Fonte Buck - Entrada 190 a 260Vdc - Saída 15Vdc @ 3A

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Fonte Buck - Entrada 190 a 260Vdc - Saída 15Vdc @ 3A

Mensagempor Fandango » 31 Jan 2009 14:49

Olá gente,

Por acaso alguém tem um esquema de fonte chaveada tipo buck (aquela mais simples com indutor e diodo e chaveamento a MOSFET) para gerar 15Vdc a partir de uma entrada DC que pode variar entre 190V e 240V ?

Tentei uma abordagem usando um IRS2153 (half bridge MOSFET driver) chaveando um IRF480, mas ficou uma bosta.

Na realidade, peguei o esquema do ATAVRMC200 (um kit da AVR para desenvolvimento de controle de motor trifásico) e reproduzi num protótipo a parte da fonte, mas não funcionou. Conferi tudo e tenho quase certeza de que não fiz nenhuma besteira, mas ainda assim o IRS2153 não oscilava. Então abaixei a frequência de chaveamento, troquei o resistor de entrada de 100K para 33K, e a bichinha começou a funcionar meia-boca.

Não entendo como os caras da Atmel fizeram essa coisa funcionar (deve ser pura competência - hehehe). Inclusive reparei que eles não usam dissipador no MOSFET (tá certo que não consomem 3 A), mas eu coloquei uma carga de 150mA e o MOSFET parecia que ia fritar!

Bem, tenho uma foto do kit (para referência), o esquema elétrico e a lista de componentes que eles usam, mas não sei como disponibilizar aqui para download. Quem tiver interesse é só me pedi que mando por e-mail.

Valeu!
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor AlexsanderM » 02 Fev 2009 06:53

Eu quero com certeza!!

Tu já deve saber de outros posts que eu sou um noob aficcionado e ultimamente estou numa odisséia entre os ferros-velhos da cidade em busca de uma fonte ATX pra enjambrar uma fonte de bancada pra mim :P
Já tenho uns esquemas mas é sempre bom ter uma segunda opnião hehe

Mas viu.. disponibiliza aqui na comunidade, assim mais gente pode ver os esquemas tbm.

Pra quem quiser postar outras coisas do tipo é simples:

Esse fórum não faz hosting de arquivos, mas como todo fórum permite que você aponte para um endereço de um arquivo na sua mensagem, seja ele foto ou outro tipo de arquivo (um link :P).

Esse link é o enderço de seu arquivo online que está sendo "hosteado" pelo servidor que você escolher pra guardar ser arquivo.

Existem milhares desses servidores que oferecem até alguns GB de espaço pra tu guardar tuas quinquilharias online e depois te dão o link pra que toda sua família possa compartilhar de seus arquivos 24h dia xD

Pra resumir vou por o link dos melhores (ou mais práticos e menos "chatos") que eu conheço:

Filehosting em geral:
http://www.rapidshare.com/
http://www.easy-share.com/
http://www.4shared.com/

Imagehosting (esse é específico pra imagens, é rapido e prático, e ainda tu pode fazer umas frescuras com a foto):
http://servimg.com/

OBS.: claro que tem que se cadastrar neles... mas é rápido e grátis.. vale a pena pq vc sempre vai tar usando essas coisas.

OBS nº2: Quando vc já tiver com o link pra esse arquivo, vai como se fosse postar uma msg normal. Se for uma imagem que vc quer botar na mensagem, somente cole o link da mesma onde vc quer que ela apareça na mensagem e clique no botão "Img" embaixo do "Assunto" da msg. Se for um arquivo clique no botão "URL" que fica do lado deste.

É isso aí! Agora todos poderão ver suas tranqueiras 24h/7 online!!!! Não é fantástico xD ?

Abraço
AlexsanderM
Bit

Mensagempor daniellp » 02 Fev 2009 07:04

AlexanderM...

eu tenho caixas de fontes de micro criando ferrugem lá em casa... Tem AT, ATX, ATX para servidor e umas outras de padrão próprio de alguns fabricantes...

Se quiser uma me avisa. O problema é que eu só vou estar em casa dia 14/15 de fev e depois de 22 a 25. dia 26 vou estar em Joinville, mas sem carro, pois ele vai pra revisão.

Me manda uma MP pra acertar...
daniellp
Byte

Mensagempor Fandango » 02 Fev 2009 08:41

Fandango
Byte

Mensagempor MOR_AL » 02 Fev 2009 16:54

Olá Fandango. Tudo bem?
Sinceramente eu não usaria este esquema para fazer uma fonte com 15V na saída, a partir de uma tensão de alimentação entre 190 e 240 volts.
Os motivos são os seguintes:
1 - Este tipo de fonte, para rerduzir a tensão de 190 a 240 para 15V, geraria pulsos de tensão e corrente muito estreitos. Haveria uma grande geração de interferência eletromagnética.
2 - O pico de corrente fornecido por VDC é o mesmo consumido pela fonte (repare na parte superior direita Ivdc = 10A), quando poderia ser reduzido em cerca de 10 vezes. Isso implicaria em componentes menos parrudos (e caros).
3 - A fonte não possui isolamento galvânico. Mesmo que ela possua um conector plástico que impeça o contato com o corpo, há sempre o risco de um choque (e dos bons).
4 - Parece haver um erro neste circuito. Quando o mosfet conduzir, ele colocará todo o VDC (menos cerca de 1 volt) no source, ou pino 6 do CI. Não acho que ele tenha sido projetado para isso e nem acredito que o CI pudesse por o mosfet na saturação.

5 - Eu proporia uma fonte do tipo flyback, muito mais apropriada para a situação. Infelizmente não sei onde encontrá-la, porém há um software grátis da Fairchild "SMPS Design Toolkit" que calcula tudo para você.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Fandango » 02 Fev 2009 17:17

Grande MOR_AL !!! Beleza!! :D

De fato achei essa abordagem Bulk muito sinistra :? . Contudo achei que poderia dar certo porque encontrei referências semelhantes em documentos da IR e da Microchip (mesmo circuito, porém valores um pouco diferentes de alguns passivos). Mas a aplicação prática me mostrou que perdi tempo e um belo IRF840 :cry: (oh! bichinho bão! esse guerreou até o fim - morto em batalha! :lol: ).

Sabes que andei pesquisando um pouco a respeito e encontrei uma fonte Flyback bonitinha num AN da On Semi? Tá aqui ó:

http://www.4shared.com/file/83788210/41a935e4/AND8263-D.html

Tá certo que é para 19V @ 3A, mas acho que se ajustar o divisor resistivo da realimentação consigo os 15V, não?
Também eliminaria da ponte de diodos prá trás, porque alimentaria direto com DC. Será que daria certo?

De todas maneiras vou dar uma olhada no software da Fairchild que sugeriu e ver como me arranjo.
A merca é achar (ou construir) o transformadorzinho da flyback. É que vou precisar de poucas unidades (3 ou 4) e se tiver que ajustar vai ser fueda!

Mas valeu cara! Você sempre demonstra bastante conhecimento e sinto firmeza nas tuas dicas.

Abração! (sem boiolices, ok?)
Fandango
Byte

Mensagempor MOR_AL » 02 Fev 2009 18:42

Olá Fandango.
Esta fonte que você apresentou agora parece ser muito boa.
Mas ainda há dois problemas (menores), e um grande.
1 - A obtenção do núcleo pode ser difícil. Costumo usar núcleos de um fabricante nacional (Thornton), apesar do material que compõe o núcleo já ser antigo (Ferrite - funciona com maiores perdas), é fácil de encontrar.
2 - Parece que esta fonte tem a frequência de operação variável com a carga. Note que na figura 10 a frequência fica audível (para cargas menores ou iguais a 1A). Além disso, costuma acontecer que a tensão de alimentação Vcc possui um ripple. Isso modula o período de condução e o período total com a variação desta tensão. Claro que esta modulação é necessária para manter a tensão de saída regulada. Certa ocasião fiz uma fonte deste tipo para uma empresa, que por garantias, superdimensionou a capacidade de corrente. Ao testar com a carga correta, a frequência caía e o transformador chiava muito.
3 - O grande problema destas fontes é que é necessário conhecer técnicas de montagem deste transformador. Você divide o enrolamento primário em cerca de 4 grupos de espiras em série, e intercala com os outros enrolamentos do secundário e com o enrolamento de retorno de energia para a fonte Vcc (esta fonte não tem ele e não deve ser usada sem carga na saída). Na verdade este trafo funciona como dois indutores, um primário e outro secundário. Quando um conduz, o outro não conduz (modo descontínuo). Como são indutores compartilhando o mesmo núcleo, então haverá um gap (entreferro). Pequenas variações deste gap provocam grandes variações de indutância. Aí já viu que o gap deve ser calculado com alguma precisão. Outro detalhe é que para obter 5 volts na saída, bastam cerca de 3 espiras no secundário, apenas. Aí a posição destas espiras no núcleo fica meio que crítica. No seu caso seriam 15 volts, ou aprox. 9 espiras. A distribuição fica menos crítica.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Fev 2009 06:06

Se voce tem problemas de emi e uma boa fonte, caso não tenha é complicado a construção do trafo e etc
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Fandango » 03 Fev 2009 08:11

Pois é gente, parece que estou no mato sem cachorro! :?
Será que não encontro um trafo comercial como esse aqui no mercado nacional? (perguntinha besta esta, não? :oops: )
Imagino que a tarefa será árdua, mas não encontrei outra solução melhor.
O curioso é que a fonte é só uma pequena parte do meu projeto (e provavelmente a que me dará mais trabalho), mas o que seria do cérebro sem o coração, não é?
De todas maneiras, tentarei postar aqui os resultados na medida do possível.
Fandango
Byte

Voltar para Circuitos Diversos