Dúvida transistores.

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Dúvida transistores.

Mensagempor denis neves » 08 Out 2009 10:03

Bom dia a todos,

Estou com uma duvida sobre tensão de Coletor/Emissor em cima de um transistor.

É o seguinte...Estou com um circuito que usa um transistor TIP122 com uma carga de 300R no emissor. No datasheet fala que ele suporta até 100V entre o coletor e o emissor. Para eu acionar essa carga eu tenho que ter 100V na base, ai a tensão de Coletor/emissor vai a zero.

Eu queria saber se essa tensão maxima de coletor/emissor é quando ele está aberto ou é quando ele está fechado !?!?

Se ele suporta 60W, eu posso colocar mais de 100V entre coletor/emissor com ele aberto ???...pois neste caso não tenho corrente passando por ele né !?!?

Muito obrigado a todos,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor denis neves » 08 Out 2009 10:23

HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor brasilma » 08 Out 2009 10:36

Denis,

100V só ocorre qdo ele está aberto.

Vc não precisa ter 100V na base para acionar a carga, a mesnos que esteja pensando na configuração seguidor de emissor, o que pode não ser interessante; use emissor comum e com 0,7V já acionará a carga.

Outro lembrete sobre a questão do acinamento, é que este é um transistor bipolar, ou seja, um amplificador de corrente.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor denis neves » 08 Out 2009 11:09

Olá brasilma,

preciso dessa configuração pois, em certos momentos, eu tenho que diminuir a tenção sobre a carga...então pensei em ter esse controle da tensão na base do transistor...estou certo ou errado !?!?

Muito grato pela resposta,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor brasilma » 08 Out 2009 11:48

Está certo Denis!!!

Então está tudo resolvido.

Uma ideia - caso não sejam muitas tensões que vc precisa - para fazer a seleção é usar uma sequencia de resistências em série (que fornecerá em cada nó uma das tensões que necessita) e chaveá-las através de um transistor auxiliar (menor corrente que o TIP) para a base dele.

VCC
|
Z
Z
| ----- T3 ------- TIP
Z
Z
|------ T2
Z
Z
|------ T1
Z
Z
|
GND

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor denis neves » 08 Out 2009 12:12

Ok Brasilma...muito boa sua idéia !!!

Eu tenho que ter 3 niveis de tensão e o zero (GND) !!!

A ultima dúvida...quando eu zerar a base (gnd) eu tiro toda a tensão da carga, e a tensão fica toda em cima do transistor...mas no datasheet do transistor fala que a tensão de coletor/emissor é de 100V, mas no meu caso a minha fonte é de 150...então eu tenho que trocar de transistor ???

Ou essa tensão de coletor/emissor que o datasheet informa é com ele fechado ???

Muito obrigado Brasilma,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor brasilma » 08 Out 2009 12:18

Com certeza deve trocar o transistor, na verdade o prudente é sempre trabalhar com uma folga.
brasilma
Dword

Re: Dúvida transistores.

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Out 2009 12:29

denis neves escreveu: ... Se ele suporta 60W, eu posso colocar mais de 100V entre coletor/emissor com ele aberto ???...pois neste caso não tenho corrente passando por ele né !?!? ... Denis.

Vce máx diz respeito a Isolação
Ic máx a Intensidade da Corrente que a Junção ou sua ligação suporta
P máx é função da Temperatura do Semicondutor

O Transistor não é um elemento linear

Veja no Datasheet o grafico Tensão / Corrente / Potência
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor denis neves » 08 Out 2009 12:32

Humm...agora ficou claro!!!

Muito obrigado mesmo pessoal !!!

Vou trocar o transistor....depois eu posto os resultados !!!

Valeu,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Out 2009 12:54

Olá Denis.
Tem várias coisas acontecendo. Vamos ver uma de cada vez:
1 - Os transistores suportam tensão máxima entre o coletor e o emissor em duas condições:
a) Quando a base está curtada com o emissor, ou quando há um resistor entre a base e o emissor. É a chamada VceR. Esta é a maior tensão que o transistor suporta. Mais que isso ele entra em avalanche. A junção base-coletor entra em zener. Aí o transistor deixa de funcionar como transistor e passa a funcionar como diodo zener. O problema é que podem ocorrer dois casos: Ou o transistor queima por excesso de corrente de coletor, ou ele queima por excesso de temperatua na junção base coletor. Note que no primeiro caso, a corrente cria um ponto quente e destroi o transistor, enquanto que no segundo caso, a temperatura vai aumentando até ficar maior que ele suporta, aí também ocorrerá a destruição do transistor.
b) Quando a base está aberta. Sem conexão. Esta é a tensão Vce0. Esta tensão é menor que VceR.
Em ambos os casos, não se deve deixar o transistor trabalhando com tensões próximas a estes dois valores. Quanto mais próximo, menor é o tempo de vida do transistor. Mesmo funcionando dentro das especificações. Imagine um atleta. Quanto mais tempo ele corre perto do seu limite, mais cedo ele se cansa.
2 - Outro fator, que deve ser levado em conta, é o aquecimento.
Se o transistor suporta até X watts, significa que você deve mater a temperatura da junção em 25ºC. Como isso é impossível, gerar calor de X watts ao mesmo tempo que manter a temperatura da junção em 25ºC, o que se faz é contemporizar. Aceitar uma condição intermediária. Por exemplo. No manual, tem a curva de potência com a temperatura. Você considera uma temperatura máxima de trabalho. Por exemplo 100ºC na junção. Aí a potência que você pode aplicar ao transistor é, digamos, 10 watts. Então como fazer? Como garantir que com 10 watts, a temperatura da junção não vai passar dos 100ºC desejados? Usando um dissipador. Quais deverão ser as características do dissipador. Tem um tópico que eu mostro como calcular o dissipador. Tem que procurar, porque já não sei mais qual é.
3 - Finalmente. Fazendo com que a carga fique com uma determinada tensão, significa que o restante da tensão da fonte ficará na junção emissor-coletor. Como vai passar uma corrente na carga, vai haver uma dissipação no transistor. Provavelmente esta dissipação vai ser proibitiva. Ache o tópico de que eu lhe falei, que lá você encontrará as respostas.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor denis neves » 08 Out 2009 14:58

Poxa pessoal não sei nem como agradecer vcs !!!

Eu estava pensando aqui a vi que é melhor atuar na carga por pwm...mas ainda assim quero colocar a carga no emissor do transistor para futuramente fazer algumas modificações.

Coloquei um BU508A para chavear a carga e um TIP127 para acionar o BU...mas ai eu caio naquele problema da Vec novamente no TIP.

O circuito é esse:

http://www.4shared.com/file/138542825/3df5c59a/pwm.html

Como o BU508A tem um ganho baixo eu tenho que ter um transistor com ganho maior pra chavear a base do BU, mas esse transistor (TIP127) tem uma Vce de -100V e sendo assim, de acordo com o que vocês me explicaram, ele irá queimar certo ???

Voceês poderiam me ajudar a resolver esse problema ???...pois não conheço transistores com um Vce mais alto.

Espero não estar pedindo muito,

Obrigado.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Out 2009 15:24

Use Mosfet Canal P

IRFY9240 HEXFET Power MOSFETs 200 V 9.4 A

Ou Mosfet Canal N

IRF640 200 V 18 A

por exemplo.

Muito mais eficiente que Transistor Bipolar
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor denis neves » 15 Out 2009 08:41

Tudo bem pessoal !?!?

Meu circuito funcionou do geito que eu queria...gostaria de agradecer, pois a ajuda de vocês foi de enorme importancia para o desenvolvimento do meu projeto !!!

Adequei os transistores, conforme vocês tinham me falado, e o circuito funcionou belezinha !!!

Estou a disposição no que puder ajudar,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor tcpipchip » 15 Out 2009 21:29

Só cuidado com o "Geito"
tcpipchip
Dword

Mensagempor denis neves » 16 Out 2009 08:22

Como assim TCPIPCHIP..." Só cuidado com o Geito " ???

Não entendi o que vc quis dizer !?!?

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos