Mais uma vez eu to aqui pedindo ajuda.

O problema é que eu estou tendo problemas em usar UNICODE no meu código. Entenda como UNICODE o UCS-2.
Estou tentando fazer o meu programa aceitar qualquer linguagem. E neste caso, preciso transformar o que eu tenho em um simples ASCII para UNICODE.
O que eu estou usando é o wxwidgets, que roda em Windows e em Linux, por isso, para complicar um pouco mais, precisaria de uma ajuda para ambas as plataformas.
Entao, o que eu tentei fazer é começando tudo que é CHAR para WCHAR_T, já que UNICODE é 16 bits. Certo?
Mas estou tendo problemas em usar isso no Banco de Dados. Em dois deles:
- MYSQL: eu usava a função mysql_fetch_row(); para pegar o resultado em um define do tipo: MYSQL_ROW, mas isso está ainda retornando CHAR * ao invés de WCHAR_T. Pelo o que eu li na internet. não se pode usar UNICODE no MYSQL e é preciso fazer algumas conversões antes. Alguém poderia me explicar mais sobre isso?
- SQLITE: O SQLITE tem funções para suporte ao UNICODE, mas tanto para gravar como para ler, eu estou recebendo ? no lugar do acento. Por exemplo: João é salvo como Jo?o e mesmo que eu mude na mão usando um executável do SQLITE, ele retorna como Jo?o. Alguém pode me ajudar neste também?
Agradeço bastante a ajuda de vocês!
Falta agora apenas mais duas etapas para conseguir terminar a primeira versão aqui da empresa e essa é uma etapa inteira que está me tirando o sono a um bom tempo!

[]'s