Limitação de Corrente CC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Limitação de Corrente CC

Mensagempor mega.rod » 19 Dez 2008 00:03

Ola...

Preciso proteger uma saída negativa de um circuito, esta saída aciona reles em uma giga de teste, com isso existem reles que vem do processo anterior em curto, com isso queimando o transistor que o aciona...

Gostaria de limitar esta corrente em cerca de 300 a 500mA !

Hoje eu estou utilizando apenas um resistor em série, funciona mas aquece muito. Eu até poderia simplesmente aumentar a potência deste resistor(Já fiz isso) mas minha idéia é fazer um circuito mais confiável e estável !

Alguém conhece uma solução melhor para esta aplicação ?

Fico no aguardo...
Obrigado !
Rodrigo T.
mega.rod
Nibble

Mensagempor brasilma » 19 Dez 2008 08:46

A proteção pode ser implementada com um shunt em série e sobre ele simplesmente um transistor.

Assim: saída da fonte ligada a base de um transistor PNP, neste mesmo pto o shunt e após ele o emissor do transistor, o coletor que terá uma saída negativa qdo a proteção for acionada.

O cálculo é simples, se o transistor for de silicio, ele satura com 0,65V de diferença de potencial entre base emissor, então un shunt de 1,65R, seria suficiente para limitar a corrente em 400mA.

A potência nominal dissipada neste caso seria de 1/4W, portanto um resistor de 1W ou 2W ficria bem dimensionado.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 20 Dez 2008 15:45

Transistores queimando por causa de rele em curto? Praque limitar a corrente, se um rele so usa a corrente que precisa pra acionar. Poste o circuito pra entender melhor o que esta acontecendo.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 20 Dez 2008 15:49

voce esta colocando diodos invertidos paralelos nas bobinas dos reles, por conta da FEM induzida?
jorgeluiz
Byte

Mensagempor mega.rod » 21 Dez 2008 18:02

O Circuito possui diodos sim. O que acontece é que se a bobina do rele esta em curto, o transistor tem que chavear uma corrente acima dos 500mA no qual suporta e assim o aquecendo demais e se danificando !!!
mega.rod
Nibble

Mensagempor jorgeluiz » 22 Dez 2008 01:08

500mA? Nossa! Talvez precise de um transistor que aguente essa corrente, como um tip42, ou 41 (PNP ou NPN). Se voce limitar a corrente, corre o risco da corrente nao ser suficiente para fazer o rele atracar. Que tipo de rele e' esse com uma resistencia de bobina tao baixa?
jorgeluiz
Byte

Mensagempor Fandango » 22 Dez 2008 12:50

Olha, realmente está esquisito. Tem como postar essa parte do seu circuito?
Para limitar a corrente, geralmente utilizo shunt com transistor (conforme exposto pelo colega), mas limitar a corrente de um relé em curto me soa muito extranho. Qual é a sua aplicação?
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor mega.rod » 30 Dez 2008 13:35

Segue imagem do Acionamento:

Imagem
Editado pela última vez por mega.rod em 05 Jan 2009 10:47, em um total de 2 vezes.
mega.rod
Nibble

Mensagempor mega.rod » 30 Dez 2008 13:54

Fandango ou Brasilma:

Alguém poderia me enviar o esquema elétrico desta proteção com Shunt com transístor ?

Ficarei imensamente grato !!

Fico no aguardo...

Obrigado...
Rodrigo T.
mega.rod
Nibble

Mensagempor Fandango » 30 Dez 2008 14:40

Olá Rodrigo,

Está aí um circuitinho bem simples:
Imagem
O resistor R será o seu limitador de corrente.
Quando a corrente ultrapassar o valor determinado por ele, o BC548 deve começar a conduzir, consequentemente o LED irá acender e o Seu TR ficará protegido.
Para seus 500mA, sugiro que faça um teste com um R entre 0,47 e 0,56 Ohms (use um R de 5W). Se funcionar bem, avise a gente. :lol:

Abraço!

PS: Ôpa! Comi bola! :oops: - O LED está ligado errado! Puxe a conexão do anodo dos 12V, e não do emissor do seu TR, senão o LED não liga!
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor MOR_AL » 30 Dez 2008 21:01

Olá Rodrigo.
Aí vai mais um circuitinho.
Este aqui interrompe a corrente quando ela atinge cerca de 400mA.
Está somente simulado, não montei. Aliás faltam informações do seu circuito original. Sua imagem postada não está aparecendo no meu PC.
Os dois transistores (Q2, Q3 e R4) formam um tiristor. Você pode substituí-los por um tiristor pequeno. Meu simulador não possuia nemhum modelo de tiristor, por isso eu substituí por dois transistores.
Simulei o relê em curto por um indutor. A corrente sobe mais lentamente, podendo observar-se o perfeito bloqueio da corrente quando ela alcança os 400mA. Para desbloquear o circuito basta curtar momentaneamente a junção R2 e R4 com o terra.
O circuito não dissipa energia logo após o curto. Não há necessidade de dissipadores.

Em tempo: Você pode acrescentar um resistor em série com um led e ligá-lo entre o coletor de Q1 e o terra. Ao acionar o relê, se houver um curto, o LED vai permanecer acesso. Sem curto ele apaga.
Se você tiver problemas com ruído, pode acrescentar um resistor, entre 330 e 2k2 Ohms, entre a base de Q2 e o terra.

Imagem

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Viktor » 01 Jan 2009 12:06

Todo SCR precisa de uma corrente mínima (holding current). De onde vem essa corrente no seu circuito ?
Viktor
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 01 Jan 2009 14:53

Desculpe a observaçao, mas ainda nao entendi qual a finalidade de se limitar a corrente sobre esse transistor. Se esta queimando, e' porque nao aguenta a corrente exigida pelo rele, que depende exclusivamente da resistencia dele. Entao troque o transistor. Se voce acha o consumo exagerado (e eu tambem acho) troque o rele. Nao precisa de shunt pra regular a corrente, alias, nunca vi disso.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Jan 2009 15:12

Olá Viktor.
Viktor escreveu:Todo SCR precisa de uma corrente mínima (holding current). De onde vem essa corrente no seu circuito ?

A corrente vem da fonte V2. Um TIC106 tem uma corrente de manutenção de até 8mA. Talvez seja necessário acrescentar um transistor em configuração Darlington, antes do TIP31, pois o seu ganho de corrente na saturação é de apenas 10. Neste caso saem os diodos D1 e D3. Se V2 for para zero, o tiristor deixa de conduzir, mas também Q1.
Faltam algumas informações do Rodrigo, tais como corrente e tensão que a fonte V2 pode fornecer e a impedância interna desta fonte.
O circuito proposto por mim mostrou, na simulação, que funciona. Note que para as condições da fonte V2 que eu supus.

Jorge Luiz.

Pelo que eu entendi, o Rodrigo está testando relês e pode haver alguns com a bobina em curto, daí a necessidade de limitar a corrente no transistor. Para não queimá-lo.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 01 Jan 2009 15:53

Pode ser MOR_AL. Enquanto o autor do topico nao explica direito o que acontece, a gente fica tentando advinhar o problema.
jorgeluiz
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos