geladeira

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

geladeira

Mensagempor ze » 08 Mai 2009 14:00

olás
minha geladeira está pifando. e a fiadaputa é +- nova. - de 7 anos. é uma frost free que tem um resistência de aquecimento pra não formar gelo. como estou quebrado e não quero pagar uma minifortuna por outra placa controladora, tive a iluminação de fazer outra. primeiramente, me lembro +- que ela quando estava boa ficava 6 minutos ligada e 15 desligada. tempo computado durante as madrugadas de insônia que afinal serviram de alguma coisa. sei o lance do sensor de temperatura, termostato e bla bla bla, mas vou desconsiderar por enquanto. farei só por tempo. f da-se. bom agora a pergunta que não quer calar: tu sabes o intervalo de acionamento da resistência do degelo e por quanto tempo fica ligada? devo chutar 5 minutos a cada 4 horas? este acionamento não consegui sentir nas madrugadas mal dormidas. e agora não dá pra confiar +. até desliguei a resist. pra testar. mesmo assim ela não gela direito pois fica muitos minutos sem ligar. até horas.

brigado e bfds
ze
Dword

Mensagempor enigmabox » 08 Mai 2009 14:11

Lellis.....

Dá uma olhada no site, que tem varias dicas, vai no forum:

http://www.eletrodomesticosforum.com/bl ... -geladeira

Atraves dele consegui consertar minha maquina "bomba" de lavar GE. :shock:
enigmabox

Mensagempor brasilma » 08 Mai 2009 18:01

Lellis,

Dá uma verificada no circuito da resistência, na minha que não é eletrônica, me parace que não estando refrigerando ela está derretendo, creio que ajustaram a potência da resistência ao invés do tempo (deve ser apenas um contato reversivel no termostato).

Uma dica é que por incrivel que possa parecer, se a resistência não estiver funcionando legal, a geladeira não gela, parece loucura não? Mas tem explicação, se o evaporador congelar a circulação do gás para - compressor fica desarmando termicamente direto - e o ar não consegue circular para transferir o frio.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fenix3 » 08 Mai 2009 19:16

Opa, Isto ja acontece comigo, eh uma Frost Free da Bosh...

Um tecnico de geladeira me disse que precisa aumentar a placa condensadora, para resolver...mas nao fiz isto!

Quando a geladeira nao quer GELAR, ai eu desligo ela da tomada, deixo descongelar as placas como o Brasilma disse, ai ela volta a funcionar por um bom tempo...ate acumular e congelar a agua novamente!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor ELFS » 08 Mai 2009 19:49

Se a geladeira para de funcionar após alguns dias ou horas ligada, e quando descongela volta a funcionar o problema pode ser o seguinte: a umidade existente no gás refrigerante se aglutinou e formou uma pequena gota dentro do sistema e quando congelar no tubo capilar ou evaporador obstrui a circulação do gás parando a refrigeração, que só volta a funcionar quando descongelar a gota de água. A solução para este problema é a abertura da tubulação de refrigeração e a execução de vácuo para retirada da umidade interna e enchimento do sistema com novo gás refrigerante.
Espero ter ajudado.
ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor enigmabox » 09 Mai 2009 11:43

No caso da troca do gas refrigerante, recomendo que troque também o filtro secador, que tem a função de reter a umidade do gas.
enigmabox

Mensagempor Edson Rippert » 11 Mai 2009 10:48

Pode não ser a placa com defeito e sim o circuito da resistência de degelo. Existe um fusível térmico que abre por temperatura. Se ele abrir, não fará mais degelo, vai acumular muito gelo no evaporador e então o refrigerador não vai gelar mais. Se puder dar mais informações talvez eu possa ajudar.
Edson Rippert
Bit

Mensagempor ze » 12 Mai 2009 14:54

gratidão...

elfs, ripert, Imagem Imagem Imagem

amigo, brasilma, acho que num é só reverter os contatos não senão aqueceria d+ a resist de aquec é de 150w 2º o esquema de ligação, mas tua dica foi boa. vi 1 peça que parece 1 tiristor mesmo

amigo fenix, tenho feito isso há algumas semanas com sucesso parcial, por isso cheguei a pensar que foi defeito futuromicrocontolado, mas duvido que a brastemp ia se autosabotar desta forma. A não ser que minha plaquinha controladora fosse um tipo "alternativo" (não é o caso).
abç
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 12 Mai 2009 15:41

Desviando um pouco o rumo do tópico, uma coisa que percebi sobre a minha frost free, e gostaria de saber se alguém percebeu percebeu isso tbem, é que a "bixinha" possui um consumo alto (comparando com minha geladeira anterior que precisava descongelar).

Não sei se fica naquilo que se vê atualmente nas plaquinhas das frost free das lojas (consumo mensal de 60KW).

Acredito que a minha deva estar consumindo não menos de 80KW, estou muito querendo fazer uma medição, porem até agora não deu tempo.
brasilma
Dword

Mensagempor fenix3 » 12 Mai 2009 19:56

Brasilma,
Pode ter certeza, gasta muita energia eletrica, pelo menos 60,00 so para a geladeira (Frost Free BOSH), mas tenho outra Consul, um pouco menor, so com ela vai 40,00 todo mes, quase sem uso!

E a geladeira comum pequena que uso na empresa maximo 30,00...

Mas ainda acho a Frost Free mais interessante!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor NEON » 12 Mai 2009 22:30

Bom, vou falar que a minha geladeira Brastemp Fost Free tinha problema pois o motor da geladeira ligava direto quase 24 horas e algumas paradas para degelo automaticamente mas ficava entupindo a cada 2 semanas pois ia acumulando muito rápido o gelo no evaporador. Minha geladeira não gelava direito a parte baixo, só parte encima no congelador. Passei 8 meses para descobrir e era o sensor de temperatura com defeito. Eu mesmo substitui esta peça e a geladeira voltou tudo normal pareceu novo... Quase ia comprando outra geladeira nova sem ter Brastemp.

Sei que a sua geladeira não gela direito pode estar o seu sensor de temperatura com defeito e é barato 25 conto.
NEON
Nibble

Mensagempor ze » 15 Mai 2009 11:18

Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por ainda estar tendo as oportunidades desta existência humana.
Segundamente, gostaria de registrar minha gratidão aos amigos cujos diagnósticos foram certeiros com relação ao meu problema. Realmente a geladeira não estava degelando devido ao defeito do item bimetal (foto). Como vê, os contatos estão quebrados. Na verdade tentei abrir pra consertar mas esquece. Também havia um relé cujo contato n.f. estava com ~20R. Este sim abri (quebrei) e consegui raspar os contatos. Mas devo trocar.

Grato novamente

elfs, ripert, Imagem Imagem Imagem, neon

pela vossa tradicional e incondicional cooperação. Não vos vou poder pagar, mas saibam que todo (exceto os de p.i.) meu conhecimento também está ao alcance de seus cliques e letras. De uma forma ou em outra, espero dar-vos um aperto de mão (se houver) uma dia. Fiquem em paz e que Deus os acompanhe.

Imagem
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 15 Mai 2009 12:36

Como não??? Agora essa caixa branca gela birras novamente, e podemos avaliar se fez um bom trabalho, rs, rs
brasilma
Dword

Mensagempor Edson Rippert » 18 Mai 2009 08:19

Compre uma peça na autorizada. As peças paralelas costumam deixar penetrar água por capilaridade ( durante degelos ) e o problema irá retornar em breve.
Edson Rippert
Bit

Voltar para Mecanica e materiais