Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
Só complementando o comentário do Marcelo, para usar o ioperm, o programa tem que rodar pelo root ou através de sudo, o kernel não dá permissão ioperm prá usuário. Dependendo do tipo do programa que se deseja desenvolver, isso pode ser chato.
eu nunca boto muita feh em USB nao... para segurar a barra de um IO cavalar, o negocio eh partir direto para fast-ethernet Smile
mastk escreveu:Só complementando o comentário do Marcelo, para usar o ioperm, o programa tem que rodar pelo root ou através de sudo, o kernel não dá permissão ioperm prá usuário. Dependendo do tipo do programa que se deseja desenvolver, isso pode ser chato.
Aproveitando a deixa, pergunta basica, ha maneira de permenecer como super usuario sempre? tipo, eh um saco ter que abrir um gerenciador de arquivos como super usuario tudo vez que quero fazer coisas simples como mover um arquivo.eu nunca boto muita feh em USB nao... para segurar a barra de um IO cavalar, o negocio eh partir direto para fast-ethernet Smile
Mcus de 8 bits, corram do tio marcelo, ele eh do mal.
xultz escreveu:Só complementando o comentário do Marcelo, para usar o ioperm, o programa tem que rodar pelo root ou através de sudo, o kernel não dá permissão ioperm prá usuário. Dependendo do tipo do programa que se deseja desenvolver, isso pode ser chato.
polesapart escreveu:xultz escreveu:Só complementando o comentário do Marcelo, para usar o ioperm, o programa tem que rodar pelo root ou através de sudo, o kernel não dá permissão ioperm prá usuário. Dependendo do tipo do programa que se deseja desenvolver, isso pode ser chato.
Ou chown root binario && chmod u+s binario
Mas a menos que o programa faça o que tenha que fazer e abra mão dos privilégios de root depois (posso postar uns trechos de código pra fazer isto se alguém quiser), isto costuma ser tão ruim quanto escrever a senha de root num post-it e colar no monitor de uma escola publica
Marcelo Samsoniuk escreveu:opa! chmod +s realmente eh bem inseguro!
eu recomendaria vc pode criar um processo tipo parallel_server rodando no inittab como root e acessar ele atraves de mensagens ipc ou sockets, usando um parallel_cliente que roda como usuario nao-privilegiado.
Voltar para Linux ( x86 ou x64 )
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes