Sugador de Solda Elétrico

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Sugador de Solda Elétrico

Mensagempor jeanfernandes » 16 Mai 2009 17:57

Prezados

Eu tenho um sugador de solda (MEGURO) elétrico, que na ponta do mesmo tem uma pistola (com um embolo de acumulo de solda) e a ponta da pistola ja é um aquecedor para derretar a bixa. Tem um gatilho para disparar a chupada.

Problema eh que eu tenho que desoldar uns 500 componentes por placa pra trocar e a ponta fica esfriando. Ja pensei em desligar a parte do ferro e usar um ferro de solda externo. Porem, teria que trocar a ponta pois a solda iria derreter dentro e dificultar a passagem do ar. Muita engenharia pra fazer.

Bom, existe algum sugador elétrico que trabalhe sem ser com a ponta aquecida ? So chupando mermo (mediante gatilho) ?

Grato.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word
 
Mensagens: 539
Registrado em: 11 Out 2006 15:36
Localização: Campina Grande - PB

Mensagempor enigmabox » 17 Mai 2009 06:44

Jean,

Já trabalhei com estação de solda semelhante, da Weller, e não tive muitos problemas. Uma coisa que minimizava o problema do esfriamento e dificuldade na extração da solda, era de no momento de extrair a solda velha, colocar um pouquinho de solda com mais estanho. Isto é, no momento de esquentar o terminal do componente, eu colocava um pouquinho de solda nova, assim ficava facil extrair. Mas isto tu já deve ter feito.
Será que na sua estação o ferro tem baixa potencia, quantos watts?
Tenho um colega que adaptou uma ponta extratora em um outro ferro mais potente acho que de 60W ou 100W. Assim a ponta nao esfriava tanto.
enigmabox
 

Mensagempor RobL » 19 Mai 2009 17:50

Jean
Há tempos atrás "engatilhamos" uma ferramenta baseada em um ferro de solda e vácuo. Inicialmente deu o mesmo problema. Aí apelamos para ajuda de uma pistola de ar quente, resolveu.
Resumindo, jogamos ar quente onde aplicávamos o ferro com o sugador.
De repente, com as estações de ar quente atuais selecionando um bico, pode nem ser necessário a ponta do ferro. Mas com a ponta e ar quente vai dar. Veja aí se a idéia se aplica no teu caso.
RobL
Dword
 
Mensagens: 1546
Registrado em: 20 Fev 2007 17:56

Mensagempor jeanfernandes » 20 Mai 2009 08:27

Rapaz

TEntei com AR quente mas nao deu.
To tentando adaptar a ponta do sugador ferro tirando a parte metalica e fazendo de teflon. Vou aguardar pra ver se vira...esses ferro sugador eletrico, a bomba eh so pra brincar....

Vou tuxar eh um aspirador de pó
kkkkkkkkkkkkkk
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word
 
Mensagens: 539
Registrado em: 11 Out 2006 15:36
Localização: Campina Grande - PB


Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x