68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor enigmabox » 07 Abr 2009 07:37

Marcelo,
Esta etapa de se utilizar um MCU ou um cpld junto com a cpu, farei brevemente, para interligar uma SPI ou I2C e a interface de teclado. Ficando assim a mcu como um periferico inteligente. Tenho varias opções aqui, o Atmega16, MC68hc11, 8742 ou o xc9572xl, para esta tarefa.
Verificando com o osciloscopio, vi que se nao colocar alguns resistores nos pinos de controle, como vc falou, dá caca. Pois quando a cpu está em tri state, o barramento fica flutuante, podendo ativar algum chip select.
Outro procedimento, que fiz, foi colocar o acesso as memorias, via AS+DS+chipselect, para que não haja acessos ou modificações de dados quando a cpu esta em tri-state.
Por economia de espaço e uma melhor organização, coloquei o I/O de 16 bits na placa de video. Lá ficaram os buffers com 74hc244,245,573 e alguns resistores. Se retiro esta placa de video do sistema. O mc68030 tem comportamento estranho...hehehh.
Depois que estiver enviando o programa via Srecord, ficara mais facil o desenvolvimento da placa, assim farei uma nova expansão do sistema.

Mastk,
Tu ta quieto? O que anda aprontando por ai?
Como está o desenvolvimento da placa com o 68000?
enigmabox

Mensagempor mastk » 12 Abr 2009 17:42

Estou trabalhando em software no momento enigma, ja tenho joysticks prontos, essa parte eh tanto quanto complicada, pq penso em fazer a coisa de uma meneira e depois descubro uma melhor :(
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 12 Abr 2009 18:54

Mastk,

O importante é não desanimar com o projeto. :)
Neste fim de semana tive uns progressos com o meu sistema.
Terminei o monitor de sistema da placa MC68030, agora pode receber arquivos Srecord. Assim fico livre de ficar gravando eprom.
Também fiz uma interface simples no pc para enviar os arquivos para a placa.

Imagem

Tambem ficarei um tempo desenvolvendo programas, antes de alterar o hardware. Vou tentar adaptar uns joguinhos pra ver no que dá.
enigmabox

Mensagempor mastk » 17 Abr 2009 10:00

Ficou bom o seu terminal, melhor que o meu carregadao, humm qual ambiente vc fez ele?
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 17 Abr 2009 10:36

Mastk,

Para nao perder muito tempo, usei o Visual Basic 2008, assim foram, mais ou menos 10 linhas de programa que inseri.
Na placa do mc68030 escolho a vel. serial e no software do terminal tb. Testando enviar um pequeno programa, como vc pode ver na foto, levou por volta de 1seg, usando a vel. de 9600baud.
Dá uma olhada no meu site, que tem algumas fotos do sistema. Aos poucos vou atualizando com mais dados.
Agora estou incorporando na placa principal um RTC DS12887.
enigmabox

Mensagempor mastk » 11 Mai 2009 14:32

Conseguir aumentar consideralvemente a velocidade do protocolo, agora estou implementando audio ao sistema, porem ainda nao sei que tipo de memoria vou utilizar no sistema. Estudando tb, com pequenas modificadoes na topologia posso aumentar 5 vezes mais o bandwitch da CPU, com todos esses detalhes para definir acabei deixando de lado um novo jogo...

Engima como estao as coisas ai?
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 11 Mai 2009 14:52

Mastk,

Eu estou ocupado com outras coisas no momento, mas logo retomo ao projeto.
Consegui fazer algumas simulações graficas, tipo atari, com algumas naves correndo pela tela. Ficou bom, mas estou usando uma placa de video muito antiga.
Já estou bolando uma placa de video mais moderna com 512kb de ram e cpld xc9572.
A freq. max que consegui utilizar no sistema, com estabilidade foi 16mhz, coloquei um modulo de 20mhz, mas ficou instavel. Acho que placa de video que usei nao gostou de velocidade..hehe
:shock:
enigmabox

Mensagempor enigmabox » 17 Mai 2009 07:41

Mastk,

Por falar em placa de video, porque vc nao usa um TMS9928A?Pois tem controle de sprites e boa resolução para games. Foi usado no Master System e Msx.
E é facil de achar em SP. Custa pouco.
Eu comprei algumas peças e vou montar uma placa para avaliar.
O que tu acha?
enigmabox

Mensagempor mastk » 19 Mai 2009 12:01

O TMS eh uma boa opcao enigma, dei uma olhada no Ds dele e ele cai como uma luva, DIP e sem grandes complexidade de hardware. Mas eu nunca gostei dele para ser sincero :roll:

Vou insistir mais um pouco sem GPU, mas agora estou tentando olhando o TMS...
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 19 Mai 2009 14:36

Mastk,

O Tms9928a que comprei gera sinais YpBpR, conhecido como video componente, pode ser ligado diretamente em qualquer TV nova.
A versão tms9918a tem saida video composto, diferente do tms9918.
Nao consegui achar ainda as versões melhoradas Yamaha V9938 e V9958 que podem utilizar até 128K de ram de video.
Eu tinha guardado ha alguns anos um par de memoria 4416 usada junto com o GPU e só agora vou utilizar...
O que gostei é que dá para gerar 16 cores em 256x192, na tela de alta resolução.
enigmabox

Mensagempor mastk » 10 Jun 2009 12:58

Breve WIP, meu monitor cabaia pegou fogo durante um teste :(

Ele serviu bem a causa por quase 15 anos, fornecendo saborosos raios catodicos que me fizeram muito feliz, que deus o tenha rs

Estou com a placa som, praticamente pronta e vou adicionar uma porta de SD-card no projeto.

O maior problema agora eh definir o sistema, conforme o tempo vai passando sempre vem novas ideias para melhorar uma coisa, simplificar outra...
mastk
Dword

Mensagempor helton » 16 Jun 2009 14:40

nao sei se isso já foi visto :

http://belogic.com/uzebox/

um video game usando um atmega64...

interessante seria portar para um ARM ou coldfire...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 17 Jun 2009 01:36

recentemente voltei a mexer nesses projetinhos e achei esse outro cara com um HC908QY4:

http://www.jmargolin.com/project2/qy4ntsc.htm

mas tal como o atmega64, o HC908QY4 nao tem muita memoria interna, entao para fazer algo mais elaborado eh necessario memoria externa e alguma glue-logic extra. o mastk e o enigma justamente partiram para solucoes mais limpas, com cplds e controladores dedicados.

no caso do coldfire, mesmo sem controlador de lcd dedicado ficaria facil demais... bastaria uma cpld ou fpga em conjunto para suprir a temporizacao de sincronismo e uma fifo boa para eliminar jitter, dae o dma e a sdram do coldfire fazem o resto facinho.

e se usar uma fpga maior, rolaria ateh fazer 3d:

http://wiki.opengraphics.org/tiki-index.php?page=OGD1
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 17 Jun 2009 07:50

Nao gosto da ideia de usar MCU generico para gerar video. O sistema fica muito limitado, devido a pouca memoria dentro da MCU.
Ainda prefiro usar circuitos integrados dedicados VPU ou CRTC para gerar video no padrao TV. Para gerar video no padrao VGA, acho que somente usando o MC6845, CPLD ou FPGA seria a melhor opção.
No sistema que estou desenvolvendo, estou usando duas placas de video, uma com o CRTC 6847 e uma outra com o VPU TMS9928A(em fase de desenvolvimento).
No caso do MC6845 ou MC6847 a cpu do sistema coloca os dados na ram de video e o CRTC faz todo o serviço. No caso de um MCU, tem que ficar ocupando contadores e portas e dividir tempo de tarefas para gerar video e processamento do programa.
Estou testando agora o TMS9928A no sistema. Como a cpu 68030 é muito mais rapida que um Z80(Utilizado no MSX e ColecoVision), estou enfrentando um problema para colocar dados na VRAM TMS4416. Ja consigo comunicar gravar os registros do TMS9928 e alterar os modos de video, mas ainda tenho que fazer alguns delays porque o acesso a Vram é indireto. Outra coisa que tenho que testar é as Vram que tem mais de 15 anos....hehe
A vantagem do TMS9928 é a saida de video composto com sinais Y Pr Pb, assim da pra testar em P/B em um monitor de TV ou ligar na entrada de video componente dos televisores atuais. Acho que dá até pra ligar em monitor de TV LCD ou Plasma.
enigmabox

Mensagempor albertorcneto » 10 Jul 2009 07:17

Meio que nao tem nada a ver, mas olhem na pagina 19 desse jornal (artigo em ingles)

http://www.ixbat.de/files/admin/projekt ... wnload.pdf

Uma CPU de 8 bits feita somente com portas logicas. Chama MyCPU o projeto e a pagina deles eh:

http://mycpu.eu
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))