Olá Kaoalex.
Não cheguei a abrir os arquivos porque acredito haver uma falha na teoria. Você TEM que acionar o triac, tiristor, IGBT, GTO (ou o que usar como chave) entre 90 graus e 180 graus da senóide da rede.
Mas porque?
Porque quando o circuito for indutivo (sem o eletrodo encostar no outro terminal), ou reativo (quando estiver derretendo o eletrodo), a corrente no primário estará defasada de ATÉ 90 graus com relação a tensão.
E daí???
Daí que no semiciclo negativo da tensão, entre 180 graus e ATÉ 270 graus, a corrente principal será positiva. Se você acionar a "chave" negativa neste intervalo, vai produzir uma corrente negativa, contrária a que já estiver estabelecida. Isso provocará um curto-circuito e queimará a chave.
Outro detalhe é que não se utiliza triacs com 4 quadrantes (fazer conduzir o triac com tensão positiva ou negativa de gate, com tensão positiva ou negativa entre anodos).
Normalmente se usa tiristores, GTOs, ou IGBTs. Estes obrigam a ter um drive para cada semiciclo, facilitando o projeto.
Um drive poderia ser formado por um detetor de zero, como sincronizador, e um 555 na configuração monoestável, em que a descida do pulso de saída acionaria a chave. O período mínimo do ME deve ser igual ou maior que 1/4 de ciclo (maior que 90 graus após o zero de tensão da rede).
Na verdade existem diversas maneiras de se gerar este pulso. Há também alguns integrados dedicados para estas tarefas, mas no momento eu não me lembro quais seriam.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain