6 sinais em dois fios

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

6 sinais em dois fios

Mensagempor tecman » 18 Fev 2009 17:33

ola alguem tem ideia de como mandar 6 sinais de audio em um par de fio apenas como seria multiplexado ?? tem algum circuito algum colega ou me indica algo
tecman
Byte

Mensagempor proex » 18 Fev 2009 18:32

Bem, primeiro vc tem que digitalizar os 6 sinais de audio e depois serializa-los no formato TDM, muito usado em telefonia a atualmente usado em audio digital de alta resoluçao (24bits).

Muitos DSPs de áudio já possuem a interface TDM.

O problema seguinte é saber pra onde (que distancia) vc quer mandar esse sinal.

Ta vendo como é facil :D

.
proex
Dword

Mensagempor guest2003 » 18 Fev 2009 19:30

Da pra fazer analogico tbm... escolhe 6 frequencias (de preferencia que não sejam harmonicas) e modula elas com o sinal de audio...
ai do outro lado filtra e demodula cada uma delas...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor msamsoniuk » 18 Fev 2009 20:27

soh um detalhe, com tdm vc vai precisar de mais sinais (clock, framesync e o proprio sinal de dados). uma solucao seria vc usar um controlador HDLC com encoder manchester, assim o HDLC fornece o equivalente a um framesync e o manchester fornece o equivalente a um clock, tudo no mesmo sinal de dados digital.

uma outra alternativa para cabos longos (coaxial ou cabo de telefone) eh usar tdm com um framer e1, onde o framesync, clock e dados sao codificados em uma sinalizacao bipolar com padrao ami, hdb3 ou b8zs.

inclusive, muitos framers suportam tanto canais de voz pcm quanto dados em HDLC e eh mais facil encontrar framers e1 do que controladores hdlc com encoders/decoders manchester.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 18 Fev 2009 20:54

É só chavear o sinal e multiplexar no tempo. O chato é sincronizar os dois chaveadores. Eu vi uma vez uma imagem de uma patente de uns 100 anos atrás onde a idéia era multiplexar muitos assinantes num único par de fios, o chaveamento era mecânico e rotativo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Fev 2009 23:29

pois eh xultz, mas acho que esse cara na verdade inventou o tdm hehehe para sincronizar chaveadores analogicos, nao escapa de ter que enviar o framesync, senao os canais vao ficar sempre misturando. e dae para passar para digital jah entra o clock, senao vai deslizar e zuar tudo hehehe

acho que realmente nao tem escapatoria ao clock e framesync! o que pode fazer eh tentar substituir por outra coisa, como eu disse, no caso do hdlc ou frame e1, o framesync fica embutido como delimitador de frame... e no caso de manchester ou dos codigos de linha para e1, o clock eh recuperado a partir dos dados... mas na pratica, eles estao lah ainda! :)

uma outra solucao eh usar uma uart. a uart dispensa clock entre transmissor e receptor, mas fica faltando resolver o problema do framesync. daih teria que bolar um protocolo orientado a caracter e comeca a envolver mais software do que hardware e a performance fica limitada.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Fev 2009 00:24

Olá Tecman. Tudo bem?
Tecnicamente você terá que multiplexar os seis ou mais sinais no tempo ou na frequência. Não conheço outra maneira. A multiplexação pode ser analógica ou digital.
Há cerca de 15 anos atrás fiz a multiplexação no tempo. Se não me engano eram 14 canais, não de áudio, mas de dados. A taxa era baixa e foi feito com integrados dedicados para tarefas específicas. Não usei MC.
Basicamente cada sinal era conectado em um pino de entrada de um multiplexador, onde eram serializados no tempo. Para que o receptor pudesse demultiplexar os sinais, era necessário introduzir alguma espécie de clock. Fiz um deslocamento em frequência. Utilizei o código manchester, que apresentava todas essas características. O clock do Manchester era usado também para comutar as entradas para a saída do multiplexador. Deste modo havia sempre o sincronismo. A identificação do primeiro canal a ser recebido era feita por um intervalo maior entre o último canal e o primeiro, já que a sequência de transmissão é em anel. O diferencial era que o sinal era transmitido via fibra ótica, devido a necessidade de isolamento galvânico.
Certamente que para o seu caso sua taxa deverá ser superior a 240kc/s * NCAD (2 * 6 * 20K* Num de bits do CAD). Para um CAD de 8 bits, sua taxa mínima de transmissão deverá ser de 1,92Mc/s. Você não poderá atrasar a transmissão entre o último canal e o primeiro. Será necessário enviar (junto com os seis canais) algum identificador de canal transmitido. Pelo menos em um instante do loop. Isso requer um aumento da taxa apresentada.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor xultz » 19 Fev 2009 08:56

Eu só fico preocupado, Marcelo, porque são 6 sinais de áudio, se converter a 44100 Hz, e empacotar os seis, mais protocolo, que velocidade de UART ele iria precisar. Como não sei o tipo, ambiente e comprimento do cabo, só posso pensar nas piores situações, tipo cabo de muitos kilômetros, em ambiente muito ruidoso, projeto deve ser ultra barato e para ontem. É que quase todos os projetos que peguei eram assim, sempre a pior das situações sempre...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 19 Fev 2009 13:59

Existem algorítmos que permitem reduzir a banda do sinal, dando prioridade à banda principal.

Essa idéia de MDT ( ou TDM ), como disse o Xultz é de uns 100 anos atrás.

Eu trabalhei numa empresa que produzia Multiplexadores por Divizao de Tempo, determinísticos e estatísticos.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Fev 2009 15:06

entao xultz, se for seis sinais com qualidade de CD (44KHz x 16 bits stereo), precisa de mais ou menos 1mbps, mas os framers e1 conseguem trabalhar tranquilamente a 2mbps. para encapsular formatos diferentes do pcm convencional, basta utilizar hdlc nos timeslots e os cabos podem ter comprimentos bem grandes.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 20 Fev 2009 14:31

Marcelo Samsoniuk escreveu:entao xultz, se for seis sinais com qualidade de CD (44KHz x 16 bits stereo), precisa de mais ou menos 1mbps, mas os framers e1 conseguem trabalhar tranquilamente a 2mbps. para encapsular formatos diferentes do pcm convencional, basta utilizar hdlc nos timeslots e os cabos podem ter comprimentos bem grandes.

Nao faltou algo aí? A menos que seja algo comprimido:

44100 * 2 canais * 2 bytes por sample = 176.400 Bytes/s * 6 = 1.058.400 Bytes/s * 8 bits por byte = 8,4 Megabits/s ...

[]s!
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 20 Fev 2009 18:18

eh mesmo... vai ter que usar 2mbps com compressao 4:1 dae! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor EvandroPic » 20 Fev 2009 19:45

Parece que este é mais um daqueles tópicos bem movimentados onde o autor some logo após abrí-lo... :roll:
EvandroPic
Byte

Mensagempor proex » 20 Fev 2009 19:51

Pois é, e a gente fica aqui com cara de bobo discutindo o assunto.
proex
Dword

Mensagempor Renie » 20 Fev 2009 21:21

Olá pessoALL,

Evando e Proex, quem abriu o tópico pode não acessar o ASM51 todos os
dias, muitos participantes acessam bem esporadicamente!

Mesmo que quem abriu o tópico não acesse mais, isso não quer dizer que
as ajudas, dicas, etc. sejam em vão, afinal, nosso ASM51 não é apenas
para Um tirar dúvidas e resolver seus problemas, é uma fonte de
pesquisa para todos os participantes, todas as dicas engrandecem o
conteúdo do nosso fórum!

[]'s
Renie
Renie
Word

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos