Olá MOR_AL,
desculpe pela demora para responder !!!
Bom, eu estava passando algumas informações erradas e outras incompletas para vocês. Eu conversei melhor com o responsável pelo projeto e ele me corrigiu em elgumas coisas e completou outras.
Vamos lá,
A intenção do circuito com o FET não é apenas chavear o circuito, mas abaixar a tensão em cima dos LEDs para que o transistor da fonte de corrente não aqueça devido a alta queda de tensão em cima dele.
Eu havia postado em outro topico um circuito com SCRs para "cortar" a senoide para abaixar a tensão, mas quando o SCR acionava o capacitor que estava em paralelo com a carga consumia muita corrente devido ao chaveamento repentino do SCR.
A idéia de colocar um FET é de "cortar" a senoide de um modo inverso ao do SCR fazendo o capacitor carregar mais suavemente. Com o gate do FET eu consigo deixar ele conduzir os primeiro 4ms da onda e cortar os outro 4ms, ao contrario do SCR.
O circuito é o seguinte:
http://www.4shared.com/file/115105468/f ... ecorr.html
Eu tive bons resultados com o FET em baixas tensões (60V) mas vi, pelo datasheet, que a tensão dele vai até 200V e fiquei com medo de subir mais.
Eu tenho 15 LEDs em série podendo este numero variar para cima ou para baixo. A fonte de corrente está limitada em 700mA, e a queda de tensão em cima de cada LED é de +- 3V.
Eu não posso usar trafos porque o equipamento tem que ser leve e compacto !!!
Os LEDs são usados para tratamento de pele.
Se vocês tiverem alguma ideia melhor para abaixar a tensão em cima dos LEDs para me passar eu agradeço.
Muito grato,
Denis.