Pony Prog queimando atmega8 !?!?

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Pony Prog queimando atmega8 !?!?

Mensagempor starker » 03 Dez 2008 18:42

Boa noite....

Estou tendo um problema já à mais de 1 ano... montei um circuito que tem no site da Lancos e à muito tempo atrás tentei usar ele para gravar um atmega8515... só que não gravava de geito nenhum... falei com um amigo que também tinha montado o circuito e ele sugeriu trocar os resistores de 4k7 por de 1k.... fiz a troca e passou a funcionar certinho... na época eu só usava o mesmo atmega8515 SMD, porque estava desenvolvendo o programa para fazer um painel eletrônico de leds, aquele que tem 12 matrizes de leds 7x5.... cada modificação feita, eu gravava no atmega para ver como ficou e isso eu fiz centenas de vezes e sem dar nenhum erro.... como surgiram outros serviços e também outros microcontroladores para gravar, passei a usar a minha placa... só que comecei a queimar um atmega8 atrás do outro.... olhando o esquema e o circuito, notei que o valor dos resistores estavam errado conforme o esquema, coloquei os originais de 4k7 e passou a gravar normalmente.... depois fiquei pensando como eu poderia ter confundido o valor dos resistores assim???... hehehe... um tempo depois me lembrei da dica do meu colega para resolver o problema na gravação do atmega8515.... antes disso eu até tinha trocado de computador e até feito o aterramento do micro sem sucesso.... pois bem... hoje eu tive que gravar atmega8 SMD e adivinham.... queimei mais dois.... eu gravei o programa principal, gravei os fusíveis e tudo certo, mas vi que a configuração que o rapaz me passou para funcionar o atmega8 no circuito estava errado porque o led estava piscando muito devagar.... querendo acertar os fuses certos, comecei trocando na tentativa de acertar e na terceira gravação apareceu o erro de "device not found" ou coisa parecida.... o outro eu queimei, simplismente porque eu queria ver se tinha gravado o fusível certo e também deu erro quando estava na metade da leitura do atmega8

alguém tem uma explicação pra isso???

não sei mais o que fazer.... com esse gravador eu gravei mais de 120 atmega162, 250 attiny2313 e uma penca de atmega8....

alguém tem alguma dica???

Edson
starker
Bit

Mensagempor RobL » 04 Dez 2008 13:32

Por que você acha que queimou?
Será que você bloqueou o SPI através dos fuses?
Verifique os fuses especialmente o SPIEN (spi enable) tem que estar com zero ou seja programado.
Só será possível reprogramar com um programador paralelo, já que a possibilidade serial está bloqueada.
RobL
Dword

Mensagempor starker » 04 Dez 2008 13:39

vou arrumar um gravador paralelo e tirar essa dúvida....

mas a princípio não pode ser porque eu não mexo em outros fusíveis que não sejam os de clock... :(

Edson
starker
Bit

Mensagempor RobL » 04 Dez 2008 13:40

Outro detalhe importante, quem usar gravador pela porta paralela, mesmo para gravação pela serial do chip (SPI), não coloque o chip no soquete, antes de inicializar o programa para adequar a saída da porta paralela. Aí sim pode "queimar" o chip.
Alguns programadores (programas) até avisam, após iniciarlizar "coloque o chip e tecle enter".
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 04 Dez 2008 13:42

Seu gravador não consegue ler o fuse SPIEN ? Se este estiver 1L aí está o seu problema.
Besteira minha, não vai ler, pode estar bloqueado.
RobL
Dword

Mensagempor starker » 04 Dez 2008 14:27

sim... está bloqueado.... tenho que conseguir um gravador HV para poder ler e recuperar o SPI ???

Edson
starker
Bit

Mensagempor starker » 04 Dez 2008 14:32

meu gravador é o da Lancos http://www.lancos.com/prog.html uso o circuito base serial.... uso o DB9...

Edson
starker
Bit

Mensagempor RobL » 04 Dez 2008 15:15

Sim só com um gravador paralelo (acesso nas portas do chip com 8bits + sinais de controle).

Exemplo de gravador paralelo ELM Chan, veja nos tópicos aí em baixo.

Na CN componentes tinha o AVRDragon em torno de R$80,00. Este é paralelo e serial mas tem que comprar e continuar a montagem, pois vem sem as ligações para o chip, soquete, etc. O Dragon tem até JTAG para chips até 32Kbytes (não sei se bytes ou words).
RobL
Dword

Mensagempor starker » 04 Dez 2008 15:25

Certo...

Estava vendo agora...

troquei um dos atmega8 por outro zerado e fiz a gravação com o ponyprog e notei que a opção SPIEN está levemente apagada, ou seja, ela está lá só pra ver que ela está habilitada, mas sem ter como alterar....

mas isso em um novo, os outros eu só vou poder ler (se não estiverem queimados), com o gravador HV

Edson
starker
Bit

Mensagempor RobL » 05 Dez 2008 08:27

Sua probabilidade de ter queimado é pequena, visto que um resistor de 1K em 5V tanto drenando ou fornecendo corrente, em qualquer porta, esta será da ordem de 5mA.
Esse valor de corrente, está muito abaixo do limite para fundir uma porta.
Caso queira adiantar, para ver se seu chip pode ou não estar estragado, meça na posição diodo de um multímitro, os diodos das portas de entrada do chip, fora do soquete (sem ligações a ele), colocando ora a ponteira preta no pino Vdd e ora em Vss e verifique somente as portas usadas pelo seu gravador. Se alguma der próximo de zero aí fundiu o diodo da porta.
Mas creio que em condições de um gravador isso não tenha acontecido.

Sem segurança em afirmar, só lendo manual, pois só uso gravador paralelo, os chips mais novos não precisam de gravador HV para regravar. Já o ATmega 8 e todos dessa época sim. Essas novas famílias são por exemplo ATmega 48,88,168 etc.
RobL
Dword

Mensagempor enigmabox » 05 Dez 2008 09:12

Tive um problema parecido quando configurei fusiveis errados no Atmega16, desabilitando o JTAG ou mudando o tipo de oscilador INT/EXT, assim parou de comunicar com meu gravador, pensei que tinha queimado o MCU.
Reativei novamente a MCU quando gravei em modo HV, para reabilitar as funções perdidas.
Eu uso o AVR Dragon para gravar.
enigmabox

Mensagempor starker » 05 Dez 2008 13:32

Peguei apenas um dos atmega e em curto ele não está... na medição ele está normal....

então deve estar com a SPI bloqueada....

se for mesmo isso, o que poderia estar fazendo isso, já que eu não tenho como fazer isso nem querendo, muito menos sem querer???

Edson
starker
Bit

Mensagempor RobL » 05 Dez 2008 13:38

Primeiro verificar se é SPI bloqueada mesmo.
Se for, algum set no programa do seu gravador (lock bit) etc habilitado em alugm lugar.

Se não for isto, veja a frequencia usada para gravação. Tem setagem em alugns para variar frequencia e tempo entre clock e outros sinais.
RobL
Dword

Mensagempor starker » 06 Dez 2008 08:00

enigmabox escreveu:mudando o tipo de oscilador INT/EXT, assim parou de comunicar com meu gravador.

Esta seria a única explicação.... pq nas primeiras gravações sempre funciona... estou gravando o microcontrolador na própria placa já pronta pra uso, com um cabo adaptado pra isso e no microcontrolador tem um cristal de 8MHz...

acho que ele só deveria parar de funcionar se eu estivesse usando o cristal interno dele (sem um cristal externo conectado) e configurasse sem querer para ele trabalhar com um externo....

essa postagem do enigmabox parece não ter lógica no meu problema de hoje, mas estava agora me lembrando dos outros atmega8 que eu também achei que eu queimei e que nesses sim, eu estava usando o cristal interno.... vou procurar eles e fazer novos testes colocando um cristal externo.

Edson
starker
Bit

Mensagempor enigmabox » 06 Dez 2008 10:13

Starker,
Se seu gravador tem modo HV, tente voltar com as configurações de fabrica do Atmega, pois se desabilitou o Jtag, o SPI e configurou errado o modo do oscilador, com certeza vai parar de funcionar quando for programar em modo serial (SPI ou Jtag).
enigmabox

Próximo

Voltar para AVR