Duvidas Pickit2

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Duvidas Pickit2

Mensagempor mrcdlf » 09 Abr 2009 18:22

Montei um pickit2 igual da pagina http://tecmb.com/pickit2_clone.html
aparentemente parace estar funcionando ok... ele é reconhecido...
agora minha duvida é como ligar um pic a ser grado a ele?

posso ligar diretamente as saidas ICSP ao pic, tenho que ter fonte externa??

tentei fazer uma ligação direta mais o pickit deixou de ser reconhecido e para voltar tive que desconectar ele e conectar novamente....
mrcdlf
Bit

Mensagempor rodrigoadachi » 09 Abr 2009 21:04

Pelo que eu entendi, você quer gravar sua aplicação no PIC, mas ta em duvida se pode ser gravado diretamente na placa (kit) e o kit tem o conector ICSP, se o seu gravador é JDM ou seja não precisa de fonte eh só conectar o conector ICSP na placa (kit) e gravar, pode fazer o teste q não queima, mas antes desligue a alimentação do kit.

Boa sorte..
rodrigoadachi
Nibble

Mensagempor mrcdlf » 09 Abr 2009 23:27

rodrigoadachi escreveu:Pelo que eu entendi, você quer gravar sua aplicação no PIC, mas ta em duvida se pode ser gravado diretamente na placa (kit) e o kit tem o conector ICSP, se o seu gravador é JDM ou seja não precisa de fonte eh só conectar o conector ICSP na placa (kit) e gravar, pode fazer o teste q não queima, mas antes desligue a alimentação do kit.

Boa sorte..

Olha só, eu montei uma gravador PICKIT2 exatamente como no link que mandei acima....
agora estou querendo gravar um pic... vou ter que usar o conector ICSP??? como?
mrcdlf
Bit

Mensagempor mrcdlf » 10 Abr 2009 01:26

mrcdlf escreveu:
rodrigoadachi escreveu:Pelo que eu entendi, você quer gravar sua aplicação no PIC, mas ta em duvida se pode ser gravado diretamente na placa (kit) e o kit tem o conector ICSP, se o seu gravador é JDM ou seja não precisa de fonte eh só conectar o conector ICSP na placa (kit) e gravar, pode fazer o teste q não queima, mas antes desligue a alimentação do kit.

Boa sorte..

Olha só, eu montei uma gravador PICKIT2 exatamente como no link que mandei acima....
agora estou querendo gravar um pic... vou ter que usar o conector ICSP??? como?

conseguir fazer funcionar... mais só no MPLAB... no PICKIT2 ele do nada disconecta o dispositivo... alguem saberia dizer pq????
mrcdlf
Bit

Mensagempor rodrigoadachi » 10 Abr 2009 22:26

Blz..

Num sei por que naum...
rodrigoadachi
Nibble

Mensagempor Wagner de Queiroz » 12 Abr 2009 19:10

bom, para gravar um microcontrolador pelo PICKIT2 proceda com as ligações abaixo:

Imagem

Nao é necessario usar fonte de alimentação externa. só fazer as ligaçoes e gravar normalmente. Note que se vc fuçar no programa do Pickit2 voce podera usar o pickit como um analisador logico de pobre.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor geraldomelo » 13 Abr 2009 03:48

Não vai nenhum resistor ?? Bom , aproveitando , ninguém ai teria aquele layout da placa (a placa de soquete dos pic) do Macflash plus por exemplo , onde de um lado vai os pics de 8,18 pinos , ai invertido vão os pics de 28,40 pinos , e vc só muda dois jumpers ..

abs

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor rodrigoadachi » 13 Abr 2009 09:10

Lembrei de uma dificuldade minha cm o PIC16F877A, não conseguir gravar na placa, fiz varios circuitos mas nada de funcionar, tenho que retirar do circuito e gravar fora.
rodrigoadachi
Nibble

Mensagempor Carmo Munhoz » 13 Abr 2009 11:03

rodrigoadachi escreveu:Lembrei de uma dificuldade minha cm o PIC16F877A, não conseguir gravar na placa, fiz varios circuitos mas nada de funcionar, tenho que retirar do circuito e gravar fora.

Já tentou isolar o circuito, usando os pinos só pra gravação ?
Se ainda der problema, confira as trilhas, soldas e conexões.
Carmo Munhoz
Bit

Mensagempor Wagner de Queiroz » 13 Abr 2009 15:24

nao precisa resistores nao, só ligar direto. O pic nao pode ser gravado se os pinos de dados ou de clock estiverem compartilhados com outros circuitos que podem drenar os sinais.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor rodrigoadachi » 13 Abr 2009 20:57

Entaum foi isso, pq tem todo o circuito tem o cristal cm seus capacitores (ou cristal resonador) o resistor do MCLR (esse eu até coloquei um jumper pra isolar mais o PGM que eh ligado ao VSS na gravação que tambem coloquei um jumper. dai num conseguir, mas acho q sera melhor eu desconectalo mesmo... ainda bem que eu uso sempre socket kkkk
rodrigoadachi
Nibble

Mensagempor Tronic » 14 Out 2010 08:54

Viva

Encontrei este tópico já com mais de um anito, mas queria perguntar se para ligar um pic 18f452, se devo proceder da mesma maneira do 16f876.
Tronic
Bit

Mensagempor Wagner de Queiroz » 14 Out 2010 09:01

Verifique os nomes dos pinos de seu PIC a ser gravado as ligacoes vao nos pinos cujos nomes estao no exemplo acima.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Tronic » 14 Out 2010 12:23

Então seria algo do género

Imagem

ligar directo ao pickit2 e depois carregar o bootloader, né?
Obrigado
Tronic
Bit

Voltar para PIC