Escalonamento de processos

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Escalonamento de processos

Mensagempor helton » 04 Dez 2008 12:23

Uma dúvida...digamos que eu tenha um pc com um processador Xeon ( E5335), quad core...
A dúvida é...quem escolhe em qual processador ou núcleo um processo deve rodar...o Sistema Operacional (Windows / Linux ), ou é coisa de microcódigo (CISC)?
Outra coisa...se isso é tarefa do S.O. ( esse balanceamento de carga entre processadores/nucleos ), no linux eu até imagino que isso pode ser configurado no Kernel, agora no Windows...tem que fazer o que...instalar uma DLL ?...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 04 Dez 2008 12:43

depende do sistema operacional sim.

o escalonamento de processos eh relativamente simples, basicamente o mesmo do processador simples com alguns semaforos adicionais. o problema eh que os semaforos adicionais tem que ser espalhados por todo o sistema operacional! no caso do linux, eh necessario recompilar tudo com um flag indicando o uso de SMP, para ativar os semaforos. no caso do windows, acho que uma simples dll nao resolve... ou ele jah veio compilado para SMP ou nao!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 04 Dez 2008 14:26

Dependendo do windows, como por exemplo o XP professional e o win2000, na caixa diz que funciona com até dois processadores, agora para funcionar com varios nucleos, creio que somente com a versão Windows Server 2000, pra cima.
No caso do Windows Vista, aceita somente dois processadores apartir da versão Home Premium, acho que para mais de 2 cpus somente a versao Ultimate.
No caso do Linux, a maioria das versões vem compiladas apenas para uma cpu, tendo que recompilar o kernel para SMP, como disse o Marcelo, para poder trabalhar com varios nucleos de processamento.
enigmabox

Mensagempor Jorge_Francisco » 04 Dez 2008 14:37

No Windows XP e Vista funciona tanto com dois processadores quantos com processadores com 4 núcleos( foi o máximo que eu testei). O SO encarrega-se de gerenciar para onde irá a tarefa, tanto que é possível monitorar ambos núcleos e verificar qual está consumindo mais. Quanto a programação direcionada aos pipeline's nunca usei na prática.
Jorge_Francisco
Dword

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )