quais.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Fandango » 30 Out 2008 17:10

:D Valeu Paulo, eu nem desconfiava disso!
Vou medir as correntes e depois conto para vocês.
Fandango
Byte

Mensagempor Fandango » 31 Out 2008 09:11

Seguinte... Medi as tensões e as correntes da linha para as duas situações (repouso e em uso) tanto para a discadora quanto para o aparelho de telefone KEO:

Em repouso é igual para ambos: V=49,3V - I=0mA

Aparelho KEO - Adotei como referência
Em uso: V=7,31V - I=25,3mA

Discadora (com aquele resistor de 220R):
Em uso: V=3,36V - I=25,3mA (nesta situação funciona) :)

Discadora (sem aquele resistor de 220R):
Em uso: V=7,72V - I=25,3mA (assim não funciona) :(

Poxa, se a corrente é a mesma para as 3 situações, então a informação do Paulo não procede? :?

Parece que existe algum tipo de limitador de corrente na linha, e que quem manda mesmo é a tensão. Alguma luz, meus caros colegas???? :?:
Fandango
Byte

Mensagempor fenix3 » 31 Out 2008 13:29

pbernardi escreveu:Olha, on hook e off hook não são detectados por nível de tensão, mas por níveis de corrente. Sugiro medir a corrente que passa na linha.

Normas da ANATEL para o Brasil, em servicos publicos...
Entao, este aparelho da NET nao deve seguir a risca as normas!

Tambem estou com o mesmo problema, varios equipamentos que quando ligados a uma linha telefonica publica funcionam, e quando ligados ao sistema de telefone da NET nao funciona...

Vai entender!...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Fandango » 31 Out 2008 15:02

Pois é Luis, é o que estou tentando entender.

Agora há pouco fui até a casa de um amigo que tem uma linha convencional da Brasil Telecom, para medir as tensões de repouso e de operação:

Repouso (on-hook) = 56V
Em uso (off-hook) = 8,2V

Coloquei um resistor de 150R para medir a queda, que seria mais ou menos o que a discadora colocariana ((270+45)//220 = 129,5) e a tensão caiu para 3,65V. No entanto a central não desligou a linha (portanto não reconheceu como curto). Acho que se botar a discadora deveria funcionar.

Pena que não a levei, senão já testava logo (hehehe... comi bola!). Agora só na segunda-feira prá testar.

E esse lance de colocar um indutor, como que afetaria o sistema?
Fandango
Byte

Mensagempor otavio luiz » 31 Out 2008 15:37

A linha telefonica é um élo limitado pela corrente, em principio a impedancia correta seria 600 ohms, se voce colocar um resistor de 680r na linha ela entende que o telefone foi retirado do ganho, em geral se não me engano a corrente é limitada a 20mA na capsula transmissora que antes éra de carvão hoje é um circuito eletronico com eletreto e transistores. Faço alguma coisa com linha mas não utilizo trafo não utilizo opto acopladores para isolar o equipamento da linha telefonica.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor Fandango » 31 Out 2008 15:51

Olá Otávio Luiz,

Como você faz a interface do sinal com a linha? :?
Como protege o equipamento, com varistor, capacitores de 2kV e Zenners por exemplo?
Eu vi que todos os aparelhos de telefone que eu tenho aqui não tem transformador, no entanto todos discam em qualquer linha (convencional ou via modem), mas particularmente eu não sei como fazer essa interface. Tenho receio de queimar tudo. :oops:
Fandango
Byte

Mensagempor fenix3 » 31 Out 2008 15:59

Ha, so para constar...

Se abrir um telefone sem fio, nele tem trafo de linha, e a conexao eh identica ao seu desenho(ultimo), entao deveria funcionar sempre...
Talvez seja algo relacionado a energia de cada frequencia do multifrequencial...talvez alguma frequencia seja atenuada mais do que deveria...experimenta trocar o capacitor de acoplamento do DTMF na saida do HT9200...

Ou use um analizador de spectro para audio, e compare as intensidades de cada sinal de DTMF...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Fandango » 31 Out 2008 16:11

Valeu a dica Fenix! :)

Vou mexer um pouco nesse acoplamento para ver o que acontece.

Como não tenho analisador de espectro (pô meu! isso é coisa prá gente abastada! - Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré :lol: ) vou ter que improvisar alguma coisa, tipo dar um jeito de ligar o sinal na entrada de áudio do micro e usar algum software. Vou fuçar na internet prá ver o que encontro.

Aliás, valeu a dica novamente... :D ... tenho um telefone sem fio da GE aqui. Vou abrir a estação base prá ver o que tem lá dentro.
Fandango
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 31 Out 2008 19:35

nao dah para comparar as duas linhas pq sao classes diferentes. a portinha FXS do gateway da net eh uma porta feita para uso interno, com linhas curtas e aparelhos bem convencionais. as portas da central publica sao portas para uso externo, com linhas longas e uma ampla variedade de equipamentos. alem disso, as linhas internas na sua casa sao usadas apenas por vc. se vc as danificar de alguma forma, apenas vc eh afetado. as linhas publicas convergem para equipamentos compartilhados por centenas ou milhares de pessoas, se vc as danificar de alguma forma, pode derrubar um segmento com dezenas de pessoas! e nao eh dificil imaginar um raio caindo no poste nao eh ? :)

isso nao quer dizer que a NET nao tenha que se preocupar: os equipamentos deles tem conexao externa pelo cabo coaxial e eh aih que provavelmente a homologacao pega no peh, nao nas linhas FXS internas.

e bom, por esse motivo de seguranca a anatel proibe a venda e uso de equipamentos nao-homologados nas linhas publicas! se for detectado de alguma forma pela operadora, ela pode contactar a anatel e ela por sua vez vai emitir um mandato de busca e apreensao para tirar o equipamento nao-homologado da linha... e essa proibicao tambem vale para prototipos! lugar de testar prototipo eh em laboratorio separado... na tomada de telefone de casa soh depois de homologado hein! :)

fenix3 escreveu:
pbernardi escreveu:Olha, on hook e off hook não são detectados por nível de tensão, mas por níveis de corrente. Sugiro medir a corrente que passa na linha.

Normas da ANATEL para o Brasil, em servicos publicos...
Entao, este aparelho da NET nao deve seguir a risca as normas!

Tambem estou com o mesmo problema, varios equipamentos que quando ligados a uma linha telefonica publica funcionam, e quando ligados ao sistema de telefone da NET nao funciona...

Vai entender!...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Fandango » 01 Nov 2008 09:49

Valeu o alerta Marcelo, mas de ser tão rigoroso então eu não poderia testar a minha discadora numa linha pública. Antes teria que testar num laboratório com todos aqueles equipamentos caros que só algumas indústrias têm. Pô, aí é soda, né?

Mas vem cá, francamente... as linhas públicas não têm limitadores de corrente e proteções contra sobretensão? Então, mesmo que eu coloque os fios da linha em curto, não danificaria a linha pública, não é?

De todas maneiras, deixando as questões "morais" de lado (hehehe), o que me intriga é a questão técnica.
Fandango
Byte

Mensagempor marram28 » 01 Nov 2008 11:51

Fandango.
Seguindo a dica do Fenix3, sugiro você trocar o capacitor de 1uF na saída DTMF por um de 100nF. Esse foi o capacitor sugerido para uma aplicação de modem FSK que utilizei em meu circuito.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Fandango » 01 Nov 2008 12:18

Valeu Márcio! Vou trocar o capacitor e fazer uns testes para ver as implicações (supostamente melhorias :wink: ).

Aliás, consegui ajustar a impedância da linha para uma queda de tensão compatível com a dos aparelhos de telefone que tenho aqui, pelo que imagino que agora deva funcionar sem problemas nas linhas convencionais também :D . Para chegar numa impedância próxima de 310R, que me dá uma queda para algo em torno dos 8V (bem melhor do que aqueles 3,6V de antes), troquei o resistor que fica em paralelo com o capacitor de 470nF por um de 1K5, e também o resistor de 220R por um de 390R. Ficou supimpa :D . Não falha nenhuma vez na linha da NET, e imagino que deva também funcionar nas linhas convencionais :roll: .

Na segunda-feira vou testar o circuito na linha pública do meu colega e aí conto para vocês.

Só para constar, as tensões off-hook dos aparelhos que tenho aqui são as seguintes:
- KEO: 7,3V
- Siemens (Euroset 805): 6,0V
Fandango
Byte

Mensagempor marram28 » 01 Nov 2008 13:40

Fandango.
Não entendi pq vc utilizou um resistor (R11) de 220R em parelelo com a linha já que é função do trafo funcionar como carga e consequentemente drenar a corrente necessária (reduzindo tb a tensão) para que a central telefônica / gateway da NET "entenda" que um aparelho telefônico teve seu fone retirado do gancho.
Márcio
marram28
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Telecomunicações