Parem as Prensas! Openmoko ressussitou agora com Android!

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Parem as Prensas! Openmoko ressussitou agora com Android!

Mensagempor Wagner de Queiroz » 05 Dez 2008 16:36

Ola pessoal,

a iSolve em Curitiba vai comecar a vender o Openmoko no primeiro semestre do ano que vem.

http://computerworld.uol.com.br/telecom ... te-aberto/

Agora o OpenMoko vai vir com o Android, o sistema operacional da Google.

O OpenMoko para quem nao sabe é um celular opensource com

- Tela 640x480
- Bluetooth
- Rede WIFI !
- Acelerometro
- GPS!

Especificacoes: http://koolu.com/Content/FreeRunner-Features.html

Noticia do lançamento do Openmoko com o Android.
http://koolu.com/Press-Release/

O OpenMoko esta a venda na koolu por 399 dolares. Salgado como qualquer projeto linux, mas a promessa persiste.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Re: Parem as Prensas! Openmoko ressussitou agora com Android

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Dez 2008 07:24

Wagner de Queiroz escreveu:Ola pessoal,
.......................
...
..

Salgado como qualquer projeto linux, mas a promessa persiste.

E aí Wagner, eu sou seu amigo, mas eu num podia perder esta heheheh

Salgado como qualquer projeto linux hehehehe

poxa, e o Linux nem é da Micro$oft kkkkkkkkkkkkk

essa foi boa, eu num podia perder
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Dez 2008 08:49

nao podia perder mesmo. Por ser um projeto opensource, o celular custa 399 dolares!

O Nokia N95. Que é um celular nao aberto, que tem configuracao proxima, mas com camera de 5 megapixel, radio FM e outras frescurinhas que o Openmoko nao tem:

No Buy.com ta 375 dolares

http://www.buy.com/retail/product.asp?l ... caid=17988

o preço apesar de estar proximo, pode se dizer que o openmoko é mais caro pois nao tem tudo que o N95 tem.

De toda forma, imagine quanto vai custa-lo no Brasil.

Na loja virtual da Koolu a versao mundial ta 399 e é para desenvolvedor, nao é a versao final para cliente final, note bem.

http://shop.koolu.com/

agora a febre é celular com android. nao estou jogando pedra nao, mas fico triste com essa ideia das placas linux serem tao caras por serem opensource.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Dez 2008 09:17

Wagner de Queiroz escreveu:nao podia perder mesmo. Por ser um projeto opensource, o celular custa 399 dolares!

O Nokia N95. Que é um celular nao aberto, que tem configuracao proxima, mas com camera de 5 megapixel, radio FM e outras frescurinhas que o Openmoko nao tem:

No Buy.com ta 375 dolares

http://www.buy.com/retail/product.asp?l ... caid=17988

o preço apesar de estar proximo, pode se dizer que o openmoko é mais caro pois nao tem tudo que o N95 tem.

De toda forma, imagine quanto vai custa-lo no Brasil.

Na loja virtual da Koolu a versao mundial ta 399 e é para desenvolvedor, nao é a versao final para cliente final, note bem.

http://shop.koolu.com/

agora a febre é celular com android. nao estou jogando pedra nao, mas fico triste com essa ideia das placas linux serem tao caras por serem opensource.

Pois é.
é que o trabalho ainda é grande pra fazer tudo funcionar, e alguém tem que pagar por isso.

não existe mágica!

como uma pessoa ou empresa que desenvolve algum sistema vai sobreviver sem cobrar nada pelo seu trabalho?

a idéia open source é legal, mas neste mundo se nós não cobrarmos pelos nossos trabalhos, como vamos sobreviver?

tem celular com o Windows Mobile, que custa mais barato que esses celulares aí, e são muito mais fáceis de usar e mais fáceis para desenvolver sistema em cima deles.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Dez 2008 10:20

Isso é um conceito relativo.

O fato de voce ter um celular opensource, em tese o custo deveria ser mais leve pois nao tem o custo da licença dos software, infelizmente parece que a licença do Windows Mobile deve ser baixinha para inundar o mercado e viciar os fabricantes de celular e software a usar o sistema deles, minando a concorrencia, é uma especie de técnica do traficante de heroina. Uma vez que todo mundo usa o Windows Mobile, eles aumentam o preço.

Eu compreendo que os desenvolvedores tem que ganhar dinheiro, mas se vc tem um hardware mais barato para vender, mais desenvolvedores vao aparecer. Eu tenho muita vontade de desenvolver aplicacoes para celulares abertos, inclusive hardware. Eu sempre tive o desejo de usar o bluetooth do celular para conversar com meus circuitos, mas é muito dificil tambem por caus dos custos do hardware. O modulo bluetooth mais barato que achei para eu lugar numa uart de um mcu qualquer foi 26 dolares na california, mas só de fedex é mais de cem dolares para trazer para cá.

Eu espero que com o Android amadurecendo eu possa ter hardware celular em conta para desenvolver estas aplicacoes.

De toda forma eu torço para o Openmoko se firmar no mercado, é uma plataforma interessante.

De toda forma o mercado de celulares vai ficar muito concorrido no futuro proximo, veja:

A Apple(que em tese nao é companhia de celular) fez o Iphone.
O Google tem o Gphone e o Android

Falta agora a Microsoft e o yahoo ...

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/0 ... u-celular/

eu acho que estamos passando um momento importante onde quem quer trabalhar com desenvolvimento para celular se comunicando com outros perifericos essa é a hora, pois ano que vem (mesmo com a crise) quem tiver comecado vai sair na frente.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor xultz » 06 Dez 2008 11:01

Wagner, só leve em consideração que o N95 está no mercado há mais de dois anos, e os custos de desenvolvimento já foram amortizados.
O Openmoko que você mostrou ainda está em fase de protótipo, e consequente o custo é mais alto. Você consegue imaginar quantos N95 a Nokia fabrica por dia? Isso faz uma diferença gigante no preço.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Dez 2008 13:54

Voce esta 102% certo Xultz, A Nokia produz milhares deste celular diaramente, Agora venho com outra pergunta?

A Nokia tem centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo todo. O Openmoko tem a FIC como fabricante, como nao é uma empresa muito experiente com celulares este Openmoko ainda tem muito chão pela frente (eu acompanho a evolucao do openmoko a alguns anos) e se voce olhar o site de venda, vai ver que o celular ainda é versao para desenvolvedor. Eu desejo muito comprar este celular e depois estudar como colocar algumas coisas nele. A pergunta é:

-Será que esta solucao vai sobreviver num mercado dominado por diversos fabricantes de celular com celulares mais baratos?

O preço do N95 e do Openmoko sao proximos para ser sincero, embora a solucao da Nokia tem mais recursos e esta mais maduro no mercado.

Só usei o N95 pq é o unico celular que conheco que tem as especificacoes mais proximas do Openmoko, desconheco outros modelos.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor xultz » 08 Dez 2008 08:06

Wagner, eu busquei a resposta da tua pergunta, mas infelizmente acabou a pilha da minha bola de cristal :)

Existem alguns players no mundo dos celulares (como Nokia, Siemens, Motorola, etc) que são muito grandes, etc e tal. Isto é motivo para ninguém mais tentar fazer algo diferente? É sempre uma aposta. Pode ser que o Moko não tenha fôlego e morra na praia. Pode ser que o fato dele ser open source não traga os benefícios ao desenvolvimento que esperam. Tudo é uma grande aposta...
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Dez 2008 10:22

faz tempo que acabou a pilha de sua bola de cristal! a siemens deixou de produzir celulares faz uns 2 anos! huahuahua :D

acho que dois bons exemplos sao a sony e a apple.

a sony era um nome desconhecido neste segmento ateh pouco tempo atras e hoje esta entre os maiores fabricantes mundiais. certamente os labels comerciais walkman e cybershot sao infinitamente mais conhecidos e impactantes no mundo do que os respectivos labels comerciais da nokia e da motorola.

a apple, por outro lado, entrou direto no segmento de smartphones e, com apenas 2 modelos, jah eh o segundo maior fabricante. as quedas de vendas na nokia deixam bem claro que a apple pode vir a tomar a lideranca ano que vem, se nada for feito.

a unica diferenca para o google, na minha opiniao, eh que estamos falando de tradicionais fabricantes do setor de eletronicos, area em que o google nao tem tradicao alguma ainda. se eles fossem espertos, estariam eh tentando convencer a apple e a sony a adotar o sistema deles! :)

xultz escreveu:Wagner, eu busquei a resposta da tua pergunta, mas infelizmente acabou a pilha da minha bola de cristal :)

Existem alguns players no mundo dos celulares (como Nokia, Siemens, Motorola, etc) que são muito grandes, etc e tal. Isto é motivo para ninguém mais tentar fazer algo diferente? É sempre uma aposta. Pode ser que o Moko não tenha fôlego e morra na praia. Pode ser que o fato dele ser open source não traga os benefícios ao desenvolvimento que esperam. Tudo é uma grande aposta...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 08 Dez 2008 16:11

Marcelo, não foi falha da bola de cristal não, foi da minha memória mesmo, mas isso é consequência da idade, e sinto muito em dizer isso, mas vai acontecer com você também (apesar que vai demorar bastante ainda, principalmente porque aparentemente você tem hábitos mais saudáveis que eu :)

Nossa, a Apple tá mesmo vendendo tanto assim aquele telefone lixento (eu tenho um, por isso posso falar mal), eu tinha certeza que ela tinha um market share irrelevante (eu entendo que o market share dela é altamente segmentado num bom segmento, que é o de gente que tem grana e se acha super moderno por consumir produtos Apple, e que gasta um horror de dinheiro na iTunes Store), frente a players como a Nokia...
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Dez 2008 18:54

segundo as lendas disponiveis no google, a apple esta dominando o mundo:

Imagem

sobre os habitos mais saudaveis... bom, o alcool eh um otimo conservante ;)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 08 Dez 2008 20:03

Eu estou me retirando do papo.

Eu tenho um motorola A1200 que comprei visando desenvolver aplicacoes linux, mas depois do tombo que tive em tentar fazer um programa pra ele e ter que descobrir que eu teria que aprender JavaME tb (Eu sei que teria que aprender C primeiro) eu desisti dessa ideia estupida.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor xultz » 09 Dez 2008 07:59

Marcelo, pelo que entendi, aquele gráfico é de navegação usando dispositivos móveis, e a maior quantidade de acessos, é por iPhone, porque é o que ele tem de melhor (apesar de eu achar desconfortável, é usável). Mas isso não tem a ver com quantidade de aparelhos, nem market share. Mas isso foi o que eu entendi...
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Dez 2008 09:30

achei uma figura com as palavras "market share" para termos certeza! :D

Imagem

todavia, uma coisa que eu jah falei para o wagner: celular nao parece uma boa plataforma de desenvolvimento... apesar do preco, nem os componentes em si valem a pena, pois tem uma vida tao curta qto o PC da moda. e para poder migrar tao rapido de uma plataforma para outra, ano a ano, a unica solucao eh colocar uma grotesca e espessa camada de abstracao entre o hardware e o usuario (java).
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 09 Dez 2008 12:03

Marcelo, sem querer te sacanear, mas este gráfico é só de smart phones :)
O interessante é que no gráfico não apresenta o N95, será que ele não é considerado smartphone?

De qualquer maneira, eu realmente tenho curiosidade de saber o tamanho do bolo que a Apple come no mercado de telefones, pelo que ouvi dizer, é bem pequeno comparado com toda a linha de celulares que são vendidos aos bilhões. Mas como disse anteriormente, isso não quer dizer nada, o que manda é quanto de lucro a Apple tem com o iPhone, que é bem grandão, o modelo de negócios foi acertadíssimo.
xultz
Dword

Próximo

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX