Programação WinAvr

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Programação WinAvr

Mensagempor fabiomaraujo » 25 Ago 2008 00:43

Olá pessoal, sou iniciante no AVR e estou começando a programar utilizando o winavr gostaria de saber de algum livro ou tutorial que tenha para programação utilizando o winavr tenho duvida sobre as bibliotecas que ele dispõe.
fabiomaraujo
Bit

Mensagempor brasilma » 25 Ago 2008 08:17

Bom dia Fabio,

Tem várias fontes, uma delas pode ser o próprio data-sheet do componente que estiver utilizando, geralmente ele dá alguns exemplos em assembler e C e ambos funcionam no WinAVR.

Dá uma verificada no próprio local de instalação, que deve ter um arquivo assim: C:\WinAVR\WinAVR-user-manual.html , no final dele tem um monte de links.

Tem o manual de um kit que tbem gostei bastante cujo nome do aqrquivo é: C_Programming_for_Microcontrollers__AVR_.pdf Featuring ATMEL’s AVR Butterfly and the Free WinAVR Compiler.

Por ai dá para começar.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 04 Jan 2009 13:18

basilma

Encontrei essa apostila que tu fala, e realmente parece ser muito boa e completa.
No site da atmel tem um manual até com esquema do AVR Butterfly, onde eu pergunto (caso possa responder) vale a pena tentar montar o Butterfly? ou comprar um pronto nas revendas? achei um pouco caro na Tato 150 lulas ( http://www.tato.ind.br/detalhesproduto.asp?id=83 ), sendo que lá fora custa 19.90 obamas ( http://br.mouser.com/Search/ProductDeta ... hAHw%3d%3d ), mas 16 semanas para entrega é osso hein !!

Não conheço nda de Atmel, nem gravador ou software tenho ainda, mas este fórum está me esclarecendo e ajudando um bocado. :D

Preciso dar continuidade em meu trab deste semestre na faculdade, onde fiquei curioso se aplicar Atmel não seria mais "simples" e pudesse ter mais facilidades ou vantagens, e nda melhor que começar a perguntar aos mais experientes!

Agradeço qqer ajuda

abrax![/b]
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor brasilma » 05 Jan 2009 07:20

Este kit Buterfly possui uma característica interessante no que se refere ao display, que utilisa um cristal líquido comum, ao invés de um módulo LCD, isso baixa o custo de produção para grande escala.

No mais não tem nada de excepcional é um kit como qualquer outro.

A apostila é boa, tenho tirado boas dicas dela.
brasilma
Dword

Mensagempor wagnerlip » 16 Jan 2009 21:34

_blackmore_ escreveu:basilma

eu pergunto (caso possa responder) vale a pena tentar montar o Butterfly? ou comprar um pronto nas revendas? achei um pouco caro na Tato 150 lulas ( http://www.tato.ind.br/detalhesproduto.asp?id=83 ), sendo que lá fora custa 19.90 obamas (
abrax![/b]

O Butterfly é um brinquedo interessante e possui diversas funções até felizes na plaquinha... mas eu investiria tal grana em outras coisas.

Compre alguns AtMega8, AtTiny26, etc, e compre um programador AVRISP-MKII.

Pronto, faça download do AVRSTUDIO (gratuito) diretamente da Atmel, e divirta-se em assembly. Aprenderá rapidinho.
Wagner Lipnharski
Consultor AVR - Orlando Florida
wagnerlip
Bit

Mensagempor brasilma » 19 Jan 2009 08:02

Ops, ou então em C - mais produtivo...
brasilma
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 19 Jan 2009 09:35

wagnerlip

tu deu uma boa opção, porém o valor do gravador é muito alto por aqui.
Encontrei um gravador (made in fundo de quintal) por R$200,00 ... achei um pouco salgado demais para um feito em casa.
Estou procurando com o fornecedor aqui da região para saber quanto ´(a facada) de um da Atmel original, mas que já fiquei desanimado fiquei.
Obrigado pela ajuda, mesmo sendo um pouco fora do que eu imaginava é um bom norte. :)

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor wagnerlip » 21 Jan 2009 03:28

_blackmore_ escreveu:wagnerlip

tu deu uma boa opção, porém o valor do gravador é muito alto por aqui.
Encontrei um gravador (made in fundo de quintal) por R$200,00 ... achei um pouco salgado demais para um feito em casa.
Estou procurando com o fornecedor aqui da região para saber quanto ´(a facada) de um da Atmel original, mas que já fiquei desanimado fiquei.
Obrigado pela ajuda, mesmo sendo um pouco fora do que eu imaginava é um bom norte. :)

abrax!

Pois é....

Nós lá da outra lista http://groups.google.com/group/piclistbr , estávamos (ainda estamos?) querendo desenvolver uma PCI para um gravador AVR para USB, baseado no AtMega8 e que na maioria das vezes tem funcionado a contento.

Esse gravador seria feito no Brasil, sendo importado só o AtMega8 (que tem à venda no Brasil) e o conector USB, que na pior das hipóteses corta-se um cabo USB ao meio e solda-se os fios diretamente à PCI.

O que estavamos buscando era demanda do kit, para baratear o preço para todos, principalmente referente à PCI. Talvez por lá se tenha um consumo de 80 ou 90 kits, mas seria bom chegar a ter uns 150 a 200 para baratear mesmo.

Vou tentar jogar um pouco de combustível na idéia por lá e ver se a coisa desanda... assim conseguiríamos atender uma boa quantidade de gente que queira o programador AVR USB a baixo custo, na forma de kit, com o AtMega já gravado, etc.
Wagner Lipnharski
Consultor AVR - Orlando Florida
wagnerlip
Bit

Mensagempor brasilma » 21 Jan 2009 08:09

Essa é uma boa proposta que tem o meu apoio.

Posso ajudar na ebaloração e confecção do PCI, compra de material, gravação dos MCs.
brasilma
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 21 Jan 2009 21:24

essa idéia do gravador com USB é uma boa ... e eu tb participo de lá (piclist) vou procurar algo para me interar ... quanto a valores para confecção de placa .. eu tenho um fornecedor que tem um ótimo preço comparado a estas empresas de certo renome mas são boas as placas que ele faz, depois lhe passo o contato.
abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para AVR