68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor mastk » 09 Ago 2009 20:25

WIP + PONG 0.2 :)

http://www.youtube.com/watch?v=nyT4kodUZzw

Tive que adotar novos conceitos para fazer essa versao, nao tem nada mais, mas que da trabalho fazer tudo em asm da...

bacana esse projeto, mas deve ficar muito caro :shock:
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Ago 2009 22:45

parabens! a qualidade do seu sistema esta ficando melhor a cada dia! vc chegou a implementar alguma novidade no hardware? :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 10 Ago 2009 21:00

Nao sam, nao fiz nenhuma alteraçao no hardware, mas com varias ideias prontas, fico tentado em fazer mais software antes de de implementar video colorido e audio.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Ago 2009 00:13

time que esta ganhando nao se mexe! ;D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 16 Ago 2009 01:52

olha que interessante o projeto destes caras: http://acp.atari.org. pensei q o projeto estava parado, mas os caras andaram postando novidades! :)

Imagem
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 17 Ago 2009 12:51

Nossa sam, barato ai eh incrivel se for emular qlqr atary ou ate um jaguar o barato ai estar super dimensionado rs
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Ago 2009 14:24

eh para emular os antigos computadores da atari mesmo, o mais potente fabricado tinha um 68030 a 25MHz (12MIPS), mas com updates de terceiros podia ser atualizado para um 68060 de 100MHz (150MIPS). com esse projeto ae, o bicho vai beirar os 400MIPS! nada mau para um computador fabricado no início da década de 90, mas eu acho que quando chega num nivel tao alto o melhor negocio seria partir para um powerpc maior com pci-express, para poder colocar uma placona 3D no bicho :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Ago 2009 00:08

pois eh, eu vi que a freescale vai fechar as portas da fabrica de sendai, que fabricava o 68000, 68020 e 68030 em bolachas de 150mm. ainda eh possivel comprar componentes novos ate 24 de julho de 2010 e a producao deve se encerrar definitivamente em 24 de julho de 2011, totalizando 32 anos de producao continua para o 68000, 29 anos para o 68020 e 26 anos para o 68030! eh muito tempo, nao me assustaria em saber que os engenheiros senior que trabalharam no projeto do 68000 jah bateram as botas hehehe :)

no caso do 68000, parece que soh vai afetar os encapsulamentos compativeis pino a pino com o 68000 original (PLCC68 e PGA68, o DIP64 morreu faz muitos anos). nao vi nenhum anuncio de end-of-life para os 68000 com encapsulamento mais moderno e compacto.

mas talvez seja uma boa hora de comecar a pensar em processadores mais modernos e potentes. eu estava dando uma olhada neste cara e parece bem interessante, jah tem flash, sram, ethernet e usb on-chip e o kit custa apenas 50 doletas:

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... 259DEMOKIT
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 23 Ago 2009 12:01

Marcelo,

So tem um problema neste kit. Ta escrito DEMO....hehe Prefiro Kit FULL!.

Vou ter que fazer um estoque de mc68030 ou partir pra outra cpu.... :shock:
enigmabox

Mensagempor Sergio38br » 23 Ago 2009 13:36

Interessante, mas eles tiraram a interface phy e estão usando uma da Micrel, sera que deu muitos problemas nas interface da familia do 5223X??

[ ]`s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor msamsoniuk » 23 Ago 2009 15:53

nao sei... o 5223x parece ser um bom produto, mas foi massacrado pela critica dos concorentes que fabricam arm e das empresas que fabricam phys. todo mundo argumenta que integrar o phy nao eh bom e que o phy externo dah mais flexibilidade para atacar problemas diferentes, por exemplo, usar um phy com switch integrado ou um phy com teste de cabo integrado ou mesmo um phy com deteccao de cabo cross.

outra critica eh que os arms normalmente suportam alguma forma de bus externo, enquanto o 5223x nao. e justamente uma reclamacao q eu vi mais de uma vez foi de desenvolvedores tentando fazer algo mais avancado e se deparando com falta de memoria para os buffers da ethernet. tem como contornar, mas eh uma solucao meio que "o que vem facil vai facil", pensando na facilidade de ter uma solucao single-chip e ao mesmo tempo limitando a funcionalidade (ou vc limita o mtu maximo para trabalhar em trafego maior, ou vc limita o trafego para trabalhar com mtu maior).

o 5225x parece uma resposta na mesma moeda: nao tem phy on-chip e tem bus externo que pode ser utilizado para aumentar a capacidade de memoria ou adicionar perifericos externos, ou seja, vc pode comecar com ele operando single-chip e ir expandindo. porem, se a solucao single-chip resolve e vc pode lidar com as limitacoes sem precisar adicionar componentes extras, acho que o 5223x ainda eh uma das melhores solucoes.

Sergio38br escreveu:Interessante, mas eles tiraram a interface phy e estão usando uma da Micrel, sera que deu muitos problemas nas interface da familia do 5223X??

[ ]`s
Sergio
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Ago 2009 16:14

hehehe pois eh, eh a evolucao tecnologica neh... o MCF5270AB100 com encapsulamento QFP esta por miseros 11 dolares na mouser! eh 1/4 do preco do 68EC030, roda a 100MHz e tem bus externo de 16 ou 32 bits! :)

enigmabox escreveu:Marcelo,

So tem um problema neste kit. Ta escrito DEMO....hehe Prefiro Kit FULL!.

Vou ter que fazer um estoque de mc68030 ou partir pra outra cpu.... :shock:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 24 Ago 2009 09:24

Marcelo,

Logo logo vou pensar em usar outra arquitetura. Com o mc68030 deu pra aprender bastante coisa. Quem sabe em breve começo a brincar com a linha MCF52xx..... Tô pensando em usar algum MCF5xxx na placa de video, com acesso DMA na ram. Mas tenho que bolar como ele vai comunicar com o mc68030 na placa principal.
Não gosto de MCU muito limitado, onde nao se pode expandir como uma CPU. Na maioria das vezes um MCU atende a aplicação, mas se for necessário expandir muito, aí tem que mudar de CI ou de linha.....
O problema da tecnologia nova é o encapsulamento, se for BGA, fica dificil(Só se soldar um montão de fios por baixo do CI...hehe), QFP dá para tentar fazer algo caseiro.
Mas até hoje, a meu ver, a Motorola é a empresa que dá um bom respaldo ao desenvolvedor, seguida da Texas Inst.. Informação sobre MCU e CPU não falta na internet.
Por falar em velharia, será que é possivel encontrar o MC68070 da philips? Li algo que é um MCU com nucleo 68000 com varios perifericos integrados.
Outra coisa, fazer um projeto com o PowerPc, o mesmo utilizado nas primeiras maquinas Risc Macintosh da Apple, é muito complicado em questão de software e hardware?
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 24 Ago 2009 14:33

o 68070 eh ruim! :(

a velocidade dele eh uns 30% menor que o 68000 com o mesmo clock e os perifericos internos nao sao grande coisa. ele era o processador original do CDI da philips, mas parece que era tao ruim que a philips descontinuou e passou a usar o 68340. ele eh bacananinha ateh, eh basicamente um 68020 de 25MHz com duas uarts, dois canais de dma e glue-logic toda integrada (mas nao tem controlador dram).

o powerpc eh bem mais complicado... jah comeca que todos os componentes sao BGA, exceto aqueles menores da familia automotiva MPC5xxx (QFP de 100, 144 e 176 pinos), mas dae nao sei se eles tem barramento externo. os MPC6xx dos primeiros macintoshes talvez vc encontre QFP em algum estoque, mas eh dureza conseguir documentacao e suporte para o componente, daih nao recomendo muito nao.

os powerpcs nao possuem o mesmo tipo de suporte externo que os 68k possuem e os coldfires herdaram, daih acho que vale mais a pena ficar nos coldfires com encapsulamento QFP mesmo ou entao partir para os powerquicc com encapsulamento BGA, mas que sao bem populares.

enigmabox escreveu:Marcelo,

Logo logo vou pensar em usar outra arquitetura. Com o mc68030 deu pra aprender bastante coisa. Quem sabe em breve começo a brincar com a linha MCF52xx..... Tô pensando em usar algum MCF5xxx na placa de video, com acesso DMA na ram. Mas tenho que bolar como ele vai comunicar com o mc68030 na placa principal.
Não gosto de MCU muito limitado, onde nao se pode expandir como uma CPU. Na maioria das vezes um MCU atende a aplicação, mas se for necessário expandir muito, aí tem que mudar de CI ou de linha.....
O problema da tecnologia nova é o encapsulamento, se for BGA, fica dificil(Só se soldar um montão de fios por baixo do CI...hehe), QFP dá para tentar fazer algo caseiro.
Mas até hoje, a meu ver, a Motorola é a empresa que dá um bom respaldo ao desenvolvedor, seguida da Texas Inst.. Informação sobre MCU e CPU não falta na internet.
Por falar em velharia, será que é possivel encontrar o MC68070 da philips? Li algo que é um MCU com nucleo 68000 com varios perifericos integrados.
Outra coisa, fazer um projeto com o PowerPc, o mesmo utilizado nas primeiras maquinas Risc Macintosh da Apple, é muito complicado em questão de software e hardware?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 24 Ago 2009 14:41

Marcelo,

Então a Philips clonou e não clonou ao mesmo tempo....Ela tinha permissão para fabricação do 68K e pioraram o projeto. Tenho até um databook da Philips mencionando o dito cujo MCU.
Como tu ja tinha dito...Quem entendia a linha 68k era somente os engenheiros da Motorola, depois que sairam ou bateram as botas, ninguem mais entende o 68k...heheh :D
Tô vendo que o powerpc é outro mosca branca da tecnologia, somente a IBM e Motorola sabiam como funcionavam. Vendiam como uma caixinha preta para a Apple. :shock:
Vou ter que começar a estudar o Coldfire, vou ver se a Farnell tem alguma coisa pra vender....
enigmabox

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))