Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...
Moderadores: 51, Renie, gpenga
por antonio » 19 Fev 2009 11:08
Pessoal ....tenho aqui um problema embora para muitos não seja grande ,para mim tem me dado dor de cabeça o negocio è o seginte!
Tenho aqui varios transdutor Piezoeletro (que faz um BIP;BIP)do qual alguns basta uma fonte de alimentaçao para funcionar ,outros so se houve um klic e mais nada,sao uns que parece pastilha o que faz falta para que isto funcione??
Serà necessario talvez um circuito para que funcione ? eu andei buscando no google e nao encontrei nada de jeito!
sera que algum tem algo e pode ajudar ?
Desde jà agradeço[/img]
-
antonio
- Byte
-
por EvandroPic » 19 Fev 2009 13:00
Um transdutor piezo-elétrico é como um alto-falante... se você ligar este que só faz um click na saida de som do rádio por exemplo, você conseguirar ouvir o som do rádio através dele... baixinho mas ouve.
Alguns trandutores piezo-elétricos já vem com oscilador incorporado... outros você precisa gerar o BIP...
Você encontra estes trandutores em cartões de natal musical... em relógios de pulso com bip (alarme). por exemplo.
-
EvandroPic
- Byte
-
por antonio » 19 Fev 2009 14:30
Brigado EvandroPic !
Pois estou certo que estes que tenho aqui precisa mesmo desse oscilador,pois só se houve o tal klic!
Agora não faço minima ideia como resolver isto, procurando na net não encontrei nada a respeito!
se algem poder ajudar agradeço!
-
antonio
- Byte
-
por EvandroPic » 19 Fev 2009 15:13
Antonio, você não está sabendo procurar...
Isso tem aos montes na net...
Abaixo tem uma explicação de como gerar Beep usando um PIC.
Nesse caso o programa fica ligando e desligando o pino onde encontra-se ligado o transduto piezo-elétrico..
Você pode usar PWM pra fazer isso também...
Dá até pra fazer musica, variando a frequência e tempo dos BIPs...
Produzindo um som
Um diafragma pizoeléctrico pode ser adicionado a uma linha de saída do microcontrolador para se obterem tons, bips e sinais.
É importante saber-se que existem dois tipos de dispositivos pizo emissores de som. Um, contém componentes activos encontram-se dentro do envólucro e só precisam de que lhe seja aplicada uma tensão contínua que emita um tom ou um bip. Geralmente os tons ou bips emitidos por estes dispositivos sonoros não podem mudar, pois são fixados pelos respectivos circuitos internos. Não é este o tipo de dispositivo que vamos discutir neste artigo.
O outro tipo requer, para que possa funcionar, que lhe seja aplicado um sinal. Dependendo da frequência da forma de onda, a saída pode ser um tom, uma melodia, um alarme ou mesmo mensagens de voz.
Para o pormos a funcionar, vamos fornecer-lhe uma forma de onda constituída por níveis Alto e Baixo sucessivos. É a mudança de nível ALTO para BAIXO ou de BAIXO para ALTO que faz com que o diafragma se mova para produzir um pequeno som característico. A forma de onda pode corresponder a uma mudança gradual (onda sinusoidal) ou uma variação rápida (onda rectangular). Um computador é um instrumento ideal para produzir uma onda quadrada. Quando se utiliza a onda quadrada produz-se um som mais áspero.
Ligar um diafragma pizoeléctrico é uma tarefa simples. Um pino é ligado à massa e o outro à saída do microcontrolador, como se mostra na figura em baixo. Deste modo, aplica-se uma forma de onda rectangular de 5v ao pizo. Para produzir um alto nível de saída, a forma de onda aplicada tem que ter uma maior grandeza, o que requer um transistor e uma bobina.
Ligação de um diafragma pizoeléctrico a um microcontrolador
Como no caso de uma tecla, podemos utilizar uma macro que forneça uma ROTINA BEEP ao programa, quando for necessário.
BEEP macro freq, duration:
freq: frequência do som. Um número maior produz uma frequência mais alta.
duration: duração do som. Quanto maior o número, mais longo é o som.
Exemplo 1: BEEP 0xFF, 0x02
Nesta caso, a saída do dispositivo pizoeléctrico, tem a maior frequência possível e a duração de 2 ciclos de 65,3mS o que dá 130,6mS.
Exemplo 2: BEEP 0x90, 0x05
Aqui, a saída do diafragma pizoeléctrico, tem uma frequência de 0x90 e uma duração de 5 ciclos de 65,3mS. É melhor experimentar diversos argumentos para a macro e seleccionar aquele que melhor se aplica.
A seguir, mostra-se a listagem da Macro BEEP:
O exemplo que se segue, mostra o uso de uma macro num programa. O programa produz duas melodias que são obtidas, premindo T1 ou T2. Algumas das macros apresentadas anteriormente são utilizadas no programa.
http://www.mikroe.com/pt/product/books/ ... itulo6.htm
Editado pela última vez por
EvandroPic em 19 Fev 2009 15:25, em um total de 5 vezes.
-
EvandroPic
- Byte
-
por antonio » 19 Fev 2009 17:31
brigado colega!
Bem ,não è isso não que estou querendo ,coisa mais facil sim sem nada de programação não !
Coisa mais facil mesmo !
-
antonio
- Byte
-
por EvandroPic » 19 Fev 2009 18:03
Então faça um oscilador (multivibrador astável) com um 555.
Calcule os resistores e capacitores para a frequência que deseja... provavelmente acima de 800 Hz.
No Google você encontra inúmeros exemplos disso...
http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html
-
EvandroPic
- Byte
-
por antonio » 19 Fev 2009 19:05
Amigo Evando grato mesmo!
Vou montar esses circuitos pra ver o que sai !
Um abraço
-
antonio
- Byte
-
por brasilma » 19 Fev 2009 19:17
Só por curiosidade complementar, o cristal piezo para sofrer deformação e assim produzir som, precisa ser excitado com alta tensão, alguns altofalantezinhos as vezes possuem um transformador elevador incorporado outros não, qdo então é preciso acrescentar um externo para que funcionem.
" A Teoria orienta e a Prática decide"

-

brasilma
- Dword
-
-
Voltar para Circuitos Diversos