Atmega8 x LCD - problema na inicialização

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Atmega8 x LCD - problema na inicialização

Mensagempor porcao » 11 Jun 2009 09:37

Bom dia a todos.
Estou com um problema aqui que me torra a paciencia. liguei um LCD dos comuns em um atmega8 e estou usando a biblioteca do Arduino para gerar o código e gravação. O grande lance é que eu queria que o LCD funcionasse assimq ue eu ligo a energia, mas ele fica em branco, preciso acionar o reset para o display "acordar". O controlador entra funcionando na boa, pois ele faz tudo o que eu rogramei para fazer, é apenas o LCD que não entra.
Estou usando clock interno e o BODEN ligado (li em algum lugar que isso ajudaria). Os fuse: -U lfuse:w:0xa4:m -U hfuse:w:0xd9:m
Cheguei até em pensar em fazer um circuito de reset automatico mas a ideia é ter o minimo possivel de componentes.

Alguém passou por isso?

Valeu!
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 12 Jun 2009 09:48

Corrigindo. Não fica em branco. Aumentei o contraste e percebi que todos os caracteres ficam em preto. Quadrados pretos ne verdade.
Algumas vezes ele inicializou certo. Mas na maior parte delas eu tenho que acionar o reset.
Abs
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 13 Jun 2009 13:25

Bom. Temtei um monte de coisas.
Editei até a biblioteca do LCD mas nada. Ele continua estranho.
As vezes todo preto, as vezes só a primeira linha e as vezes aparece um monte de caracter estranho. E raramente ele inicializa direito.
Notei que nem o reset do processador ajuda muito. Na verdade ele so reseta direito quando aparece os caracteres estranhos, nos outros erros não. O resto do processamento e funcionalidades estão funcionando na boa.
Estou comunicando com outra placa usando TWI e esta correndo tudo bem.
Tentei montar outro circuito e até ligar o LCD diretamente na placa do Arduino. Usei o cristal e o ocilador interno. Nada. Sempre o mesmo problema. E agora estou testando com 4 displays diferentes.
[]s
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 15 Jun 2009 11:57

Rá! Consegui!
Sabia que o problema estava no código! Usei essa biblioteca e agora tudo funciona direito: http://www.slashdev.ca/arduino-lcd-library/

Só uma dica, fiquei aqui rachando a cabeça de bobeira porque o display entrava só com uma linha. Bastou inicializar assim:
Lcd lcd = Lcd(16, FUNCTION_4BIT|FUNCTION_2LINE);
porcao
Nibble

Voltar para AVR