Arduino

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Arduino

Mensagempor Francesco » 30 Jun 2009 16:49

Tive meu primeiro contato com o Arduino na Campus Party de 2009.

Já conhecia o AVR e o ATmega8, até fiz projetos comerciais com eles, mas foi a primeira vez que tive contato com esse sistema.

Gostaria de uma opinião de vocês quanto ao ambiente de desenvlvimento.
Francesco
Word

Mensagempor RobL » 02 Jul 2009 20:52

Como ninguém respondeu, vou dar uns palpites, pelo o que conheço por informações, pois nunca usei o Arduino.

1- Os autores deixam claro que trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento cuja finalidade não é voltada para o profissional desenvolvedor, ou melhor, não é uma ferramenta de largo espectro.

2- Para tal foi criado uma "linguagem arduino" que eu diria ser umas funções simplificadoras em C like, com o fim de atender o exposto no ítem 1.

3- Para fechar o conjunto, é vendido o hardware necessário a fim de cumprir o ítem 1, ou seja, ser uma ferramenta facilitadora para pessoas a qual se destinam.

Concordo plenamente com a finalidade do projeto. Porém, para o meu caso, e diria para desenvolvedores que vão depender até de descer ao assembler, por falta de função pronta e utilizar outras ferramentas de debug necessariamente com mais recursos, não seria uma "ferramenta" de interesse.
RobL
Dword

Mensagempor Francesco » 03 Jul 2009 09:24

Olá RobL,

Obrigado pela resposta. Entendo seus argumentos, realmente a linguagem foi facilitada para quem está tendo o primeiro contato com um sistema microcontrolado. Realmente ele é mais voltado a alunos do que a profissionais.

No entanto, na minha opinião pessoal, a falta de uma função "main()" pode confundir o aluno, pois na vida profissional a exigência de uma linguagem C pura é muito maior. O uso do "setup()" e do "loop()" acaba viciando o aluno em uma única forma de trabalhar.

Gostaria de saber a sua opinião sobre isso.
Francesco
Word

Mensagempor RobL » 03 Jul 2009 10:43

Francesco
Não vejo problema em iniciar ou aprender uma outra linguagem, pois o usuário sabe que não é C. Penso ser o mesmo que iniciar por outra linguagem como Basic, Pascal, etc e posteriormente aprender C , C++, C#, etc.
Inciar por qualquer linguagem é um bom começo.
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 03 Jul 2009 12:30

O Arduíno é uma proposta muito similar ao Basic Stamp, só que com processador baseado nos AVR e linguagem C.

Em ambos a ideia é facilitar / simplificar o aprendizado e trabalho com microcontroladores.

Na minha opinião é uma boa idéia para iniciantes e leigos terem um primeiro contato.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor dandrade » 10 Ago 2009 14:04

Arduino é uma padraforma padronizada no Hardware e que possui um software "loader" ou boot

No caso, posso utilizar este "software de boot" em outros microcontroladores em placas diversas?
dandrade
Nibble

Mensagempor Francesco » 10 Ago 2009 14:09

Esse boorloader é para alguns microcontroladores da linha AVR.
Vale testar, mas se for essa linha que você está usando, deve funcionar.
Francesco
Word

Voltar para AVR