Acionar fechadura elétrica

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Acionar fechadura elétrica

Mensagempor ÁgioFelipe » 05 Dez 2006 10:12

Olá pessoal.
Estou com um projeto simples de controle de acesso, temos um teclado matricial um lcd e uma fechadura 12V, qdo a senha correta é digitada a fechaura é acionada.
Estou com um problema de algumas vezes (poucas) a fechadura qundo acionada reseta o pic mesmo com os capacitores antes e depois do regulador, os valores são:
Antes do regulador (12V): 100uF e 100nF
Após o regulador (5V): 10uF e 100nF
Espero que alguém possa ajudar.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Cláudio » 05 Dez 2006 10:48

Olá ÁgioFelipe!
Verifique se o PIC está com o Brown-out Reset ligado. Se estiver ligado, quando a fechadura é acionada, o VCC do pic cai, resetando-o. Já coloucou o osciloscópio no VCC do PIC quando a fechadura é acionada?
Você pode estudar também a possibilidade de "chavear" ou "pulsar" a fechadura, de modo a impedir que a mesma "enrosque" com o tempo de uso, bem como diminuir a corrente entregue a fechadura.
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor zielpunkt » 05 Dez 2006 10:50

Essas fechaduras têm, normalmente, uma corrente relativamente alta para o acionamento, entre 1A e 1,5A. A sua fonte não 'grita' nesse momento? Verifica com um osciloscópio. Outra coisa muito importante: por tratar-se de indutor, já colocou um diodo inversamente polarizado sobre a bobina da fechadura? Sem ele fica complicado.

Tenta por ai.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 05 Dez 2006 12:12

Claúdio
O Brown-out Reset está desligado. Como assim enrosque?
Estou acionando através de relé.

Zielpunkt
Estou usando um fonte potente, e o diodo inversamente polarizado está na bobina do Relé.

Obrigado pelas respostas pessoal, mas o problema ainda persiste, pode ser tb que o pic não esteja resetando e sim o lcd ficando maluco.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Cláudio » 05 Dez 2006 13:37

É bem fácil saber se o pic está resetando: manda o led piscar 2X por exemplo quando seu programa inicia...
Os fabricantes de porteiro eletrônico "chaveiam" a saída de modo a economizarem na fonte de alimentação (corrente e consequente $$) da mesma. Isto também elimina a possibilidade da fechadura de portão não abrir caso a lingueta que vai dentro da fechadura esteja "grudada", pela ação do tempo. Tenho uma fechadura desse jeito aqui.
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor zielpunkt » 05 Dez 2006 16:04

Pode ser EMI via pci, fiação, fonte... Já peguei micro resetando por proximidade de relé. Poderia tentar colocar uma rede capacitor(470nF)+resistor(100R) ou varistor de baixa tensão em paralelo com os contatos do relé...Só experimentando, mesmo. Curiosidade: sua montagem está em proto, pci padrão ou pci final? Alguma fiação +longa? O reset do micro é interno ou externo?
Editado pela última vez por zielpunkt em 05 Dez 2006 16:06, em um total de 1 vez.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 05 Dez 2006 16:05

Se o pic tiver resetando pelo ruido gerado, tente colocar um snubber em paralelo com a bobina da fechadura.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor sandrini » 06 Dez 2006 20:40

Tive um problema parecido...
Fiz o seguinte:
Depois dos retificadores, coloquei um capacitor de 2200uf e após o regulador coloquei um outro capacitor de 1000uf... Vi este tipo de esquema numa revista (acho que é eletrônica total da Saber, na segunda, dia 11, posso confirmar pra você, ok?) e lá tem um controle de acesso com smartcard.
No meu caso, também é um controle de acesso, mas tem alguma coisa mais além dos SmartCards e deixei testando quase que um dia inteiro e não deu mais nenhum problema. O equipamento está sendo usado num setor aqui da empresa e até agora só tive problemas no software de controle do PC que fiz em Delphi.
sandrini
Nibble

Mensagempor JOAO BATISTA DEJANO » 10 Dez 2006 09:28

Ola Agio!!!
Verifique o pino de reset do pic. Eu tive esse problema quando se acendia lampadas fluorescentes. Como no seu caso, algumas vezes os pic resetava. Acho que nao deve ser problema de fonte, porque senao ele resetava com mais frequencia. Eu coloquei eu capacitor de 100nF no pino do reset e resolveu o problema.
Até
JOAO BATISTA DEJANO

Voltar para PIC