por joe-adb » 08 Dez 2006 00:41
Como comentaram bastante das duas distros que mais utilizei (Slack e Debian), vou deixar minha opinião.
Após várias indas e vindas como usuário de GNU/Linux, pude perceber duas coisas bem básicas:
1) Quem quer aprender realmente como o sistema funciona precisa, antes de mais nada, deixar o Windows de lado.
2) Quem faz o descrito no item 1 acaba, por consequência, aprendendo bastante sobre o sistema, independente da distribuição.
Durante bastante tempo eu fiquei nesa de dual boot e ir "estudando" o GNU/Linux ao invés de usá-lo.
Comecei com Slackware justamente por ouvir os mesmos conselhos dados aqui (até que aqui o pessoal foi, com exceção do Samsoniuk, imparcial... os fãs de Slack costuam ser bem radicais ao comentar outras distros hehehe). Migrei para Debian para experimentar algo novo e também porque já tava cansado de procurar e instalar tudo na mão e queria ver se o tal apt-get era tão bom quanto falavam mesmo. Vou comentar rapidamente minha experiência:
Slackware
Realmente, é uma distribuição muito interessante para se começar... acho que principalmente pelo sistema de inicialização baseado no BSD e não no SysV (até hoje acho muito mais fácil achar as coisas todas dentro do rc.d do que aqueles rcX do SysV). No meu ponto de vista, o Slack é super organizado e simples, ideal para quem está começando (ao contrário do que dizem). Tudo nele é realmente bastante fácil de entender em função desta simplicidade.
Debian
Eu gosto bastante do Debian principalmente pela sua documentação. Na minha opinião, o Debian é um sistema interessante para quem já tem uma noçãozinha legal de como tudo funciona. Mas nem por isso deixa de oferecer as mesmas possiblidades de aprendizado que o Slackware, a única diferença é que ele usa mecanismos mais complexos de gerenciamento de pacotes e a inicialização baseada no SysV (que por sinal, é o padrão mais comum em sistemas GNU/Linux - acho que só o Slackware é baseado no BSD).
Hoje em dia eu ando querendo testar outras distros (Fedora, Suse e, em especial, o Gentoo), além dos BSDs.
O Gentoo em especial parece ser uma distro muito interessante, principalmente pelo portage, uma ferramenta inspirada no ports do FreeBSD (deu pra ver que eu sou meio fã de BSD né? hehe).
Meu conselho é utilizares a distro que estiver mais acessível para você (em caso de vc não ter nenhuma, daí aconselho a baixar o Slackware mesmo ou pedir um cd do Ubuntu ou dvd do Fedora, que são distribuídos de graça - procure no Google). Mas usar de verdade, não fazer como eu fiz por uns 2 anos, de utilizar o Windows como sistema de produção e o GNU/Linux "quando dava tempo de brincar".
Creio que sem ter o Windows para apelar quando as coisas derem errado no GNU/Linux, você vai acabar aprendendo muito sobre o sistema, independente da distro que estiver instalada.
Um abraço e boa sorte